Sinopse: "Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo. Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas. Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias. Mitologia nórdica é uma obra de referência, um novo e precioso registro dos pouco conhecidos mitos escandinavos."
Você provavelmente já ouviu falar de Thor, o Deus do Trovão, certo? E Loki, o Deus da trapaça? Os dois são os irmãos Asgardianos queridinhos de todos, protagonistas de filmes e quadrinhos arrebatadores da grandiosa Marvel. Assistir aos filmes, ou ler os quadrinhos, nos dá uma pequena ponta da vida dos dois, nada muito aprofundado de verdade.
Por exemplo, você sabia que na verdade eles não são irmãos e que fazem parte da Mitologia Nórdica/Escandinava? Provavelmente não sabia! Se você ficou curioso sobre a história e passado dos deuses nórdicos eu tenho uma indicação muito especial para te fazer:
O livro de Gaiman, Mitologia Nórdica, lançado em capa dura no Brasil pela editora Intrínseca, traz as verdadeiras histórias dos nove mundos e dessa mitologia não muito conhecida – mas que deveria ser!
No início do livro, Gaiman começa contando como conheceu a história do Thor e como surgiu sua paixão pelos nórdicos. Durante alguns anos, ele se dedicou a escrever a obra e compilar, com suas palavras, algumas das histórias mais importantes desses deuses (que não se resumem somente a Thor e Loki), dos mais conhecidos até os não tanto. É uma viagem longa, leve e impressionante, que passa pela criação dos mundos, até o Ragnarök – o fim dos tempos.
No início do livro, Gaiman começa contando como conheceu a história do Thor e como surgiu sua paixão pelos nórdicos. Durante alguns anos, ele se dedicou a escrever a obra e compilar, com suas palavras, algumas das histórias mais importantes desses deuses (que não se resumem somente a Thor e Loki), dos mais conhecidos até os não tanto. É uma viagem longa, leve e impressionante, que passa pela criação dos mundos, até o Ragnarök – o fim dos tempos.
Desde que eu comecei a ler mais livros sobre mitologias e ter uma base mais rasa sobre cada uma, eu descobri que, de longe, a nórdica é a minha preferida. Tanto histórias fictícias que envolvem os deuses asgardianos (Asgard é o planeta onde eles vivem, enquanto a Terra é chamada de Midgard, e ambos fazem parte dos nove mundos) em situações inventadas, quanto as histórias reais, me fascinam e me encantam.
***
A espera para ler esse livro foi longa. Custei a conseguir ter meu exemplar em mãos, e quando o tive, devorei-o em três dias. Não preciso nem dizer que me apaixonei mais ainda pelos deuses Asgardianos, não é mesmo? Aliás, nem todos, alguns são detestáveis por suas ações! (mas faz parte). A obra de Gaiman foi a que até hoje eu considerei mais completa e melhor para os iniciantes da mitologia pegarem por primeiro.
A obra possui uma escrita leve e fácil de entender, repleta de curiosidades e histórias interessantes. O leitor é guiado por todo o caminho de Asgard (o mundo dos deuses nórdicos), do começo ao fim das eras, sem focar especificamente em um único deus (como acontecem em outras obras), e sim mostrando pequenas histórias, em formato de contos, de todos ou quase todos os deuses – o que nos ajuda a ter ideia do todo.
No total são 15 contos, que seguem uma ordem cronológica de acontecimentos e que fulmina no Ragnarök – o tão temido fim dos tempos. E para mim, foi a melhor versão do conto que já li até hoje! (Não sou um super entendedor de mitologias, mas a nórdica é a que mais me encanta, e que desperta mais a minha curiosidade)
Uma enciclopédia nórdica em nossas mãos, repleta de sabedoria, lições de moral, heróis, guerras, trapaças combinadas muitas vezes com pitadas de humor. Mitologia Nórdica é um livro que todos os adoradores de ficção, fantasia e mitologia devem ter na estante.
Editora Intrínseca
288 páginas
Nota: 4
0 comentários
Postar um comentário