Resenha - Sobre a Escrita

Sinopse: "Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada."
Stephen King trilhou um árduo caminho até se tornar o mestre do terror e suspense que conhecemos hoje. Tendo começado a escrever ainda criança, por incentivo de sua mãe - que o mandou criar as suas próprias histórias ao invés de copiar as dos outros -, Stevie enfrentou muitos percalços.

Por sua escrita desenfreada, em que ele considerava natural expor as piadas que os alunos faziam sobre os professores da escola, e por gostar de escrever um gênero não muito bem aceito na época, Stephen chegou a ser enviado para a diretoria para ser repreendido por seu trabalho.

Terminado o período escolar, ele ainda não era um escritor reconhecido, precisou trabalhar em uma lavanderia e como professor - após se graduar em Letras - por anos para que pudesse sustentar a casa e os filhos, com a ajuda de sua esposa Tabby, enquanto enviava seus contos para avaliação nas revistas, torcendo para conseguir publicar alguma coisa.

Foi quando ele escreveu Carrie, a Estranha, se aventurando em um universo que não lhe era comum e mergulhando em uma trama que era grande demais para ser considerada um conto - e que ele sofreu bastante para concluir -, que Stephen King finalmente alçou voos altos, construindo uma carreira de sucesso sobre a qual fala nesse livro.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro!

***

Sempre tive curiosidade em conhecer o trabalho do Stephen King, contudo, como não sou um grande fã de livros de terror e suspense, me mantive receoso quanto a acabar não gostando de suas obras, e por isso nunca tomei a iniciativa de lê-las. Até a Suma de Letras publicar o Sobre a Escrita, e por achar se tratar de um livro com dicas para escritores, pensei que seria ideal para eu me aventurar no mundo de King.

Primeiramente é importante que vocês saibam que este exemplar não se trata especificamente de um manual que nos ensina a escrever um livro. Na minha opinião, um título que seria muito mais adequado ao volume seria: Sobre Stephen King, porque o que nós encontramos nas páginas é, na verdade, uma autobiografia dele. No decorrer dos capítulos Stephen narra a trajetória de sua carreira, relatando os fatos de sua infância que o influenciaram a começar a escrever, e segue até a fase adulta, passando por suas primeiras publicações remuneradas até ele finalmente se tornar um sucesso.

Importante ressaltar que a parte que realmente contém algum tipo de orientação acerca das técnicas de escrita compõe menos da metade desse volume. Portanto, se vocês são escritores e se interessaram por esse livro por conta da possibilidade de aprenderem um pouco mais sobre a arte da escrita com o mestre King, pulem direto para os capítulos Caixa de Ferramentas e Sobre a Escrita, especificamente, e não leiam mais nada. Agora, também não esperem encontrar um guia para escrever um best-seller, porque como o próprio Stephen fala, seu intuito ao elaborar este trabalho se deveu apenas à vontade de compartilhar seu conhecimento como escritor com base em suas experiências e no que ele acredita ser o certo.

Entretanto, se vocês já se consideram fãs e querem conhecer mais sobre a vida deste mito, vão em frente e não se preocupem se considerarem a leitura maçante, como aconteceu comigo, pois o próprio King deixa claro - várias vezes - o quanto foi torturante escrever esse tomo, por ser algo completamente diferente do que ele estava habituado, e confessa que só o finalizou após o acidente que quase tirou sua vida.

Então paciência é algo que vocês provavelmente precisarão ter junto de cada página virada, até porque o texto é bastante prolixo. Por ter como foco a vida e a carreira do escritor, na minha opinião, muitos dos fatos ali descritos poderiam ter suprimidos sem fazer falta alguma à história.

Sobre a Escrita - Stephen King
Editora Suma das Letras
256 páginas 

Comprar: Saraiva / Amazon 
Nota: 4

5 comentários

  1. Oi Laplace, terror não é muito minha "praia", assim apesar de conhecer não uma fã de King, contudo o admiro por ter conseguido bastante sucesso com suas obras. Ainda assim não acho que um livro que é como uma autobiografia fosse prender minha atenção agora, mas deve agradar aos fãs dele com certeza ;)

    ResponderExcluir
  2. Ele é o cara e este livro deve ser super interessante, só lendo para ver.

    ResponderExcluir
  3. Laplace!
    Sempre bom saber mais sobre um ídolo e se tratando do King, ainda mais, porque poderemos ver que ele é gente como a gente, que passou seus momentos difíceis até conseguir o sucesso que tem hoje.
    Claro que quero ler, embora não tenha ambição de publicar meus escritos...kkk
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Laplace!
    Como terror e suspense não são gêneros que chegam nem mesmo perto da minha estante, o King não é um autor que me chama a atenção para ler, ainda que os elogios me deixem curiosa vez ou outra. Esse livro em especial, porém, vi muitos comentando e recomendando principalmente pelo teor de escrita que o autor fala também, mas não sabia que a maior parte dele era sumariamente a vida do autor. Para que o lê e admira seu trabalho deve servir bem mais mesmo, apesar da parte mais maçante da leitura que você citou.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, como sempre uma ótima resenha. sempre vejo falarem do Stephen King, mas nunca consegui me interessar pelo livros dele, até tentei mas os livros nunca prendem a minha atenção, então desisti de tentar ler os livros dele.

    ResponderExcluir