TAG: Quais são teus hábitos de leitura?


Oi pessoal, vi essa TAG no Blog A Wonderful World e achei bem legal. Resolvi respondê-la também, mas confesso que adaptei um bocado as perguntas e inclusive o título, porque tive a impressão de terem sido escritas por um português e não por um brasileiro, e muitas soaram estranhas. Também deletei algumas perguntas, porque sinceramente nem entendi o que significavam.. hehe

Quem também tiver um blog e quiser responder a TAG, fique à vontade. Depois deixe o link aqui para eu ver ;o)

Vamos as perguntas:


1. Tens o hábito de comer enquanto lê? Se sim, qual a tua comida favorita?

 

Sim, adoro. Sempre que leio invento de comer algo junto, seja almoço/janta, lanche, chocolate, fruta. O que tiver à disposição. Mas acho que o que mais gosto é tomar um copo de leite com nescau e comer uma BelVita de leite e aveia.
 

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
 

Acho que já respondi.. hehe Um copo de leite com nescau, mas água também vai bem. Tenho sempre uma garrafinha de água do lado e sou uma daquelas taradas por água, que toma por prazer mesmo.. hehe
 

3. Costuma sublinhar uma ou outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livros é uma ideia abominável?
 

Nunca tive esse hábito. Daí de repente comecei a querer sublinhar e marcar alguns livros, só que percebi que eles ficaram "inúteis" para troca, afinal, são poucos que aceitam trocar um livro rabiscado, então parei rapidamente com esse hábito. Quando gosto de alguma passagem especial paro de ler e anoto ela no computador mesmo.
 

4. Como marca os livros quando interrompe a leitura? Tens um marcador especial ou usa o que tiveres à mão (ex. um papel dobrado, etc)? Ou dobra o canto da folha do livro?
 

Sinceramente eu uso qualquer coisa que estiver à minha disposição: orelha do livro, nota do supermercado, nota do correio, marcador de página, guardanapo, papel de bala, etc. Acho que o que menos uso são os marcadores, e olha que não é porque não os tenho. Só não tenho o costume de dobrar a pontinha da página, isso não gosto, detesto quando as folhas amassam.
 

5. Qual o teu gênero literário favorito: ficção, não-ficção ou ambos?
 

Depende, adoro uma história de ficção, mas quando uma não-ficção é bem escrita, como por ex. Comer, Rezar e Amar da Elizabeth Gilbert, me seduz também.
 

6. Gosta de ler até o fim do capítulo ou interrompe a leitura em qualquer parte do livro?
 

Também depende. Geralmente gosto de ler até o final do capítulo, mas nem sempre isso é possível, como quando por ex. estou em uma fila e chega a minha vez de ser atendida, ou quando estou no consultório médico e o Dr. me chama, etc. As vezes também estou em casa, naqueles últimos minutos de leitura antes de ir dormir, querendo sempre ler uns minutinhos a mais, mas preciso fechar o livro antes que o Junior tenha uma síncope.. kkkk
 

7. Tens o costume de procurar o significado de palavras que desconhece quando as encontra no decorrer da leitura?
 

Geralmente não, só se for uma palavra muitooo estranha, ou que precise de explicação para entender o contexto da história, ou que me deixe muito curiosa.. hehe
 

8. O que você está lendo no momento?

No momento, nenhum ainda. Estou naquela fase maldita de indecisão de qual livro ler em seguida. Ainda estou escolhendo. Alguma sugestão?

9. Qual foi o último livro que compraste?

 

A coleção das Crônicas de Gelo e Fogo que ainda estão lacradinhas esperando serem lidas.. hehe
 

10. Costuma ler um livro de cada vez ou tens o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?
 

Antigamente lia mais de um livro por vez, mas isso não deu certo. Nunca conseguia me concentrar direito nas histórias, sempre acabava dando atenção mais a um livro do que ao outro e demorava mais que o dobro de tempo para terminar os que estava lendo. Portanto, hoje leio apenas 1 por vez. Mais prático e rápido.. hehe
 

11. Tens um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?
 

Eu amo ler no sofá!! Amo!! Tanto é que quase coloquei "sofá" no nome do blog, porque faço praticamente tudo no sofá já que não tenho escrivaninha. Quanto à hora do dia, costumo ler mais à noite, mas não é uma regra.
 

12. Prefere séries ou histórias únicas?
 

Gosto de ambos. Acho que existe um momento específico para ler cada um. Tem vezes que estou afim de ler 1 livro apenas, com início meio e fim, sem ter que ficar ligada em uma continuação. Mas tem vezes que adoro ler histórias que se vão no tempo, cheias de continuações. Depende muito do meu humor do dia.. hehe
 

13. Tens algum livro ou autor preferido que não se cansa de recomendar para os outros?
 

Vários (medo de esquecer algum..kk). Quem me conhece sabe que vivo recomendando O Segredo de Emma Corrigan, da Sophie Kinsella e A Menina que Roubava Livros do Markus Zusak. Os últimos livros que li e amei demais foram: Garota Exemplar de Gillian Flynn, O Teorema Katherine de John Green, Pandemônio de Lauren Oliver, Presentes da Vida de Emily Giffin e A Vez da Minha Vida de Cecelia Ahern. Melhor parar por aqui senão esse post será infinito.. kkk
 

14. Como organiza a tua biblioteca/estante? Por gênero, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
 

Nenhuma das opções acima.. kkkk Primeiro, não tenho um local para guardar meus livros, apenas duas prateleiras minúsculas em que cabem alguns. Lá eu deixo os livros que ainda faltam serem lidos. Nas pontas ponho os maiores e mais pesados na horizontal para segurar os demais, e no meio ponho o restante arrumados pelo tamanho, do maior ao menor. Apenas isso. Os outros ficam em caixas e na mesa, ou espalhados por aí mesmo. Nem meus ebooks são organizados.. kkk Mas se eu tivesse uma estante acho que organizaria pelo autor. Será?
 

Beijos e até a próxima!

28 comentários

  1. Ahh Mi adorei essa Tag, deu pra te conhecer um pouquinho mais. Uma sugestão de livro?? Olhei na sua estante do Skoob e quem sabe você não leia Extraordinário? Gostaria de ver uma resenha sua sobre esse livro ;)
    Também adorei sua foto, ficou linda!
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Greice, eu também adoro esse tipo de TAG onde podemos conhecer um pouco melhor o blogueiro, por isso gosto de respondê-las.. kkk Ah, então, eu sou um parto para escolher livros novos. Na verdade já queria ter começado a ler A Seleção e não sei porque fico me enrolando. Daí tenho lido os spin off de Delírio para matar o tempo que são curtinhos porque estou esperando chegar um livro novo da Intrínseca. Não queria começar algo agora e ter que parar quando o livro chegar. Mas tá demorando, então acho que não vou resistir. Extraordinário é outro que queria ler tanto e vou adiando. Nem eu mesma me entendo.. kkk Beijos

      Excluir
  2. Adorei a tag! Já anotei as perguntas pra depois postar no blog!
    É muito legal conhecer seus hábitos, alguns são bem parecidos com os meus :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Depois que responderes a TAG me deixe o link para eu ver suas respostas.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Nossa esta tag é bem interessante,assim podemos conhecer melhor os habitos de cada leitor.Não que queremos nos intrometer nas leituras alheia(hahahahahaha),mas é interessante ver que cada um tem sua mania.

