Resenha - Filme Oz, Mágico e Poderoso

"Quando Oscar Diggs (James Franco), um inexpressivo mágico de circo de ética duvidosa é afastado da poeirenta Kansas e acaba na vibrante Terra de Oz, ele acha que tirou a sorte grande - fama e fortuna o aguardam - isso até encontrar três feiticeiras, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que Oz é o grande mágico pelo qual todos estão esperando. Relutantemente envolvido nos problemas épicos que a Terra de Oz e seus habitantes enfrentam, Oscar precisa descobrir quem é bom e quem é mau antes que seja tarde demais. Lançando mão de suas artes mágicas através de ilusão, ingenuidade e até de um pouco de magia, Oscar se transforma não apenas no grande e poderoso Mágico de Oz, mas também em um homem melhor."
Oi gente, recentemente assisti com o Junior o filme Oz, Mágico e Poderoso em 3D e adorei!! Confesso que não dava nada pelo filme, achava que ele seria bem bobão e não fiz questão nenhuma de assistir no cinema, mas me equivoquei, ok, mordi a língua.. hehe

Oscar Diggs, mais conhecido como Oz, era um mágico sem escrúpulos, um legítimo charlatão, que vivia explorando o ingênuo povo por onde passava com seu espetáculo. Ele não se contentava em arrancar apenas o dinheiro do público, mas também fazia questão de arrancar e arrasar os corações de todas as damas que conhecia, enchendo-as de falsas promessas e presentes baratos.

Certo dia, Oz foge em seu balão e abandona Kansas para evitar ser pego por um marido raivoso, porém, é engolido por uma tempestade e vai parar no olho de um furacão. Desesperado e com medo de morrer, Oz suplica para que sua vida seja poupada e promete que se isso acontecer, se tornará uma pessoa melhor.

Magicamente suas preces são atendidas e ele vai parar na fantástica terra de Oz. Em Oz, ele conhece Theodora, a feiticeira do bem, guardiã da Cidade das Esmeraldas. Ela fica extremamente feliz em vê-lo porque acredita que finalmente seu herói chegou e que a profecia será cumprida e todo o povo de Oz será salvo da bruxa má.

Sem conseguir resistir a um charme feminino e a possibilidade de ganhar muito dinheiro e se tornar Rei, Oz não desmente as especulações feitas por Theodora e não assume que é um impostor, e a partir de então, se mete em uma confusão atrás da outra.

Será que o mágico irá ajudar salvar Oz, ou apenas irá se aproveitar de um povo sofredor e cheio de esperanças para lhes roubar e fugir novamente para Kansas? Assistam e descubram.

***

Gente, como eu adorei o filme!! Primeiramente adorei a forma como ele foi feito. Na primeira parte, enquanto Oz ainda está em Kansas, as imagens são todas filmadas em preto e branco e a resolução da tela é bem pequena. Nessa parte alguns dos efeitos 3D são bem intensos e temos nitidamente a impressão de objetos saindo da tela.

Na segunda parte, quando o mágico chega em Oz, a filmagem passa a ser colorida e a resolução de tela aumenta até ficar widescreen. Aqui o 3D é surreal, porque temos a impressão de estarmos vendo várias camadas sobrepostas de cenários com diversos níveis de profundidade. É tão intenso que muitas vezes meu cérebro ficou embaralhado e tive um pouco de náusea (muita informação para processar..hehe, meu pobre cérebro não aguenta).

Não sou fã do James Franco, pelo contrário, sempre tive um tanto de birra em relação a ele, mas achei que ele esteve bem satisfatório no papel de Oz. Não me recordo direito do filme O Mágico de Oz, assisti quando era muito pequena, mas depois de ver este filme, fiquei louca de vontade de rever o outro, pois tive a impressão desse ser um prólogo do filme de Dorothy.

Em Oz, Mágico e Poderoso, entendemos muitas coisas que ficaram sem explicação em O Mágico de Oz, como por exemplo, por que Oz não tem poderes e não é um mágico de verdade, ou por que ele se esconde atrás de um projetor de cinema com efeitos especiais, ou por que a Bruxa Má do Oeste é má e verde (adorei saber esse detalhe).

Também adorei ver a evolução do personagem. Ele começou como um charlatão e foi descobrindo seu próprio valor no desenrolar da história. Que filme fofooo!! Recomendo a todos, independente da idade!!

Título original: Oz, The Great and the Powerful
Roteiro: Mitchell Kapner, David Lindsey
Direção: Sam Raimi
130 minutos

TRAILER

31 comentários

  1. Oi Mi,
    Nunca vi o mágico de oz mas tenho vontade. Confesso que depois da sua resenha fiquei morrendo de vontade de ver esse novo filme. Parece ser super bonitinho.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, é bem fofinho mesmo, espero que goste. Beijos

      Excluir
  2. Estou com muita vontade de assistir esse filmes
    Os efeitos especiais parecem ser fantásticos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti o mágico de OZ acredita??
    A cada dia que passa eu percebo que estou deixando muito a desejar no quesito clássicos, sejam eles filmes ou livros :p

    Esse em especial não sinto tanta vontade de assistir... Mas adorei sua resenha e o fato desse esclarecer algumas questões do outro..

