Resenha - Jantar Secreto

Sinopse: "Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles."
Há alguns anos Dante, Hugo, Miguel e Leitão mudaram-se da pequena cidade de Pingo D'Água, no interior do Paraná, para o Rio de Janeiro, onde todos cursariam o ensino superior. Hoje os quatro amigos vivem em um incrível apartamento, que cabe dentro do orçamento dos recém-formados e seguem as suas vidas entre altos e baixos.

O aniversário de Leitão está chegando e para animar o amigo obeso, Hugo e Miguel decidem contratar uma prostituta para tirar a sua virgindade. Cabe a Dante encontrar a garota perfeita e é aí que ele conhece Cora, a única que aceita o serviço sem pestanejar.

O tempo vai passando e a presença de Cora no apartamento se torna quase rotineira para os garotos e, quando eles entendem o motivo, as coisas já estão fora de controle. Para pagar pela companhia da prostituta, Leitão desviou o dinheiro do aluguel durante seis meses e agora, se não quitarem a dívida de quase 30 mil reais, os quatro serão despejados do local em que vivem há tanto tempo.

Hugo é um chef de cozinha que não se deu bem em nenhum restaurante devido ao seu ego, mas tem um talento incontestável. Assim, os jovens decidem organizar jantares em sua residência através de um site que estava em alta. Era para serem jantares simples, mas de bom gosto, apenas para juntar o dinheiro da dívida.

Contudo, Leitão tem uma ideia que vai mudar a vida de todos para sempre: servir carne humana no prato principal. À princípio os outros são contra, mas quando percebem que com apenas um jantar podem arrecadar toda a quantia da qual precisam, a soberba fala mais alto. Mas onde encontrar um corpo apto para ser servido? E será que eles serão capazes de seguir adiante sem serem descobertos?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Raphael Montes é um fenômeno da literatura nacional. Seus livros sempre são bem comentados e depois que li O Vilarejo e Dias Perfeitos, me encantei pela genialidade de sua narrativa e fiquei ansioso pelo seu próximo lançamento. Quando recebi Jantar Secreto aqui em casa, passei na frente de toda a meta de leitura e o devorei em uma tarde.

A escrita de Montes aqui é bastante fluida. Peguei o exemplar apenas para ler os primeiros capítulos e quando percebi já estava na metade. O autor deixou aquela enrolação característica de lado e foi direto ao ponto, criando uma trama instigante e excitante. Cada virar de página me deixava mais curioso acerca do que iria acontecer. 

A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Dante. Dos quatro amigos, Dante é o mais centrado. Ele não se orgulha do que faz, mas percebe estar à frente da chance de crescer na vida, ajudar seus amigos, pôr um fim na crise que está vivendo e dar alguma utilidade ao seu diploma.
 
Os outros personagens foram muito bem caracterizados. De longe, a minha favorita é a prostituta Cora. Desbocada, mas com uma alma serena, Cora prova a todo instante que não deve ser julgada por sua profissão. Seu sonho é ser uma poetisa publicada e trabalhar vendendo o corpo não é nenhum problema para ela se isso for capaz de levá-la a alcançar o seu maior sonho.

Toda questão da carne humana, aqui chamada de carne de gaivota, foi muito bem construída. Montes detalhou tão bem os pratos servidos que em certos momentos me peguei com água na boca, quando o que esperava era sentir repulsa. Acho que nunca teria coragem de ingerir a carne de outro ser humano, mas Raphael faz o leitor considerar essa possibilidade, tamanha a propaganda feita no livro.

O final foi surpreendente e de tirar o fôlego. Faltando cerca de 100 páginas para acabar, eu tive certeza de que o autor estragaria a obra com um desfecho morno. Tudo se encaminhava para uma resolução, mas Montes mostrou que faz jus aos comentários positivos que recebe e me surpreendeu, fechando o texto com chave de ouro.

Um detalhe que me chamou bastante atenção aqui foi a conexão que Raphael fez entre Jantar Secreto e Dias Perfeitos. Em certo momento, os personagens de Dias Perfeitos aparecem momentaneamente na história e adorei ter encontrado essa ligação, que pode passar desapercebida por muitos, tamanha a sutileza.

Quanto à edição física, está sensacional. A capa é simples, mas chama bastante atenção. O corte das páginas é num tom de vermelho, o que só deixa o livro ainda mais belo. As páginas são amareladas, a fonte é grande e a revisão está impecável. Como sempre, a Companhia das Letras arrasou!

Jantar Secreto é fantástico e nos faz questionar a nossa própria sanidade e promete ser a aventura gastronômica mais inesquecível que podemos vivenciar. Sem sombra de dúvidas, recomendo a todos. Leiam e sejam arrebatados assim como eu.

Jantar Secreto - Raphael Montes
Editora Companhia das Letras
376 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

7 comentários

  1. Oi Leonardo.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor mas estou muito curiosa para conferir jantar secreto, gosto quando a narrativa começa com um suspense ou algo que me cative o que parece ser o caso deste livro, gostei também de todo esse senário politico e tudo mais, enfim irei ler com certeza.
    Adorei saber que o autor consegue criar uma conexão com o seus outros livros, isso me impressionou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, que história tensa haha
    Deu água na boca pratos com carne humana? NOSSA!
    Fiquei super curiosa em relação ao desenvolvimento e a construção dessa aventura.
    Ainda mais sendo uma obra nacional.
    Apesar de não curtir muito o gênero, fiquei interessada.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Eu só li o tal Dias Perfeitos e senhor, que autor é esse! Fiquei impressionada com o quanto retorci a cara lendo aquele livro. Era cada coisa bizarra que ele narrava ali que o livro chegou a ficar até difícil de ler em certo momento porque não acreditava onde aquilo estava indo parar. Nem comento o final...
    Deu pra ver que o autor era bom e fiquei com vontade de ler outras coisas dele, mesmo não curtindo tanto esse estilo de leitura.
    Agora, esse livro aqui parece ter ficado ainda mais bizarro! Carne humana? E ele consegue até fazer a gente esquecer a repulsa em certo ponto e ficar afim daquilo? Tá é doido! xD
    Mas deve ter sido muito bem feito essa parte então.
    Confesso que vi umas coisas do livro que me desanimaram um pouco, mas ainda queria ler pra ver como é de qualquer forma. E achei legal essa sutil conexão com o outro livro, de mostrar uns personagens de lá nesse daqui. Acho isso legal.
    Tenho que pegar esse livro pra ler alguma hora...

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    E não assistimos a série do Hannibal onde ele é um cozinheiro de primeira, com pratos suculentos e elaborados de carne humana? Por que não ler um livro que aborda o assunto?
    Fato é que ando muito curiosa para fazer a leitura desse livro, porque gosto da escrita do autor.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, receio que teria dificuldades em ler este livro, devido ao tema, mas como leitores temos que ter o hábito de universalizar nossas leituras, nos inserindo em vários gêneros e assuntos. Pela resenha vejo que o autor tem uma escrita viciante e empolgante. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não é um livro que vá gostar de ler. Não curto muito esta tematica de literatura, acho que prefiro os livros mais estilo romances e aventuras kkkk

    Visitem meu blog!
    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Raphael Montes é um dos meus autores nacionais favoritos, senão O favorito. Li O vilarejo e me apaixonei, já segui para Suicidas e também passei Jantar secreto na frente de tooooooodos os 300 que estão na fila há um tempão hahaha
    Como ainda não li Dias perfeitos (ainda não chegou) não percebi essa presença de personagens em Jantar Secreto, mas espero "me ligar" nessa conexão quando enfim ler a única obra dele que ainda não li.
    Jantar secreto é bom demais, traz muita reflexão e AQUELE FINAL nossa

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir