"O cadáver de uma jovem cientista descoberto na jaula de um centro de estudos de primatas, provavelmente espancado por um chimpanzé. Os restos mortais de uma família de neandertais, assassinada por um primitivo homem de Cro-Magnon, achados no topo de uma montanha nos Alpes. O assassino de crianças Gregory Carnot encontrado morto em sua cela, na cadeia. Um ginecologista especializado em genética selvagemente assassinado dentro de casa. Que elo invisível une esses crimes atrozes, cometidos com trinta mil anos de diferença? Os policiais Lucie Henebelle e Franck Sharko se lançam numa investigação em conjunto. Destroçados pelas terríveis experiências que compartilharam, devorados e estimulados pelo ódio, Lucie e Sharko seguem a trilha da Evolução das espécies, num suspense arrebatador que os conduzirá às origens do Mal."
Oi gente, hoje trago para vocês a resenha de Gataca, de Franck Thilliez, o segundo volume da triologia de A Síndrome E.
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers do primeiro livro! Leiam/vejam por sua conta e risco!
Um ano depois de ter suas duas filhas sequestradas, Clara e Juliette, Lucie Henebelle ainda se recuperava da dor infligida a sua família. Depois de abandonar a polícia e se separar para sempre de Franck Sharko, Lucie rompeu definitivamente com o passado. Sharko, por outro lado, nunca se perdoou pelo sequestro das gêmeas e como não tinha nada mais a perder, saiu do escritório em Nanterre e voltou a trabalhar como um agente da 36 Quaid d'Orfèvres, recomeçando de baixo, com uma arma na mão e diante das trevas, a fim de ocupar o seu tempo e a sua mente de algum jeito.
Sharko foi incumbido de desvendar um misterioso crime: a morte de uma primatologista que investigava a relação entre a lateralidade e a violência nos animais e nos humanos. O que aparentemente se tratava de um crime comum, ganhou nortes inesperados ao descobrirem que Éva, a vítima assassinada, começou a visitar violentos presos em busca de canhotos. Um desses criminosos era nada mais nada menos do que Grégory Carnot, o criminoso responsável pelo rapto das filhas de Lucie. Sharko ficou enlouquecido ao saber da coincidência e acabou transformando o caso em algo pessoal.
Paralelamente, Lucie descobriu que Carnot havia sido encontrado morto em sua cela, tendo cometido um suicídio extremamente doloroso. Decidiu ir ao seu enterro, contrariando as advertências feitas pela sua mãe, no intuito de pôr um fim ao seu sofrimento, porém, como que por ironia do destino, Franck e Lucie se reencontraram no cemitério.
Mesmo sem querer, as vidas de Lucie e Sharko novamente se interligaram em razão de diversos assassinatos que ao longo da história passam a se conectar. Eles não têm mais como manter distância e percebem que somente juntos, de novo, conseguirão ir até o fim dessa história e desvendar a verdade escondida por trás da "Chave e do Cadeado".
O que será que a morte da primatologista, o suicídio de um violento preso, inúmeros homicídios cruéis e um fóssil de um homem primitivo datado de mais de 30 mil anos têm em comum? E o que eles podem representar para o futuro da humanidade? Leiam e descubram!
***
Desde que soube do lançamento de Gataca fiquei enlouquecida para ler. Fiquei muito feliz pela Intrínseca ter decidido lançar o segundo volume assim tão rápido. Se já era fã de Thilliez por causa de A Síndrome E, me tornei ainda mais fã depois de Gataca. Thilliez, para mim, é sem sombra de dúvidas o melhor autor de livros policiais que conheço. É incrível como ele nos seduz de imediato com as suas elaboradas histórias fictícias e com tantos conteúdos de qualidade, científicos e verídicos, explicados no livro, que mexem com a nossa cabeça.
Gataca não é um livro de terror, mas é uma história extremamente tensa e que nos deixa com os nervos a flor da pele e com o psicológico abalado. Inclusive tive um tremendo pesadelo enquanto lia o livro, para verem o nível de entrega que tive ao lê-lo.