    Foi bem legal conhecer um pouco mais sobre você Mi.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também adoro saber sobre as manias de cada leitor, é divertido.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Gostei bastante da tag, acho que vou responder no blog. Ai meu Deus você usa as orelhas para marcar? Quase tive um treco hehehehee. Adorei as suas respostas. Também gosto mais de ficção, mas adorei Comer..., mas odiei a continuação. O lugar que mais leio é o sofá.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk pois é, todos os leitora apaixonados por livros quase me matam quando descobrem que eu uso as orelhas para marcar as páginas.. ué, não é essa a funcionalidade da orelha?? kkkkkkkk Então, acho que ninguém gostou da continuação do Comer.. porque esperavam que fosse ser igual ao Comer.. mas a proposta de Comprometida é muito diferente.. eu adorei, mas porque consegui analisar a sua individualidade, sem compará-lo a Comer..
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Mi!
    Esse hábito de rabiscar não é nada bom,hein rs
    Eu tenho o hábito de não emprestar nenhum livro e estar sempre os arrumando na prateleira, limpando! Eu interrompo em meio de capítulo rsrsrs
    Beijos
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk então, e eu achando que fosse cool marcar os livros.. mas vi que o povo não curte.. hehe Beijos

      Excluir
  6. Amei Mi, haha. Vou anotar as perguntas para responder também, posso??

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim Bá. Estou louca para saber suas respostas! Beijos

      Excluir
  7. Adorei a tag e a tua foto!
    Super fofa ^.^

    Tecido Doce

    ResponderExcluir
  8. Adorei a tag Mi, deu pra conhecer seus gostos um pouquinho mais e isso é demais! Eu adoro responder tag *-*
    Quanto a indicação de leitura, você já leu Como (quase) namorei Robert Pattinson? É bom demais! hahahahaha
    Beijos!

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro responder TAGS, só tenho preguiça de fazer por vídeo.. kkk
      Ah, então, vi você falando sobre esse livro no blog, fiquei bem curiosa. Valeu pela sugestão.
      Beijão

      Excluir
  9. Ah!!! Eu vou te bater...como vc me marca um livro com papel de bala??
    Eu amo marcadores...e NUNCA leio sem eles. Tenho uma caixa cheia, e quando vou ler um livro já passo a mão na caixa e escolho um marcador.
    E quando o livro que estou lendo tem o próprio marcador, ai sim que eu amooo!!!
    Porque fica um conjunto lindo do mesmo livro do marcador. rsrs
    Eu e meus hábitos..rs
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morrendo de rir aqui!! Até hoje não entendo como o pessoal gosta de marcadores.. kkk nunca tive amores por eles, até porque tenho uma hábito terrível de ficar brincando com eles, amassando-os enquanto leio. Então assim que termino o livro o marcador está destruído e precisa ser jogado fora.. kkk
      Beijos

      Excluir
  10. Adorei essa tag. Estou pensando seriamente em fazê-la haha. Eu acho engraçado que cada um tenho um hábito diferente do outro :D Ri demais quando vc disse que era tarada por água kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk viu só?! Então, quis deixar essa parte da água bem clara porque o pessoal tem mania de achar que eu sou tarada por água por ser "saudável". Mas não é só isso, eu realmente bebo por prazer (tem gente que acha impossível!). Eu inclusive distingo os gostos e PHs de águas e tem umas que me recuso a beber.. kkk Beijos

      Excluir
  11. Amo tags <3
    E amei a sua, Mi. É sempre bom a gente conhecer os hábitos de outros leitores e ver que não somos os únicos com nossas manias né? hahaha
    Respondi lá no blog tbm! Beijo ^^

    http://raciocina-comigo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, respondi lá no blog
    http://blogprefacio.blogspot.com.br/2013/04/tag-quais-sao-teus-habitos-de-leitura.html

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei da tag :D
    Aah, eu risco os meus livros, ma com lápis. Aí qualquer coisa eu apago u.u Porque dá pena deixar pra lá aqueles quotes ão legais *-*
    E eu procuro o significado das palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro conhecer os hábitos de leitura das pessoas.. hehe Beijos

      Excluir
  14. Gostei muito da tag, e aqui está os meus hábitos ;)

    http://rascunhos-legionarios.blogspot.com.br/2014/03/tag-quais-sao-teus-habitos-de-leitura.html

    ResponderExcluir