Resenha - Paris para um e outros contos

Sinopse: "Com mais de 20 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes se consagrou autora de grandes romances. Arrebatadoras, emocionantes, repletas de personagens fortes e realistas, suas obras conquistaram legiões de fãs e alcançaram listas de mais vendidos em diversos países. Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários. No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa. Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida. E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás , Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor. Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis você vai ler e se encantar."
Composto por dez contos inéditos narrados em terceira pessoa, o livro inicia com Paris para dois um, um chick-lit leve, extremamente divertido e romântico, que nos relembra o quanto a vida é difícil de controlar, mas que podemos ser presenteados com belas surpresas quando estamos abertos ao acaso.

Em Entre os Tuítes, percebemos o quanto a nossa vida pode ser prejudicada por conta da exposição online, principalmente quando tentamos forjar condições inexistentes para nos promover.

E quando estamos muito habituados à rotina, especialmente em um casamento de longa data, nem sempre os momentos românticos são bem interpretados ou aceitos, pois às vezes tudo o que queremos é voltar à nossa pasmaceira e zona de conforto, como em Tarde de Amor.

Já em Um pássaro na mão, nos deparamos com a típica dúvida que muitas vezes permeia a nossa mente acerca das nossas escolhas. Será que o caminho que tomamos foi o certo, ou se tivéssemos virado à esquerda seríamos mais felizes hoje em dia? 

Sapatos de couro de crocodilo faz um comparativo análogo à grama do vizinho, que é sempre mais verde, de maneira inteligente e perspicaz.

Assalto foi uma divertida surpresa em meio a um pouco de marasmo, apesar de ser um tanto quanto surreal. Acho que Jojo quis nos mostrar a maldade pode ser vencida pelo amor.

O casaco do ano passado discute sobre tudo aquilo que desejamos e não podemos ter, e acerca de como condicionamos a nossa felicidade e satisfação a esses sonhos inalcançáveis no momento.

Treze dias com John C aborda a necessidade que de vez em quando temos de fugir da realidade e embarcar em uma aventura para apimentar as nossas vidas, mesmo que o que estejamos fazendo seja errado.

A lista de Natal muito me animou, pois aqui Jojo nos sacudiu e nos fez rever se tudo o que temos e vivemos é o que queremos, e nos deu coragem para largar de mão (se for o caso), recomeçar e sermos felizes.

Por fim, em Lua de mel em Paris, descobrimos um pouco mais sobre a vida dos protagonistas de A garota que você deixou para trás. Em 2002, acompanhamos a lua de mel de Liv e David, que não vai nada bem. Em 1912, observamos Sophie vencer as suas inseguranças para ser a esposa que Édouard precisa.

De um modo geral, todos os contos versam sobre relacionamento, na grande maioria casamentos. Tirando uma ou outra história, achei os textos curtos demais, confusos, um pouco sem sentido e meio pessimistas, algo que me incomodou. Somente ao escrever a resenha é que me dei conta das mensagens que talvez Jojo tenha tentado nos transmitir, algo que na hora da leitura me escapou.

Apesar de ter AMADO Paris para dois um, narrativa que com certeza vale a compra deste volume, detestei reencontrar Liv, uma personagem que para mim é persona non grata. A cada pensamento egoísta e atitude mesquinha que ela tomava, tinha vontade de esbofetear a protagonista. O que achei interessante sobre essa trama foi constatar que de algum modo Sophie já fazia parte de Liv muito antes de ela ser apresentada ao quadro de A garota que você deixou para trás. Interessante.

Não é segredo para ninguém que sou fã inveterada de Moyes, e já li livros dela suficientes para dizer com convicção que Jojo é uma escritora incrível, mas, infelizmente, para mim, este não foi um dos seus melhores trabalhos. Entretanto, o recomendo para quem quiser se dar conta de que a vida não é perfeita, mas que depende de nós aproveitá-la ao máximo e da melhor forma.

Paris para um e outros contos - Jojo Moyes
Editora Intrínseca
240 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 3

12 comentários

  1. Jojo Moyes é uma talentosa quando o assunto é romance, cada tinha mais esta ganhando espaço enorme nas estantes do mundo. Sobre a resenha, eu adorei historia, porque mostra as transformação de uma mulher. Nell passou a experiencia de fica sozinha em país no qual não conhecia, e se descobriu no meio de tudo aquilo. Acho isso inspirador. Espero te a chance de ler esse livro, quem sabe não ganho no top comentarista, né? Estou com os dedinhos cruzados e torcendo muito.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha visto resenha desse livro e mais dos contos. Já achei legal que comece com esse Entre os Tuítes. Parece bem atual.
    Mas amei que tenha um conto sobre A garota que você deixou para trás. É o livro que mais gostei dela, esse me deixou muito envolvida e amei a história. Que bom poder conferir mais um pedacinho desse livro tão amado *-*
    Uma pena que não tenha gostado 100 % de tudo, mas acho que vou adorar essas histórias ^^

    ResponderExcluir
  3. Que peninha esses pontos negativos em relação a obra :(
    Mas olha, continuo curiosa, ainda mais sobre a continuação das personagens de A garota que você deixou para trás (é o meu livro favorito dela).
    Em suma, parece ser uma leitura bacana.
    Espero conhecer em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. oi Mi, gostei da resenha porque eu ainda não conhecia o livro em sua totalidade, o título ja achei bem sugestivo e interessante e por ser da Jojo em algum momento da vida eu lerei
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Uma pena que você não curtiu tanto assim.
    Eu gosto de contos pequenos mas nos momentos certos.
    Só li três livro da Jojo Moyes, mas A garota que você deixou para trás está na minha lista a um tempinho, achei interessante os pontso que ressaltou na resenha, espero gostar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jojo tem uma escrita singular que prende o leitor, seus livros tratam de assuntos variados os quais qualquer um pode se identificar. Quero muito ler esse livro, mesmo sendo uma leitura leve e sem muito aprofundamento (afinal são contos) tenho certeza que não vou me decepcionar. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Mi!
    Acredito que sempre é assim com os autores que ficam famosos por seus escritos, eles acabam tentando inovar em outros gêneros que acabam causando estranheza e até uma certa decepção aos leitores.
    Ainda assim, por gostar da autora, quero conferir mais esse livro dela.
    “Ouse saber!(Sapere aude)” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum livro da Jojo Moyes, mas quero muito ler. Pelas resenha que já li todos parecem gostar da forma como ela escreve, e de seus livros. Espero ler muito em breve alguns de seus livros.

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler esse livro. Gostei do primeiro conto. Tomara que me apaixone pelos próximos...

    ResponderExcluir
  10. Não sou tão fã assim da Jojo, então esse seria um livro que eu compraria na promoção hahaha. No caso, vamos ver se eu consigo ganhá-lo por aqui :)

    ResponderExcluir
  11. Puxa vida... quando você estava falando sobre cada conto eu estava me empolgando mas ao saber que a narrativa é confusa e até pessimista já dei uma murchada... comprei esse livro na promoção de Dia das mulheres, mas ainda não chegou. Só li um livro da Jojo até hoje apesar de ter mais dois na estante, mas esse parecia tão amorzinho. Agora minhas expectativas despencaram

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ler e achei bem mais ou menos!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir