Resenha - A Vez da Minha Vida

"Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo."
Queridos leitores, vocês são felizes? Vocês estão satisfeitos com o rumo que a vida de vocês tomou? E se a nossa vida fosse uma pessoa, o reflexo de nossas ações, como ela seria? Gordo, magro, alto, baixo, feio, bonito, afortunado, mazelado, homem, mulher? E se a nossa vida estivesse insatisfeita e infeliz e de repente resolvesse nos contatar para nos dar um sacode e tentar nos fazer seguir outro rumo, você a escutaria? Você marcaria um encontro com a sua vida?

Lucy Silchester é uma mulher beirando os 30 anos, solitária, perdida, com um emprego medíocre, um apartamento minúsculo e imundo e um carro caindo aos pedaços. Ela tem o terrível hábito de mentir para tudo e para todos, inclusive para si mesma. Tudo começou com uma pequena mentira que não conseguiu desfazer, e uma mentira levou a outra e virou uma grande bola de neve.

Até então Lucy não havia superado o rompimento com o seu tão perfeito ex-namorado Blake e por isso se tornou uma pessoa infeliz e triste, mas ela não sabia disso, até sua Vida aparecer e lhe exigir atenção. Vida, que se autodenominou como Cosmo Brown, tinha a missão de fazer Lucy enxergar seus erros e seguir em frente, em busca de sua felicidade, de fazer escolhas certas, de crescer e assumir riscos e responsabilidades. Mas essa tarefa seria mais difícil do que Cosmo poderia imaginar.

Lucy estava tão convencida de que não havia nada de errado com sua Vida que mesmo depois de Cosmo aparecer e mostrar o quão maltrapilho e mal cuidado estava, continuou negando sua real condição. Por isso Cosmo teve que tomar atitudes radicais. Além de ter ido viver junto com Lucy, passou a frequentar seu local de trabalho e suas reuniões com amigos para lhe vigiar constantemente. Percebeu o péssimo hábito que Lucy tinha de mentir e acordou que a cada mentira contada ele contaria uma grande verdade sobre a sua Vida para todos.

Um dos objetivos de Cosmo era fazer com que Lucy passasse a falar a verdade, passasse a ser verdadeira consigo mesma. Mas essa é uma tarefa um tanto quanto difícil. Quando se vive uma vida de mentiras, ninguém ao seu redor o conhece de verdade, muitas vezes nem você mesmo, e se revelar, se expor, ser verdadeiro implica assumir riscos.

E assim começou a tempestuosa relação entre Lucy e sua Vida. Mas será que Vida, ou Cosmo, conseguirá fazer Lucy enxergar seus problemas e resolvê-los? E se a Vida de Lucy percebesse que ela é realmente um caso perdido e resolvesse abandoná-la? O que será de Lucy? Leiam e descubram!!

***

A Vez da Minha Vida é uma história de ficção que apresenta de forma original e fantasiosa a ideia de nossas Vidas serem "pessoas", nossas almas gêmeas, o reflexo de nossas escolhas e atitudes. Tudo o que fizermos se refletirá nas nossas Vidas e ela será tão feliz ou infeliz quanto à gente.

Achei fantástica a premissa do livro. Além de leve e divertido, ele é extremamente reflexivo, ele realmente nos convida a refletir sobre as nossas Vidas. Fiquei imaginando como seria a minha Vida se pudesse vê-la, e se estaria satisfeita com o que eu visse. A cada indagação imposta a Lucy eu parava para pensar em mim e chegava a ficar muitooo tempo refletindo. Posso dizer que este livro mexeu profundamente comigo.

Da mesma forma que Emily Giffin, Cecelia Ahern tem um texto quase todo narrativo e descritivo, com poucos diálogos, mas igualmente amei a forma dela de escrever e me entreguei por completo à história. Não sei dizer se a escrita da Cecelia é sempre assim, porque ainda não li outros livros dela, mas depois desse, fiquei louca de vontade de conferir o que mais a Cecelia preparou para a gente.

Lucy é uma mulher totalmente perdida e maluquinha, e me identifiquei muito com ela, afinal, até hoje, com quase 30 anos, também não sei o que quero fazer da vida e quais são meus sonhos. Esses são alguns dos dilemas vividos por Lucy. Cosmo, por sua vez, é um personagem fantástico, cheio de personalidade, ironia e cativante. Impossível não nos apaixonarmos por ele e pela força que ele tem de querer melhorar a vida de Lucy, ou melhor, a sua.

Todos os personagens secundários da história foram muito bem construídos e todos têm um dilema a parte para serem resolvidos e servem como catalisadores para as mudanças na vida de Lucy e por que não, nas nossas próprias vidas.

