Resenha - Matéria Escura

Sinopse: "VOCÊ É FELIZ COM A VIDA QUE TEM?” Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.” Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos. O livro figurou na lista de mais vendidos do The New York Times e ficou entre os finalistas do Goodreads Choice Awards na categoria melhor livro de ficção científica de 2016. Matéria escura ficou entre os vinte livros eleitos pela Amazon como Melhores do Ano de 2016, na categoria mistério e thriller. Os direitos de adaptação do livro para o cinema foram adquiridos pela Sony Pictures. Blake Crouch é autor da trilogia Wayward Pines, que deu origem à série de TV exibida pela FOX, atualmente na segunda temporada. O programa é produzido por M. Night Shyamalan, o célebre diretor de O Sexto Sentido, Sinais e A Vila. “Você vai devorar Matéria escura em uma tarde, ou, mais provavelmente, uma noite.”The New York Times “O thriller mais alucinante que você vai ler este ano.”The Guardian."
Jason Dessen é um físico nuclear com potencial para construir uma carreira brilhante no mundo científico, mas que decidiu abrir mão dos seus planos para se dedicar a conceber uma família com a namorada Daniela, que está grávida. Com um bebê a caminho e novas responsabilidades por vir, Jason viu o financiamento de seu projeto perder o prazo, sua profissão ir pelos ares e o sonho de Daniela, que era se tornar uma artista plástica, morrer.  

Quinze anos se passam e encontramos um Jason infeliz profissionalmente, mas que leva uma vida contente e pacata ao lado da esposa e do filho adolescente, Charlie. Jason sabe que é um cara de sorte, pois ele tem tudo o que precisa, mas como qualquer ser humano, vive a se perguntar sobre o que teria acontecido se algumas decisões tomadas tivessem sido diferentes.

As coisas começam a mudar quando, certa noite, Jason, encorajado por Daniela, decide comparecer à comemoração de um amigo da faculdade que recebeu uma premiação por um grande feito no âmbito da ciência. Presenciar o sucesso do amigo, que deveria ser seu, faz o peso de suas escolhas serem ainda pior, tornando insuportável permanecer naquele local. Decidido a voltar para casa, Jason nem imagina que aquele seria seu último adeus à vida que conhecia.
 
“Aqui neste momento, feliz e ligeiramente embriagado em minha cozinha, nem imagino que hoje à noite tudo isso acabará. Será o fim de tudo o que conheço, tudo o que amo.”

No retorno para casa, Jason é sequestrado por um homem mascarado que parece saber muito a respeito de si, e não dá qualquer referência sobre o que fará com o nosso herói. Humilhado e ameaçado, Jason é abandonado inconsciente por seu raptor, acordando horas depois em um laboratório, amarrado em uma maca e na presença de estranhos que curiosamente parecem conhecê-lo. Desorientado, Jason só quer retornar para o lar, o problema é que a sua antiga vida não existe mais, não naquele universo.
 
Nessa nova realidade, Jason não é mais um simples professor. Ele seguiu na sua profissão e revolucionou a ciência. Contudo, essas não são as únicas mudanças para Jason, porque para se tornar bem sucedido, precisou abrir mão de Daniela e, consequentemente, Charlie não nasceu. Nesse sentido, ele não tem mais para quem voltar.  Mas como isso é possível? Seria tudo um delírio de sua mente? O que pode ter ocorrido para a sua realidade ter mudado tão drasticamente? 

Só lendo para saber...

“Não há avisos quando tudo está prestes a mudar, a ser tomado de você. Nenhum alerta de proximidade, nenhuma placa indicando a beira do precipício. E talvez seja isso o que torna a tragédia tão trágica.”

*** 

Conheci o trabalho de Blake Crouch através de Pines, por isso, quando a Editora Intrínseca anunciou esse lançamento, eu já tinha certeza de que iria curtir essa leitura, só não imaginava ficar tão vidrado na história a ponto de não conseguir largar o livro antes de chegar ao final.

Matéria Escura é o tipo de enredo que te arrasta para a história e te faz sentir toda a confusão e angústia do personagem que está em busca de respostas para uma realidade que parece cada vez mais fugir da compreensão. Eu sou apaixonado por thrillers e esse sem dúvida já entrou para a lista dos favoritos por possuir uma trama digna de impactar o leitor e fazer nosso coração acelerar descontroladamente.

“Se isso é alguma viagem alucinógena, não tem nada a ver com o que já ouvi a respeito. Nenhuma distorção visual ou auditiva. Nenhuma euforia. Não é que o lugar não pareça real, eu é que sou o elemento estranho aqui. O erro é a minha presença. Não sei explicar, mas essa é a sensação que eu tenho.”

Com uma narrativa repleta de mistérios, suspense e questionamentos relacionados ao quão satisfeitos estamos com as nossas escolhas, Crouch brinda o leitor com um texto brilhante, personagens bem construídos e uma obra capaz de capturar a atenção desde as primeiras páginas. Outro ponto alto é o ritmo frenético da leitura, o que torna ainda mais emocionante acompanhar a trajetória de confusão, solidão, dores e incertezas do nosso protagonista.


“Pensei que apreciasse cada momento, mas sentado aqui, no frio, sei que não dava o devido valor. E como poderia ser diferente? Até tudo desabar, não fazemos ideia do que realmente temos, de como tudo se encaixa de maneira tão precária e tão perfeita.”

Em relação à edição física, o exemplar possui capa dura e a arte combina perfeitamente com a proposta. As folhas são amareladas, a fonte está em um tamanho agradável de se ler e não encontrei qualquer erro de revisão.

Para quem ama um bom suspense aliado à ficção científica, essa leitura é obrigatória. E o melhor de tudo é que os direitos autorais de Matéria Escura foram adquiridos pela Sony e em breve teremos uma adaptação cinematográfica dele. Portanto, corram para ler!

Matéria Escura - Blake Crouch
Editora Intrínseca
352 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4

5 comentários

  1. Oi Leo, achei a ideia do livro muito boa. Acho que todos em algum momento já quisemos saber o que aconteceria se tivéssemos tomado uma decisão de forma diferente, e esse livro parece proporcionar isso, só não ficou claro de que forma, um delírio? um universo paralelo? terei que ler pra saber e fiquei bastante curiosa. Curti que os direito foram vendidos para adaptação e acho que vou curtir ver essa história no cinema tb ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo ;)
    Não conhecia o livro ainda.
    Adoro livros de suspense, mas não gosto muito de ficção científica, então não me interessei tanto pelo livro.
    Mas que legal que vai ter uma adaptação cinematográfica... pra quem gosta é maravilhoso ver uma adaptação bem feita ;)

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro no Insta acho!
    Achei a capa e o título bem misterioso!
    Gostei da sinopse. Cientista que resolve não mostrar seus conhecimentos para viver com sua esposa. Amo livros científicos!
    Já quero!

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    Adoro quando um livro de ficção traz um componente de realidade ao livro, porque torna a leitura mais crível. A Matéria Escura realmente existe, porém não foi comprovada ainda sua utilidade como a usada no enredo do livro.
    Quero muito poder ler.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Adoro misterio e suspense, desde a primeira vez que vi falar sobre esse livro que eu estou ansiosa para ler. Adorei a sua resenha e me deixou com ainda mais vontade de ler, não sabia que era capa dura, mais um motivo para querer ele na minha estante.

    ResponderExcluir