Ademais, impossível não mencionar as inúmeras informações científicas que Thilliez nos apresenta no decorrer do texto, que são extremamente apaixonantes e que nos forçam a refletir. Vocês irão encontrar assuntos como genética, imunologia, teoria da evolução e seleção natural, além de inúmeras ideias eugenistas que suscitam numa série de discussões éticas. Afinal, quem tem o direito de decidir a respeito da eutanásia, dos abortos sistemáticos em caso de problema fetal, da rejeição das populações que envelhecem, etc? Para quem gosta um pouco de biologia, medicina, paleontologia e antropologia vai simplesmente amar Gataca, mas mesmo quem não é muito fã desses assuntos, basta ser um pouquinho curioso e ter a mente aberta para se entregar de corpo e alma a esse livro.
A diagramação do livro é simples, o texto é impresso em folhas amarelas e a história, apesar de ser narrada em terceira pessoa, consegue nos conectar rapidamente aos dramas vividos pelos personagens e aos cenários nos quais eles são inseridos, além de conter diversos fatores surpresa no final que não imaginava ser possível neste tipo de narrativa.
Para quem curte o gênero thriller policial/psicológico, Gataca é uma leitura obrigatória, e o mais legal é que vocês não precisam ler A Síndrome E antes (apesar de que super recomendo, por ser um excelente livro), pois as histórias são praticamente independentes e podem ser lidas fora de ordem ou de forma isolada.
Só posso dizer: LEIAM, LEIAM, LEIAM e ajudem Sharko e Lucie a desvendarem "a Gataca".
Gataca - Franck Thilliez
Livro 02
Oi Mi,
ResponderExcluirtudo bem?
Não conhecia essa história, embora não goste de ter pesadelos (risos...) eu adoro tramas policiias e esse parece ser uma excelente dica.
beijos.
Cila- Leitora Voraz
http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Cila, se você curte esse gênero, não perca tempo.. o Thilliez é um gênio do thriller policial/psicológico. Mas vale ressaltar que talvez eu tenha tido pesadelo por estar grávida e extremamente sensível a qualquer tensão externa.. hehe Não quer dizer que você também venha a ter.. hehe Beijos
ExcluirOi Mi, parece interessante esse livro, vi um exemplar na livraria hoje e lembrei de você falando que a história estava te dando até pesadelos, adoro quando o história meche com a vida da gente de alguma maneira. Só sei de uma coisa, fiquei super curiosa.
ResponderExcluirBeijinhos.
Sim, também adoro quando o autor consegue nos prender a ponto de mexer com o nosso psicológico e com os nossos nervos. Mérito dele, totalmente :o) hehe Espero que goste. Beijos
ExcluirOlá Mirelle,
ResponderExcluirDesde de quando anunciaram o primeiro titulo desse autor aqui no Brasil, já fiquei nas expectativas. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler alguma obra sua. Mas, é tão bom encontrar resenhas positivas, porque assim não me desanimo. Adorei seu blog e virei seguidor.
Lucas - Carpe Liber
livrosecontos.blogspot.com
Oi Lucas, obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho e espero você sempre por aqui. Quanto aos livros, leia assim que puder, são maravilhosos! Beijos
ExcluirJa imaginava que o livro seria bom mas agora estou com muito mais vontade de ler, muito interessante
ResponderExcluirEspero que goste. Depois me conte o que achou. Beijos
ExcluirOlá Mi!Como vejo você é fascinada pelos gêneros policiais.Sempre estou vendo você resenhar um livro assim por aqui.E lhe digo(acho que você já sabe) sou também fascinada pelo gênero. Mas ultimamente não estou conseguindo ler algo deste tipo.
ResponderExcluirOlha é difícil eu ler uma resenha sobre o gênero e dizer que não me interessei(hahahaha),mas este livro parece ser mais instigante,eletrizante.Acho que foi pelas menções que você fez.
A maioria dos livros que leio,também tenho sonhos,as vezes pesadelos,as vezes não.Mas entendo sua entrega ao livro e ao impacto que a historia lhe causou.
Sim Mi,eu vou com toda a certeza ler este livro.E foi sua resenha a suas emoções que me fizeram crer que este livro sera diferente para mim.