Foi emocionante compartilhar a vida de Lucy e torcer pelo seu amadurecimento e por sua felicidade. Chega uma hora na vida da gente que devemos abrir velhas caixas de lembranças guardadas no porão para analisarmos todos os acontecimentos lá contidos. Só depois de refletir e corrigir alguns erros é que somos capazes de seguir em frente rumo a um futuro desconhecido, mas livre de mentiras e arrependimentos, pronto para novas emoções e oportunidades.

E você, já conversou com a sua Vida hoje?

Leitura obrigatória, super recomendo!

A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
384 páginas
Comprar: Submarino / Saraiva

25 comentários

  1. Mi parece ser bem legal, como nao tenho mais espaço na minha estante tenho baixado livros e ja achei esse hehehe >:D

    bjs
    http://www.compradoraweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brena, entendo perfeitamente o que quer dizer. Espero que de qualquer forma você consiga ler o livro porque ele é maravilhoso!! Beijos

      Excluir
  2. Olá, obrigada pelo carinho e pela visita. Beijos e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro, parece muito bom.
    Ela tava em promoção essa semana, quase comprei, mas deixei pra próxima.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha e ótimo livro também. Quando comecei a ler esperava uma coisa bem diferente e acabei me surpreendendo, e o melhor da história é que ela passa uma lição mas sem ser cansativa. A narrativa da Cecelia é bem divertida e estou muito curiosa pelos outros dois livros lançados no Brasil.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice, confesso que não sabia muito bem o que esperar e amei demais. Também adorei a escrita da Cecelia e não vejo a hora de ler outros livros dela. Beijos

      Excluir
  5. Nossa este livro é um que realmente pretendo ler o mais breve possivel.Ele já esta quase a ser lido,sim minha lista esta diminuindo e chegando a ele(hahahaha).
    Achei bem interessante a estoria dele,tipo:como seria se minha vida viesse e conversasse comigo,nossa seria muito,mas muito estranho.
    Fora o romance que esta embutido nele,parece ser aquele em qual você fica suspirando pelos cantos.
    Outro fator de te-lo em minha lista é pelo simples motivo dele proporcionar boas risadas.Pois adoro uma leitura onde me pego rindo(hahahaha).
    Bom este livro é um conjunto que seria ate um absurdo não lê-lo.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que gostou da resenha. Espero que esse livro te traga horas de grande prazer, diversão e reflexão. Beijos

      Excluir
  6. Gente, adorei a resenha. Estou procurando novos livros pra comprar, faz um bom tempo que não leio nenhum, com certeza esse vai pra minha listinha, já to ansiosa pra ler.

    http://monteolook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Realmente esse livro é uma boa pedida. Beijos

      Excluir
  7. gostei desta resenha
    seguindo amiga se puder passa lá no meu e segue :
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas ainda não tinha lido sobre a parte da mentira. Engraçado porque parece que é por causa das mentiras que a vida vem confrontar ela, né? Nem imagino como seria ver a minha própria vida. Vou querer ler, mas não agora que estou com uma lista enorme para ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão. Sim, acho que no final das contas a Vida foi procurá-la por causa das mentiras, porque a Vida não suportava mentiras, chegava a passar mal literalmente. Por isso ele resolveu desafiá-la e começou a contar grandes verdades a cada mentira que ela dizia. Leia assim que puder, é ótimo! Beijos

      Excluir
  9. Olá Mii!
    Estou com esse livro na minha fila de leitura, com certeza depois da sua resenha ele será o próximo. Nunca li nada da autora e espero gostar bastante assim como você rsrsrs
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vanny, leia assim que puder. A escrita dela é um pouco diferente, por ser só narrativa praticamente, mas mesmo assim uma delícia. Beijos

      Excluir
  10. Comprei esse livro numa super promoção essa semana e estou doida pra lê-lo! Assim que eu terminar o que estou lendo, vou começar esse !
    Adorei P.S eu te amo dessa autora e já tenho O livro do amanhã da mesma autora!
    Adorei sua resenha , espero gostar tanto quanto você!

    Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que legal! Essas promos são ótimas, né?! hehe Estou louca para ler PS Eu te amo (que tenho em casa) e O Livro do Amanhã!
      Beijos

      Excluir
  11. Sua resenha está muito boa! Parece ser um livro muito interessante, só ouvi comentários bons. Quem sabe acrescento na minha próxima compra! Haha parabéns pelo blog viu?

    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,Mi!
    Esse livro parece bem legal...mais um para minha lista "Vou ler" !
    Ótima resenha! Parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que bom que gostou amiga, vale super a pena. Beijos

      Excluir
  13. Gostei da resenha. Como você super recomendou então estou com uma vontade super de ler KKKKK É bom ler livros assim, que faz você refletir sobre suas ações e palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esses livros são ótimos, porque ao mesmo tempo que nos entretém, nos fazem refletir também. Beijos

      Excluir