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio, assista um dia, realmente é um clássico do cinema e da literatura e não pode ser passado em branco!! hehe Dê um jeito nisso! hehe Beijos

      Excluir
  4. Ah, adorei a indicaçãoo! Faz tanto tempo que não vejo um bom filme cheio de efeitos e voltado para os menores,rs. Gosto dessa mistura de magia com personagens que cativam, que são interessantes!
    E se faz referência à obra original que encantou minha infância, vou me deliciar durante o filme!

    ResponderExcluir
  5. Mi,
    Estou com esse filme aqui baixado pra ver!
    Gosto quando tenho indicações, me empolgam mais!
    Verei nas férias depois eu volto pra te contar o que achei!

    Beijos
    Chrys Audi
    blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  6. Quando vi o filme, nem li a sinopse, tinha cara de ser sem graça, passei reto por ele. Como não costumo ver sites falando de filmes nem de séries, não sabia de nada se era mesmo ruim ou não. Vou ver se assisto :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que fosse ser uma porcaria, mas achei uma gracinha. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  7. Eu assisti o filme mais por causa do elenco, mas não me arrependi. É realmente uma graça.
    Também não lembro bem do filme original, mas acredito que nem exista uma comparação entre eles.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na verdade pelo que li esse filme também é uma adaptação de um outro livro da história de Oz. Me deu vontade de ler os livros e assistir novamente O Mágico de Oz para conseguir conectar as histórias. Que bom que você também gostou. Beijos

      Excluir
    2. http://danizudo.blogspot.com.br/2011/01/as-raizes-ocultas-de-o-magico-de-oz.html#comment-form

      Excluir
    3. Obrigada pelas informações. Beijos

      Excluir
  8. Olha, eu amo a história. Mas ainda não vi o filme! =O
    Ai, adorei a resenha! Morrendo de vontade agora. Parece ser daqueles pra ver mais de uma vez.

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! *-*
    Adorei seu blog, cada detalhe é lindíssimo, parabéns!! Vou acompanhar sempre, rs

    Tenho um blog também, se quiser dá uma olhada depois?
    Se puder curtir a fanpage ficarei feliz!

    Obrigada!
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais, obrigada, fico feliz que tenha gostado. Beijos

      Excluir
  10. Ah não eu preciso ver esse filme. Primeiro a resenha já te deixa curiosa aí assistir um trailer desses. Imagino que maravilhoso deve ter sido ver tudo isso em 3D, aimeudeus, eu quero ver! Fiquei curiosa pra ver a cara da bruxa verde rsrs.
    Eu também vi O mágico de Oz quando era criancinha e lembro de quase nada.
    Adorei essa indicação de filme, obg Mi.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, espero que goste Greice. Não me canso de repetir que ele "é tãoo fofinho".. hehe Eu amei os efeitos em 3D, apesar do meu cérebro não ter me ajudado a visualizá-los direito, e adorei os efeitos especiais da Bruxa Verde.. ela é realmente assustadora..kkk Beijos e depois me conta.

      Excluir
  11. Ok. quando eu vi a arte do filme eu odiei. achei super poluída, com muitas informações e logo de cara descartei o filme. até por não ter assistido ao Magico de Oz original - a unica versão que eu assisti foi a dos trapalhões; é um vergonha eu sei rs mais é a realidade.
    Maas.. Mi porque voce sempre me deixa curiosa com as suas resenhas?!
    Eu já quero ver o filme! rs fui correndo ver se tinha uma sessão para amanha - aproveitando que vou no shopping - mas nao tem em nenhum cinema por aqui =/
    fiquei triste! sempre procurei um filme em 3D que realmente valesse o titulo.
    vou ter que deixar para a proximo! mas irei baixar para ver em casa com certeza =))

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dreeh, tenho a impressão de que esse filme saiu de cartaz faz tempo. É até interessante você assisti-lo e depois ver O Mágico de Oz, porque esse é como se fosse um prelúdio do outro. Espero que goste. Beijos

      Excluir
    2. =/ vou pediir pro meu namorado baixar os dois!
      ele que gerencia os filmes que vamos assistir rsrsr
      Obrigado a dica Mii ;D
      Beeijos.

      Excluir
    3. kkkk legal.. já pedi para o Junior procurar O Mágico de Oz para mim, mas não sei se ele não achou ou se não ficou afim de ver por ser um filme antigo.. kkk Beijos

      Excluir
  12. Estou com esse filme baixado aqui em casa... Vou ver se assisto em breve :-)

    Kisses,
    Hannah - http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Depois de ter me decepcionado profundamente com Alice, fiquei meio desconfiada dessas adaptações. E você sabe como é...Para cada resenha positiva, existe outra negativa. A verdade é que filmes como esse precisam ser assistidos para que cada um forme a sua própria opinião. Venho adiando faz tempo, mas pretendo dar uma olhadinha assim que puder. Achei o visual dele bem...Tim Burton. Amo esse estilo, acho um espetáculo de cores, detalhes e criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas realmente Alice foi uma porcaria, pelo menos para mim.. detestei o filme.. Quanto a esse filme, pelo que entendi também foi baseado no livro de mesmo nome, nem sabia que existia um outro livro que não fosse O Mágico de Oz.. então nem sei te dizer o quão fiel ele é ou não. Mas gostei, achei a história fofinha e o filme bem produzido. Sim, ele é mesmo uma explosão de cores e detalhes que chega a embaralhar o cérebro.. hehe Beijos

      Excluir
  14. Eu sou fascinado por Rachel Weisz é espetacular; cada vez que eu me lembrei Dorothy e seus chinelos

    ResponderExcluir