Resenha - Declarar

Sinopse: "O casamento de Dean e Olivia West sobreviveu a segredos, desilusões e uma tragédia devastadora, persistindo mais forte do que nunca apesar das mais inimagináveis ameaças, até que uma simples mentira inventada por uma pessoa cruel e vingativa se mostra capaz de colocar tudo a perder. Separado de seu lar pelo oceano Atlântico, Dean comanda uma escavação na Itália enquanto luta para salvar sua vida profissional. Mas a distância de sua esposa e do mundo à parte que construíram juntos é mais difícil do que ele imagina, principalmente quando ele descobre que Liv está passando por uma crise vinda do passado – um passado terrível do qual ele sempre tentou salvá-la... Mais forte e confiante do que nunca, Liv está determinada a andar com as próprias pernas e, acima de tudo, defender seu marido daqueles que desejam derrubá-lo. Mas a visita inesperada de sua mãe traz à tona uma série de questões mal resolvidas que a assombram há anos. No último e mais explosivo volume de Espiral do Desejo, Dean e Liv terão que superar os obstáculos mais difíceis de suas vidas enquanto respondem à clássica pergunta: há, afinal, força maior do que a de um grande amor?"
Este é o terceiro e último livro da série Espiral do Desejo. Depois de um primeiro livro envolvente, cativante e bem desenvolvido, um segundo com alguns defeitos e pontas soltas, temos um terceiro fraco, com cenas de sexo em exagero e perguntas não respondidas, com um final fácil e fraco.

No último livro, Liv e Dean continuam enfrentando problemas, e não é crise conjugal, mas sim uma acusação de assédio que Dean recebe de uma de suas alunas. Porém, dessa vez os dois estão dispostos a resolver todos os problemas juntos. Mesmo com esse pensamento, eles acreditam que se manterem afastados é o melhor para todos até tudo se solucionar. 

Com esse tempo longe do marido, Liv aproveita para focar em sua vida profissional e fazer o que sempre quis, ser uma mulher independente com seu próprio negócio. 

Vamos lá, eu amei essa série. O primeiro livro me conquistou completamente, porque é difícil encontrar histórias focadas depois que os personagens já são casados há anos. Mostrando uma vida pós casamento, com suas crises e que nem tudo é perfeito. E foi essa “realidade” que me cativou na série. 

Acontece que todo esse lado positivo que tanto me conquistou, se perdeu um pouco no segundo e no terceiro não existe mais. Os personagens não conseguem ficar um único dia afastados. Gente, como alguém não consegue ficar um dia longe do companheiro? Vamos ser realistas, as vezes é muito bom ter um momento só nosso!!! 

E no segundo dia longe, vários sonhos eróticos e crises de abstinência sexual, desespero... Para um casal de 5 anos de casados já estar nesse nível de agonia porque tem DOIS dias sem sexo????? Vocês contam ou eu conto? Porque a realidade não é bem essa depois que a gente casa... Infelizmente! Hahahah.

Eles se perderam na forma de abordar a realidade de um relacionamento e isso me decepcionou muito! Eu me pegava revirando os olhos a todo instante. Tive que parar e ler outro livro pra depois voltar nesse porque o nível elevado de exagero estava me dando angústia! 

A cada página era uma enxurrada de elogios de um para o outro. Nada contra tanto amor, mas queremos mais que isso, só palavras não convencem quando o passamos três livros vendo uma esposa que tenta tomar a rédeas da sua vida, com um marido que a “protege” (controla) o tempo todo e é triste como esse assunto é tão romantizado. 

“Tudo é fácil e natural com ela, minha fada da luxúria, minha linda esposa. Deseja-la é como respirar. A necessidade dela flui no meu sangue. O amor que sinto faz meu coração bater, se sempre vai ser.” 

Outro ponto negativo do livro é ter tantas pontas soltas, que já vinham desde o segundo e até agora espero respostas. Exemplifico no fato da família dele não gostar dela que tanto foi citado no segundo e eles continuam não gostando sem nenhum motivo, eles saem da cidade e pronto. Não diz o motivo de esse tema ter sido introduzido na história porque só encheu linguiça. 

O motivo de Dean viajar apenas pra voltar em um mês porque prefere perder a carreira que lutou tanto do que ficar longe de Liv, sendo que a princípio de conversa não vi sentido nenhum ele ir pra outro país. Era apenas ele sossegar a língua na boca e controlar sua mania de “super herói”. Outro exemplo é a aparição da mãe de Liv que não fez absolutamente NADA de útil! Pra que introduzir personagens se depois eles simplesmente são descartados? 

Liv continua tentando ter sua voz mais ativa e até que consegue, mas ao mesmo tempo não consigo ver ela sendo uma mulher firme. Ela é submissa demais e hoje em dia não aguento mais esse tipo de protagonista, ser tão passiva o tempo todo! Parece que a personagens regrediu em comparação ao primeiro livro. 

Personagens secundários não tiveram muita relevância nesse livro, porque a todo momento há cenas de sexo repetitivas, muitas das quais eu confesso que pulei a leitura (me julguem!). Portanto, não há aberturas para desenvolvimento de outros personagens. 

E o final é tão clichê!! Mesmo adorando um clichê, era óbvio o que ia acontecer. Foi uma conclusão fácil, simples e um desperdício de temas bons que podiam ser explorado e não foram. 

É com grande pesar que eu digo que uma série que começou com tanto potencial possa ter decaído tanto. Fiquei triste e decepcionada em como tudo terminou. Acho que se a autora tivesse juntado o segundo e terceiro livros, tirando o sexo em excesso e assuntos que não teríamos resposta, teríamos um livro mais digno. 

Declarar - Nina Lane
Livro 03
Série Espiral do Desejo
Editora Paralela
320 páginas
Nota 3

1 comentários

  1. Oi, Pâm
    Eu também gostei dessa série por causa do foco no casal já casado, mas ao contrário de você eu não curti muito o primeiro e já amei o segundo. Ainda não li esse então não sei bem o que esperar. Também acho estranho um casal depois de 5 anos casados com esse fogo todo mas gosto de pensar que a autora quis mostrar que independente do tempo de casado, a vontade de fazer sexo ainda está lá. Espero poder ler logo!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir