Sinopse: 'Biblioteca de Almas'' é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas. Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, ''Biblioteca de Almas'' une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única."
ATENÇÃO, esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores. Leiam por sua conta e risco!
Em Cidade dos Etéreos os peculiares viajaram através das fendas para ajudar a Srta. Peregrine, que acreditavam estar aprisionada em sua forma de pássaro. Porém, a ave que eles carregaram esse tempo todo era na verdade Caul, o irmão acólito de Peregrine, que havia preparado uma armadilha para as crianças.
Em Cidade dos Etéreos os peculiares viajaram através das fendas para ajudar a Srta. Peregrine, que acreditavam estar aprisionada em sua forma de pássaro. Porém, a ave que eles carregaram esse tempo todo era na verdade Caul, o irmão acólito de Peregrine, que havia preparado uma armadilha para as crianças.
Durante uma confusão na estação do metrô na Londres dos dias de hoje, o cachorro falante Addison conseguiu impedir que os acólitos levassem Jacob e Emma e agora quer a ajuda deles para resgatar sua ymbryne, a Srta. Wren. O problema é que os peculiares estão nas mãos dos acólitos e cabe a Jacob e Emma salvá-los.
Assim, o trio parte para o Recanto do Demônio, uma fenda de punição onde os acólitos montaram o seu quartel general. Os perigos que cercam essa fenda são conhecidos por todos os peculiares, mas Jacob e Emma não têm alternativa senão enfrentá-los. Se os planos de Caul se concretizarem, o destino do mundo peculiar será seriamente afetado.
Com um prazo extremamente apertado, Jacob, Emma e Addison precisarão mais do que nunca dos seus poderes, além de saber em quem confiar, em um lugar onde ninguém é totalmente honesto. Uma nova habilidade descoberta por Jacob pode ser muito útil, mas também pode lhe trazer muitos problemas...
Após o final de Cidade dos Etéreos, a ansiedade para ler Biblioteca de Almas era tremenda. Graças ao Senhor, a Intrínseca ouviu o apelo dos fãs e publicou o terceiro livro da trilogia apenas seis meses depois do segundo e assim que ficou disponível, solicitei o meu exemplar.
Biblioteca de Almas começa exatamente de onde Cidade dos Etéreos terminou. Ransom Riggs conseguiu manter a aflição do texto e instigar o leitor com o que estava por vir. Essa obra contou com ação o tempo inteiro, nunca deixando a história cair numa monotonia. Porém, nas primeiras duzentas páginas muitas informações foram jogadas sobre o leitor, algumas um tanto desnecessárias, e em determinados momentos me vi precisando voltar alguns parágrafos para entender o que estava acontecendo.
Outra coisa que me incomodou um pouco foi o tamanho dos capítulos. Com uma média de mais de quarenta páginas por capítulo, foi um tanto difícil de me concentrar. Precisava de algumas pausas para respirar e me recuperar dos últimos episódios, mas Ransom seguia a narrativa, nos bombardeando com ainda mais ação e reviravoltas, o que me fez perder um pouco da emoção.
A escrita segue em primeira pessoa, sob a perspectiva de Jacob. Percebi um grande amadurecimento do personagem, que agora está mais preocupado com o destino do mundo peculiar do que com sua relação com Emma. Claro que em alguns momentos ele parece esquecer do relógio correndo e começa a pensar nos lábios da garota, mas não tanto quanto nos livros anteriores.
Disse para vocês nas outras resenhas que o romance entre Jacob e Emma não me convencia, mas aqui foi mais fácil de aturar. Não foi só Jacob que ficou mais ajuizado, Emma está mais flexível e aberta a discutir os problemas ao invés de fugir. Senti que os dois personagens se aproximaram bastante e fiquei contente em ver isso.
O desfecho foi diferente do que eu esperava - e queria -, mas gostei do que Riggs preparou. Algumas partes ficaram clichês, outras um tanto irrelevantes. Porém, avaliando num contexto geral, levando em conta os demais volumes, penso que este foi um final satisfatório e melhor para os personagens. Uma pequena ponta ficou solta e acho que Ransom poderia investir em publicar alguns contos sobre o que aconteceu depois dessa conclusão.
A edição física segue no mesmo padrão de Cidade dos Etéreos, no estilo hardcover americano. A obra em si foi impressa em um tom verde-água maravilhoso e conta com a diagramação colorida e as fotos características da história. A capa é lindíssima e fica perfeita na estante. A revisão também está impecável, não me lembro de ter encontrado erros durante a leitura.
Biblioteca de Almas é uma excelente finalização para essa trilogia que me arrebatou e não posso deixar de recomendá-la a todos. Tenho certeza de que vão se apaixonar assim como eu. Se joguem na leitura!
Biblioteca de Almas - Ransom Riggs
Livro 03
Trilogia O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Editora Intrínseca
416 páginas
Nota 5
Curto bastante quando o "próximo" livro continua de onde o "anterior" parou.
ResponderExcluirNão li os primeiros livros ainda, mas quero muito ler.
Parece ser uma história incrível.
Estou vendo muitos comentários positivos e cada vez ficando mais interessada.
Sua resenha me deixou com aquele sentimento de curiosidade, sério, muito boa.
Espero conhecer as obras em breve.
Beijos,
Caroline Garcia
Oi Leonardo!
ResponderExcluirEu só li o primeiro livro, estou com os outros dois aqui mas quem diz que acho tempo???
Mesmo com os spoilers, gostei muito da sura resenha, tbm fiquei encantada com esse mundo dos peculiares e quero terminar a trilogia assim que eu puder!
Bjo bjo^^
Olá!
ResponderExcluirEstou com grande expectativa para ler essa série. Tenho os dois primeiros livros, mas ainda não comecei a leitura, mas espero fazer em breve. As capas são lindas e as ilustrações me deixam mais curiosa ainda. Sei que vou gostar muito! Resenha perfeita. Abraços.