Parabéns pela resenha!
Beijokas Ana Zuky
http://www.sanguecomamor.com.br/2013/10/resenha-divergente.html
Oi Ana, é curioso que por mais que eu seja apaixonada por esse gênero, li poucos livros nesse estilo até hoje, mas felizmente todos que li valeram super a pena. Realmente Gataca me marcou, em diversos sentidos. Então sim, leia assim que puder. Obrigada pelo carinho. Beijos
ExcluirBastante interessante!!Eu gosto do tema,vou incluí-lo na minha lista...inclusive estou lendo também uma trilogia(A desconstrução de Mara Dyer) que segue o mesmo estilo e confesso que estou com medo dos pesadelos rs...bjos Mi!
ResponderExcluirOi Dea, tu tá gostando de A Desconstrução de Mara Dyer? Não é muito terrorzão, não? Com fantasmas, etc? Eu queria muito ler, mas tenho medo de ficar impressionada e ter mais pesadelos, então acabei deixando de lado.. hehe Beijos
ExcluirPreciso muitooo ler esse. To com comichão já kkkk.
ResponderExcluirAiii, então leia assim que puder! Espero que goste! Beijos
ExcluirEu amei A síndrome E ......... tive vários sonhos com esse livro!!!!!!
ResponderExcluirGostei muito da narrativa do autor , não conhecia até comprar esse livro em uma promoção e posso dizer que me surpreendi muito!!!!
Não vejo a hora de comprar Gataca e começar a leitura.......fiquei doida com o final de A síndrome E!!!
Ótimo vídeo!!!!!!
Beijos !
Oi Vanessa, eu também fiquei doida com o final de A Síndrome E. Não acreditei que tinha terminado daquela forma e estava super curiosa para saber o que aconteceu em seguida, assim como você. Assim que puder, leia Gataca. Espero que goste tanto quanto eu. E a respeito da narrativa do autor, é incrível como ela é envolvente né?! Foram poucos livros na 3ª pessoa que li que gostei desse jeito. Beijos
ExcluirOi MI! Eu gostei dos dois, e achei este menos assustador e mais emocional,os protagonistas estão tão torturados e frágeis, que dá pena. Eu recomendo muito, é um livro para tirar o sono e roer as unhas.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Oi Cida, você tem razão, A Síndrome E é mais aterrorizante, enquanto Gataca mexe muito mais com nossos nervos e nossas emoções. Acho o autor genial por conseguir desencadear esses sentimentos nos leitores. Sim, tenho pena dos protagonistas assim como tenho pena do Robert Langdon do Dan Brown.. kkk como sofrem! Eu queria pelo menos um dia vê-los se darem bem nas histórias.. só para variar.. kkk Beijos
ExcluirAcabei de ler A Síndrome E e estou na metade de GATACA. Não dá pra não amar e ficar fã. Lamento que o mundo ainda não descobriu Franck Thilliez como foi com o Dan Brown. Espero que com a chegada do filme, o mundo esse maravilhoso escritor e as Editoras passem a se interessar em traduzir os outros livros dele. Pensei até em fazer um abaixo-assinado para a Editora Intrínseca para ela trazer mais livros dele ao Brasil, como Atom(ka), La Memoire Fantôme e La Chambre des Morts. O que acha da idéia???? Beijinhosssss
ResponderExcluirOi Bella, concordo plenamente com você. Esse autor é simplesmente demais. Como pode ainda não ter sido descoberto pelo grande público? E agora para tudo! O livro vai virar filme? Jura?? E sim, também fico triste dos outros livros não terem vindo para o Brasil, mas que bom que alguma editora pelo menos se interessou em trazer estes né?! hehe Beijos
ExcluirSou muito fã do Franck Thillie e estou louco pra ler Atom(ka), espero que a Intrínseca publique ele. Os direitos de A Síndrome E já foi vendido e agora é só esperar pelo filme.
ExcluirVamos torcer para que o filme seja tão bom quanto o livro. Beijos
ExcluirEitaaaaaaaaaaaaaa é o estilo que estou lendo atualmente. Obrigada pela dica!!!!
ResponderExcluir