Resenha - Os Segredos da Mente Milionária

Sinopse: "Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de "o seu modelo de dinheiro" – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil. Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos "arquivos de riqueza", 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Alguns desses princípios fundamentais são: - Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você. - O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem. - A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade. - O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade. - Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida. O autor também ensina um método eficiente de administrar o dinheiro. Você aprenderá a estabelecer sua remuneração pelos resultados que apresenta e não pelas horas que trabalha. Além disso, saberá como aumentar o seu patrimônio líquido – a verdadeira medida da riqueza. A Ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. "Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros", diz Eker. "É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo."
Quem de vocês deseja ter uma vida confortável, em que possam ter dinheiro para pagar as suas contas e ter momentos de lazer em família sem se sentirem culpados por estarem gastando demais? Alguém aqui já desejou ser rico? Ou melhor, algum de vocês já sonhou em ser milionário? Por que pensar pequeno se o céu é o limite?

Enquanto vocês leem as minhas palavras devem estar achando que estou falando balelas, certo? Afinal, como seria possível se tornar rico se a grande maioria de nós está devendo ao banco, ao cartão de crédito, ou a algum parente?

Pois é, durante anos da minha vida, eu lutei contra a minha situação financeira negativa. Durante anos, eu mal soube administrar as finanças, até que decidi começar a aprender. Fui atrás de livros, fui atrás de pessoas que pudessem me ajudar e de 2016 para cá as coisas simplesmente mudaram da água para o vinho.

Os Segredos da Mente Milionária me foi indicado por uma amiga que tem o toque de Midas. Tudo o que ela toca dá lucro e dá certo, é simplesmente incrível. Intrigada, decidi aprender os segredos dela e de muita gente que se dá bem e fui surpreendida.

Em seu livro, Eker nos ensina 17 modos de pensar e de agir que distinguem os ricos dos demais, e nos incentiva a modificar o nosso modelo de dinheiro para que comecemos a atrair dinheiro. É fácil? Não, não é, pois o nosso sucesso basicamente depende da gente, de acreditarmos em nós mesmos e no que estamos fazendo, e de sermos ousados e, infelizmente, a grande maioria é moldada, desde pequena, a ter a mente pequena e a acreditar que precisa trabalhar de maneira árdua e pela vida toda para, um dia, ser digno de ter um dinheiro de sobra e, em um universo de abundância, não é bem assim que as coisas funcionam.

O que aprendi com o autor? A ser grata por tudo o que tenho, já que a gratidão é uma importante ferramenta para termos o que queremos. A administrar o meu patrimônio, de modo que eu saiba separar os meus investimentos de forma equilibrada, inclusive me permitindo usufruir dos meus ganhos de maneira rápida, me dando satisfação imediata e me oportunizando uma sensação incrível de prazer e riqueza. A priorizar o recebimento de passivos, que é o que nos fará enriquecer e nos dará a liberdade de, se quisermos, deixarmos de trabalhar, algo no qual vou começar a me focar em breve. E a mudar a minha visão acerca do dinheiro. Quando, na minha vida, eu me veria agradecendo pela chegada de uma conta para pagar? É isso mesmo gente, e este conselho do escritor quebrou muitos dos meus paradigmas.

A cada Arquivo de riqueza, aprendemos um Princípio de riqueza, que irá culminar em uma declaração que devemos internalizar. Após, Eker finaliza o capítulo com uma tarefa para preparar a nossa mente para se tornar uma Mente Milionária.

Eu que sempre fui preconceituosa acerca desse tipo de exemplar, considerando-os erroneamente como uma lavagem cerebral ou uma forma de arrancar dinheiro dos menos favorecidos, percebi, depois de ler, que este tipo de ensinamento tem sim o seu valor, e que pode nos ajudar e muito. Porém, não se iludam pensando que basta lê-lo para tudo mudar da noite para o dia.

Não, mudar de estilo de vida requer estudo, dedicação, abnegação e muita vontade, mas se tem uma coisa que descobri nesses últimos 8 meses é que isso é possível e que tal luxo de ser rico não é privilégio de poucos como interiorizamos.

Então, se ficaram curiosos para saber tudo sobre o que o autor fala lhes digo, leiam Os Segredos da Mente Milionária, tirem as suas próprias conclusões e sejam os agentes transformadores dos seus futuros!

Além desse volume, recomendo fortemente a leitura de O Segredo e A Magia, de Rhonda Byrne, igualmente publicados pela Editora Sextante, que possuem temas similares que se complementam.

Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker
Editora Sextante
176 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

9 comentários

  1. Oi Mi.
    Tudo é uma questão de administração né.
    Adorei a ideia proposta no livro, aprender a ter contro,e sobre sua finanças não é uma tarefa fácil, adorei que pode tirar valiosas lições desse livro, como a gratidão pelo que temos, isso é muito importante, enfim adorei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Curti bastante a premissa do livro.
    Estou precisando mesmo de algumas dicas nesse quesito de finanças.
    Parece ser bem interessante e de grande ajuda.
    Não conhecia o livro ainda e fiquei curiosa.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Vishi, não vejo muita graça com esse tipo de livro. Não por achar que é coisa de gente que quer ganhar dinheiro iludindo pessoas ou coisa assim, mas por não me chamar atenção mesmo. Raramente leio coisas do tipo. Mas tenho que dar o braço a torcer ao dizer que tem mesmo algumas coisas legais que dá pra tirar de livros assim. Eles fazem a gente repensar um pouco nas coisas, acho. Isso é legal. Só não tenho animação nenhuma pra pegar livros do tipo =/
    Esse não me chama atenção.

    ResponderExcluir
  4. Mi!
    E quem não quer usufruir de uma vida melhor e poder desfrutar de pequenos luxos que nos dão prazer, sem ficarmos endividados? Acredito que seja o sonho material de qualquer ser humano.
    Já li O segredo o que incentivou e muito algumas mudanças aqui em casa, passamos épocas bem complicadas e hoje, conseguimos um certo equilíbrio.
    Gostaria de ler esse livro e adquirir mais um aprendizado para melhorar.
    Dica importantíssima!
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, o livro é perfeito para quem almeja o sucesso, mas isso requer muito foco e concentração, como deve citar o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Coloquei ele na lista de leitura, porque super importante saber lidar com o dinheiro. As vezes, na maioria da vezes na verdade, somos orgulhosos demais para admitir que não conseguimos nos organizar na finanças. Esse livro é guia ótima para quem conquistar algo mais, e entender e colocar tudo em pratica

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas não sabem cuidar do proprio dinheiro e não querem aprender ou ter um conhecimento. Lidar com o dinheiro é uma coisa muito importante pois pode evitar muitas brigas e dores de cabeça, com certeza vou ler este livro, parece muito bom, e a resenha me ajudou muito a querer ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Administração, saber o que se quer e foco no objetivo!
    Esse livro é mara! Uma pena que a primeira vez em que li estava num momento frágil da vida, então achei legal e não me mexi em nada pra introduzir alguns dos ensinamentos.
    Vou lê-lo novamente, pois tá lá na estante guardado!

    ResponderExcluir
  9. Mi, gosto bastante de livros de autoajuda/crescimento pessoal mas até hoje não lembro de ter lido nada relacionado à dinheiro. Geralmente leio coisas que ajudam a ser uma pessoa melhor, ter mais autoestima, esse tipo de coisa...
    Já tinha ouvido falar nesse livro e também em O segredo, mas não achei que fossem assim tão bons. Achava que era uma "lavagem cerebral" como diz você hahahah vou tentar lê-los!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir