Resenha - Os Feiticeiros da Tempestade

Sinopse: "O ano é 1453, e o fim dos tempos se aproxima rapidamente no segundo volume da série Ordem da escuridão. Luca Vero tem a missão de identificar os sinais de Deus sobre o apocalipse e apontá-los ao seu superior na Ordem da Escuridão. Junto aos seus companheiros de viagem - entre eles a bela Isolde e a destemida Ishraq - o rapaz chega a uma aldeia pesqueira, onde se depara com uma cruzada formada por crianças determinadas a caminhar até a Terra Santa. Para que cheguem até lá, a promessa divina é de que o mar irá se abrir e, assim como nos relatos bíblicos, o povo passará. Seria mesmo de um sinal divino ou charlatanismo? O mar realmente irá se abrir para os filhos de Deus? Luca duvida dos próprios olhos quando, um dia, vê o mar recuando..."
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers de O Substituto. Leiam por sua conta e risco! 

Luca Vero realizou as suas duas primeiras inquisições e segue seu destino atrás de sinais do Apocalipse para reportar à Ordem e ao Papa. A Igreja acredita que o fim do mundo está próximo e, como Inquisidor, Luca deve investigar tudo de sobrenatural que cruzar seu caminho.

Isolde e Ishraq continuam acompanhando Luca em sua jornada, assim como Freize e o Irmão Peter. As belas moças estão indo até a propriedade do padrinho de Isolde, agora governada pelo filho dele, de quem a Lady de Lucretilli precisa do apoio para recuperar suas terras das mãos do crápula de seu irmão. A partida dela e de Ishraq é iminente, mas ninguém deseja que aconteça.

O grupo está passando por uma aldeia pesqueira quando algo os surpreende: uma Cruzada formada apenas por crianças. Lideradas por Johann, o Bom, um adolescente na casa dos dezesseis anos, os pequenos de todas as raças, idades e lugares acreditam fielmente que Deus falou com Johann e que ele os guiará até a Terra Santa, onde encontrarão aqueles que perderam, quando os mortos se reerguerem.

Luca e o Irmão Peter estão intrigados com tudo isso. Será mesmo que Johann ouviu a voz de Deus ou será ele um charlatão? O garoto diz que aqueles que o seguirem chegarão até Jerusalém atravessando o mar, que se abrirá para eles e não molhará ninguém, da mesma forma que aconteceu com Moisés na Bíblia. Estaria esse milagre realmente prestes a acontecer?

Ao ouvir a pregação de Johann, Luca começa a acreditar que o menino seja realmente um enviado de Deus e deseja segui-lo até a Terra Santa. Ele até aluga um barco para atravessar o mar, pois não acredita realmente que este se abrirá para eles passarem. Mas uma surpresa lhe aguarda. Quando todos estão se preparando para partir, a água começa a recuar e o chão arenoso a aparecer. Como isso é possível?

Johann guia sua Cruzada pelo caminho do mar aberto, mas Freize nota que tem algo de errado. Quando grande parte da caravana já está em meio às águas, o criado percebe uma onda gigante se formando e indo em direção ao povoado, prestes a afogar as pobres crianças. Freize tenta alertá-los, mas já era tarde demais. Luca, Irmão Peter, Isolde e Ishraq ouvem o sobreaviso de Freize e sobem no telhado, onde encontram proteção.

Qual o motivo daquilo tudo? Por que o mar recuou para depois voltar e derrubar tudo ao seu redor? E, o mais importante de tudo: o que aconteceu com Freize quando a onda chegou? Teria ele se afogado em meio a tanta água? Essas perguntas afligem os moradores do povoado e Luca se vê em um grande impasse quando as pessoas acusam Isolde e Ishraq de serem as culpadas. Muitos acreditam que as duas são feiticeiras da tempestade e que invocaram aquela onda para matar as suas crianças.

Agora, o jovem Inquisidor precisará abrir uma investigação para provar que suas duas amigas não têm relação nenhuma com o que aconteceu, enquanto sofre a perda de Freize. Porém, será Luca capaz de alegar a inocência das moças, sendo esta a segunda vez que são acusadas de bruxaria em tão pouco tempo?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Eu li O Substituto, primeiro volume da série Ordem da Escuridão, em maio do ano passado e gostei bastante, apesar de ter tido algumas ressalvas quanto a ele. Quando vi o segundo livro entre as opções de pedido de maio da Galera Record, resolvi me arriscar e solicitar, sem saber muito bem o que esperar, já que preferi não ler a sinopse. E o que encontrei? Bem...

A escrita de Philippa Gregory é maravilhosa, mas nesse segundo tomo ela demorou mais a me prender. As cem primeiras páginas foram um sufoco de ler, mas passado isso, o livro fluiu magicamente e concluí a leitura em uma sentada. Porém, faltou algo para me fazer gostar completamente dessa história.

Os Feiticeiros da Tempestade é narrado em terceira pessoa e não foca apenas em um único personagem. Temos passagens na perspectiva de Luca, Isolde, Freize, Ishraq e até do Irmão Peter. Gosto desse tipo de construção, pois assim conseguimos ampliar a nossa visão dos fatos e saber o que realmente está acontecendo. Além disso, Gregory conseguiu criar um clima de dúvidas e incertezas acerca de Isolde e Ishraq que me fez gostar ainda mais da autora.

Sobre os personagens, infelizmente preciso me repetir. Luca e Isolde - e seu romance água com açúcar - estão completamente intragáveis. De verdade. Ela é sonsa, ele é arrogante e os dois juntos são chatos. Quando havia alguma interação pseudoromântica entre eles, eu tinha vontade de jogar o livro longe. 

Em compensação, Freize e Ishraq continuam roubando a cena. Que personagens mais fabulosos. Freize é um comediante nato e torna tudo isso de inquisição e apocalipse algo mais leve, me fazendo até rir em alguns acontecimentos. Já Ishraq... que mulher! Ela se tornou uma das minhas personagens favoritas da literatura, com seu discurso de empoderamento. Para uma mulher do século XV, Ishraq é muito à frente de seu tempo e seria uma líder feminista maravilhosa nos dias de hoje. Impossível não se apaixonar por ela.

O final da obra foi mais uma vez decepcionante, no estilo "nadou, nadou, nadou e morreu na praia". Criei mil teorias enquanto lia, tentando adivinhar o caminho que a autora seguiria, esperando milhões de reviravoltas, e absolutamente nada - NADA - aconteceu. Pura e simplesmente. Foi tudo uma enrolação sem tamanho, monótono até dizer chega. 

E, por incrível que pareça, ainda assim eu quero continuar lendo a série. Philippa Gregory deixou um pequeno gancho para a sequência, que se chama Fool's Gold (em tradução livre, O Ouro dos Tolos) e espero que a Galera Record não demore em trazê-lo para o Brasil. Fica aqui a dica. ;)

Quanto à edição física, não há muito a comentar. A capa é lindíssima, uma das mais belas da minha estante, e super combina com a do seu predecessor. A diagramação é simples, o espaçamento é bom, as páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho agradável. A revisão está impecável, só me lembro de ter encontrado um erro durante a leitura.

Os Feiticeiros da Tempestade tem, mesmo com seus defeitos, um bom enredo e por isso recomendo essa série a todos. Philippa Gregory é uma excelente autora e tenho a certeza de que ela pode agradar muitos de vocês.

Os Feiticeiros da Tempestade - Philippa Gregory
Livro 02
Série Ordem da Escuridão
Editora Galera Record
320 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 3.5

5 comentários

  1. Não li a resenha por conta dos spoilers, mas li a do primeiro livro pra poder comentar. Amei a premissa, com essa ambientação medieval, Inquisição etc, acho tudo isso muito atrativo. Pensei em outro tipo de história quando vi as capas, mas parece ser uma boa história com bastante mistério. Abraços =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo, tudo bem?
    Eu vi uma ou duas resenhas sobre esse livro e estou me decidindo se começo ou não a leitura. Estou quase me decidindo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo!

    Eu amo as capas dessa série, mais não tive interesse na história, infelizmente.
    Não conheço a escrita da autora, mas tenho vontade de ler algo ela.

    Não li toda sua resenha por causa dos spoilers, espero ter a oportunidade de lê-los um dia!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o livro e sua resenha me tirou o fôlego. Amo histórias assim e estiou louca para ler o livro. No entanto, preciso do primeiro volume para entender melhor a história. Vou procurar nas livrarias para adquiri-los juntos.

    ResponderExcluir
  5. Não li a resenha por medo de pegar spoilers.

    Não conhecia esta série porém achei as capas lindas.

    ResponderExcluir