Resenha - Sonata em Punk Rock

Sinopse: "Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar."
Desde pequena, Valentina respira música. Ela sempre foi apaixonada pelas melodias e sonha em entrar na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país. A jovem trabalha no mercadinho do bairro, para ajudar nas despesas de casa, mas no tempo livre, treina em seu violão.

Agora, Valentina tem a oportunidade de realizar seu sonho, mas não sabe o que fazer para tal. A Academia, além de lhe aceitar, descobriu seu dom raro para a música. Eles querem muito que Valentina entre para o conservatório, pois seria uma exímia aluna. Porém, sua mãe não tem condições de arcar com os custos da mensalidade e aceitar o dinheiro do pai, que nunca foi presente, portanto, esta não deveria ser uma opção.

Contudo, Valentina decide abrir mão do orgulho para correr atrás dos seus objetivos. A cidade da música fica na região serrana do Rio de Janeiro e lá a menina sabe que vai se sentir em casa, pois tudo gira em torno das melodias que tanto ama. Mas há um porém: Valentina carrega consigo o sobrenome do violinista mais famoso do Brasil, e esse fato - além dela odiá-lo -, não vai facilitar sua vida na Academia.

Mas se tem uma coisa que Tim é, é persistente. A garota não vai deixar que seu conto de fadas se dissipe por conta de tantos problemas, por que, quando se faz o que se ama, nada mais importa.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Babi Dewet é simplesmente um dos seres humanos mais fofos que existe na face da terra. Sempre que a encontro nas Bienais da vida, me encanto com seu jeitinho meigo de ser. Contudo, nunca tinha lido nada dela e por isso não hesitei em solicitar Sonata em Punk Rock quando tive a oportunidade. E devo dizer que a sua fofura transpassa a tinta e alcança os livros, porque olha...

Eu não sabia muito bem o que esperar dessa obra. Me joguei na narrativa totalmente às escuras, praticamente sem expectativas e fui surpreendido com uma história maravilhosa. A escrita de Babi é leve e fluida, daquelas que você passa a tarde toda lendo e nem percebe o tempo passar. O que mais gostei foi o modo como ela desenvolveu a trama, inserindo as informações aos poucos, no ritmo certo, sem deixar o texto ficar monótono ou apressado demais.

Os personagens foram muito bem elaborados. Tim é uma menina fantástica e uma excelente protagonista. Mesmo diante de todas as dificuldades, ela não se deixou abater e correu atrás dos seus sonhos. Kim, o aluno mais popular do conservatório por ser um prodígio do piano, também me cativou bastante. As pessoas às vezes acham que ele é arrogante e egocêntrico, mas Tim percebeu seu outro lado e logo os dois se aproximaram bastante. Foi difícil não shippar esse casal.

O final foi bem fechadinho. Por ser o primeiro volume de uma série, achei que Babi deixaria diversas pontas soltas para abordar nos volumes seguintes, mas a grande maioria dos conflitos foi finalizado. Estou bem curioso para saber o que vai acontecer na continuação, que espero que não demore a ser lançada. Gutenberg, nunca te pedi nada! Então coopera, vai!

A edição física está simplesmente sensacional. A capa tem tudo a ver com o livro e, convenhamos, é lindíssima. Aquele tipo que chama a sua atenção assim que você entra em uma livraria. A diagramação é simples e a cada começo de capítulo temos o nome de alguma música. As páginas são amareladas, a fonte é agradável para os olhos e a revisão está impecável.

Sonata em Punk Rock foi uma grande surpresa para mim e adorei a experiência de leitura. Sem sombra de dúvidas, deixo aqui a minha recomendação. É uma história que vale muito a pena e que vai agradar a todos, principalmente aos mais jovens e apaixonados por música.

Sonata em Punk Rock - Babi Dewet
Livro 01
Série Cidade da Música

Editora Gutenberg
300 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

Nota: 4

1 comentários

  1. Leo!
    Nossa! Adorei o livro. Primeiro porque fala de música e gosto da ópera ao punk rock, portanto, é perfeito.
    E depois que a playlist, fiquei ainda mais apaixonada.
    E com personagens bem eladoradas e final fechado, mesmo sendo série, perfeito!
    Adorei!
    Desejo um mês repleto de realizações e um ótimo final de semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir