Resenha - O Pássaro

Sinopse: "Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Tudo parece perdido quando ela encontra Bernardo, um charmoso e irritante domador de cavalos. Eles não conseguem se entender até perceberem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, deverão passar por cima das diferenças e se unirem em um arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam nessa jornada: perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolverá mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados."
Desde pequena, Caroline Mondevieu aprendeu que as mulheres não possuem voz ou liberdade no século XIII, na Europa. Da pior maneira possível, lhe foi ensinado que as virtudes de uma jovem consistem em ser elegante, silenciosa e obediente, e a garota não se contentou nem um pouco com isso, e muito menos com a submissão de sua mãe e irmã perante o seu pai.

Não bastasse tal fato, Caroline não conseguia compreender como pessoas como seu pai eram ricas, se não trabalhavam um único dia, enquanto que outros, como o esforçado Bernardo e sua família, que labutavam diariamente, não possuíam bem nenhum - pelo contrário - eram servos daqueles que nada faziam.

Embora pertencentes a dois mundos distintos, um de senhores e outro de vassalos, e tenham se estranhado a princípio, Caroline e Bernardo possuem suas semelhanças e estão dispostos a tomarem atitudes radicais em relação aos seus futuros.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro!

***

Eu admito, meu interesse em ler O Pássaro surgiu pela capa belíssima que a Maria Ávila criou. A princípio não me preocupei com sinopse, resenhas, com nada, eu só queria saber de ter aquela capa na minha estante. Até que, após um tempo, resolvi pesquisar mais sobre a história e sua autora, e foi aí que a paixão se firmou de vez.

Se vocês não conhecem a Samanta Holtz, eu lhes pergunto: o que raios vocês estão esperando? A Samanta é um amor de pessoa, é alguém diferente em um mundo de iguais e, se isso já não bastasse, a garota escreve muito.

O Pássaro não foi sua primeira obra escrita, contudo, foi a primeira publicada, em 2012, pela Editora Novo Século, sendo reeditada em 2014, pela mesma Editora, justamente com esta capa, que é a que tenho.

Na narrativa, nós conhecemos Caroline, uma garota que foge do padrão das mulheres de sua época - século XIII, quando todas elas se comportam como damas, são submissas e não possuem voz. Nossa protagonista vive em constante conflito com seu pai, que quer que ela seja "bela, recatada e do lar", porém a menina, além de rebelde, luta em defesa do proletariado.

Sua determinação e ideais se tornam ainda mais fortes quando ela conhece Bernardo e sua família. Eles são empregados de seu pai e, embora Caroline e Bernardo vivam trocando farpas, a garota acaba se afeiçoando ao pai e ao irmão do garoto, e fica bastante revoltada ao presenciar o sofrimento que os vassalos enfrentam diariamente. Tormento esse causado pelo sangue de seu sangue.

A partir daí acontece muita coisa na trama, que inclusive daria um bom enredo para uma novela de época, porém a Samanta não fica se estendendo no texto, já que ela aborda tudo nos primeiros capítulos, nos apresentando um acontecimento atrás do outro e, assim, tornando a leitura ágil e sem marasmo.

Os embates entre Caroline e o pai são memoráveis. Esses são dois personagens que amei, embora o conde Mondevieu seja detestável. Foi justamente por isso que gostei dele, por sinal. Enézio e a filha são completamente opostos, dois extremos em conflito constante, e acredito que a autora os caracterizou bem. Os demais personagens não ficam atrás, é fácil lembrarmos de cada um sempre que os reencontramos, e ao longo da das páginas novos sujeitos e eventos são introduzidos, enriquecendo a história.

O livro caminha como uma montanha-russa de emoções, deixando-nos aflitos e felizes, e nos motivando a desvendar como tudo irá acabar. Não posso falar sobre o desfecho, entretanto admito que a Samanta me surpreendeu bastante. E alguns leitores podem não entender o rumo que ela tomou, porém, amei a sua ousadia.  

Holtz é uma grande autora e não é à toa que seu trabalho vem sendo reconhecido cada vez mais. Como um pássaro, ela ainda voará muito alto, e é ótimo saber que temos alguém como Samanta representando a nossa literatura nacional.

O Pássaro - Samanta Holtz
Editora Novo Século
Comprar: Saraiva / Amazon
368 páginas
Nota: 4

6 comentários

  1. Laplace!
    Linda mesmo a capa e um romance de época onde a protagonista não aceita as determinações sociais para as mulheres e ainda luta pelo proletariado, eve mesmo ser um livro interessante e se o final é diferente, atrai ainda mais.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Laplace, foi essa capa que também me fez ficar interessada na história, tá muito linda, e na época que comprei ela aparecia em tudo quanto era canto me perseguindo até que comprei haha, mas infelizmente comigo aconteceu o oposto do aconteceu contigo e não gostei do livro (até doei pra biblioteca da minha cidade, pois outras pessoas poderiam gostar ;)). A escrita da autora não é ruim, foi a história que não funcionou comigo, contudo vi que assim como você gostou, o livro tem muitos fãs e fico feliz pelo sucesso da autora que é nacional e apesar de não ter lido ainda outra de suas histórias, há algumas que se destacaram pra mim e tô considerando a leitura :)

    ResponderExcluir
  3. Sim. A capa é linda mesmo!
    Amo romances de época e gosto muito quando a protagonista não aceita aquilo que a sociedade que lhe impor.
    Parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Querido Laplace,

    Que liiiinda resenha de O Pássaro!!! :D Adorei ler seu ponto de vista por aqui e, em especial, saber que você gostou do final que preparei para Bernardo e Caroline! É exatamente o que você disse: uns amam, outros odeiam! hahaha! Fiquei bastante receosa, quando estava às vésperas do lançamento, achando que iam todos odiar... mas, graças a Deus, tem acontecido o contrário, assim como foi com você!

    Muito obrigada por falar do livro (e de mim!) de forma tão carinhosa!!!

    Um abração e muito, muito sucesso pra você!

    Sam

    ResponderExcluir
  5. Concordo sobre a capa, é muito linda <3
    Fico muito feliz que voce tenha gostado da escrita da autora, eu estava meio indecisa pois uma amiga leu e não gostou muito, eu vou ter que ler para ter a minha própria opinião

    ResponderExcluir
  6. Oi Laplace ;)
    Isso é tão minha cara: "não me preocupei com sinopse, resenhas, com nada, eu só queria saber de ter aquela capa na minha estante." kkkk
    Também achei a capa linda desde que vi o livro pela primeira vez *-*
    Adorei a resenha, me deu mais vontade de ler ainda, até porque AMO romances de época e adoro conhecer novos autores brasileiros!

    ResponderExcluir