Dica de leitura - A menina que engoliu o sapo

Sinopse: "Neste seu novo livro, Dilma Bittencourt faz uma aguda e bela reflexão sobre o tempo através da espera de uma menina por seu pai, que saiu de casa. Como diz no prefácio Clara Acker, doutora em filosofia pela Universidade de Paris IV - Sorbonne: "O tempo se apresenta como um mistério, que só encontra solução na experiência da volta das flores ou na realidade do corpo da menina-sapo, que cresce com a ausência do pai. A menina que engoliu o sapo de ver seu pai partir, de conviver com uma mãe preconceituosa e amarga, responde ao tempo com um saber quase oriental, taoista: fora e dentro são um. O tempo emocional corresponde ao tempo natural". Em linguagem poética, finamente trabalhada, a autora cria um ambiente de emoção e mistério, no qual amadurece a menina protagonista, enquanto, paralelamente, apresenta aos jovens leitores uma ampla gama de termos e expressões mais sofisticados, coisa rara de se ver, nos dias de hoje, em obras de literatura infanto-juvenil. Na base do enredo, como uma espécie de fundação a sustentar o edifício literário, está a filosofia, pontuando a relação da menina Priscila com cada um dos demais personagens - a mãe, a cozinheira, o padre, e até Deus - e sua procura contínua por um casaco desaparecido, metáfora do abrigo que só o pai poderia proporcionar."
Compre aqui: Amazon 

E aí pessoal, hoje trago para vocês uma dica de leitura muito especial e singular. Conheçam A menina que engoliu o sapo, escrito pela Dilma Bittencourt e publicado pela Editora TopBooks.


A primeira coisa que me chamou atenção nessa obra, foi a riqueza de conteúdo e de linguagem empregados pela autora. Em uma época em que livros juvenis são escritos de maneira muito simplista e quase não se preocupam com o conteúdo, Dilma vem agregar e convida os jovens a refletir sobre os dramas aqui apresentados.


Se isso não bastasse, fiquei completamente apaixonada por essa edição, que é de um capricho incrível. A capa é dura, a fonte é grande, perfeita para os leitores iniciantes ou não tão assíduos, e a diagramação conta com ilustrações coloridas, doodles, e as folhas foram impressas em couché, dando um acabamento diferenciado ao exemplar.

Para quem não conhece, Dilma é carioca, Auditora fiscal do trabalho aposentada, é formada em Direito pela PUC e em Administração pela Universidade Cândido Mendes, e seu livro, A Menina que engoliu o sapo, foi selecionado em 2013 pela FNLIJ para a exposição da 50ª Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália; e integra o acervo da Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique.

8 comentários

  1. Que livro lindinho, amei a capa e as duas fotos. Parece que foi muito bem feito, já fiquei com vontade de ler. Gostei da sinopse e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, o livro é perfeito para enriquecer nosso vocabulário, algo sempre muito apreciado em uma obra. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de ler uns livros com esse estilo de vez em quando. Acho que iria gostar desse. A história parece ter um cuidado bacana com a linguagem e isso deve dar um diferencial na hora de ler. A edição parece estar muito bonita também.
    Boa dica =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi.
    Que edição mais caprichada, simplesmente adorei.
    Não sou muito fã de livros com essa temática não, mas não poderia deixar de dar uma chance a esse.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Mi!
    Que lindo livro e ainda por cima primoroso em sua escrita, além da diagramação.
    Costumo muito dizer aqui: engulo sapo e me engasgo com mosquito... Amei o título.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. A edição parece estar bem caprichada mesmo.
    E apesar de não curtir muito esse gênero, fiquei curiosa.
    Parece ser uma leitura bem delicinha.
    Obrigada pela dica.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. Mi, que delícia de resenha! Parabéns pela sua sensibilidade. Obrigada! beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi! Não conhecia esse livro mas dá pra ver que a edição está linda, mesmo.
    A sinopse me deixou emocionada - até brotaram umas lágrimas aqui - e fiquei feliz em saber que a obra não é abordada de forma rasa e superficial como muitos infantis e infantojuvenis são ultimamente. Vou procurar conferir!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir