Resenha - Filme Guerra Mundial - Z

"Quando uma doença devastadora se espalha pelo mundo, transformando a população em zumbis, o governo americano recruta o ex-investigador da ONU (Organização das Nações Unidas) Gerry Lane (Brad Pitt) para tentar descobrir o que está acontecendo, e ajudar a salvar a humanidade, considerando que a situação é a pior possível. Assim, ele precisa ir atrás do Paciente Zero, buscar entender as causas do contágio e correr contra o tempo nessa investigação epidemiológica."
Oi pessoal, hoje vou falar sobre o badalado filme Guerra Mundial - Z. Confesso que tinha decidido não assisti-lo. Não achei o trailer nada demais e não sou fã do Brad Pitt a ponto de querer assistir tudo o que ele faz. Mas, no final de semana do dia 07/07/2013, minha mãe quis ver o filme no cinema e como uma boa filha fui acompanhá-la, juntamente com meu primo e uma amiga.. hehe A farra de ir ao cinema com várias pessoas foi muito divertida e ajudou a tornar o filme mais "atrativo".

Essa resenha vai ser bem curtinha porque tudo o que vocês precisam saber está descrito na sinopse. O que posso dizer é que "até" gostei do filme. Ele já começa de forma eletrizante, tem boas cenas de ação, algumas partes mais assustadoras e outras com uma pitada de humor, o que quebrou um pouco o clima de tensão da história, mas que ao meu ver deu um ar "pastelão" à trama. Coisa que não curti muito.

Eu fiquei nervosa o filme todo. A minha mãe chegou a roer uma unha toda e as vezes se jogava assustada em cima de mim, o que foi muito divertido. Sabem aqueles filmes que a gente segura a respiração e só solta ao final? Então, esse é um deles.

Mas então por que eu não achei o filme maravilhoso e não dei cinco corações ao final da resenha? Porque eu achei ele muito clichê e fraco no roteiro, abordando um tema muito batido: zumbis. Não tem muito mais o que inovar nesse assunto. A história novamente se repete: pessoas são infectadas através de mordidas, se transformam em zumbis em poucos minutos e começam a atacar todos que veem na frente. Os mortos-vivos são atraídos por barulho e ninguém sabe qual é a causa da doença muito menos descobrem uma cura para ela. Enquanto isso, outros tantos lutam pela sobrevivência e não medem esforços para salvar suas famílias. Além disso, sempre temos um herói que é quase que um McGyver que sobrevive nas situações mais inusitadas e ao final salva o mundo.

O tempo todo enquanto assistia ao filme tive a sensação de estar vendo alguma produção paralela e inferior de The Walking Dead. Para quem leu o primeiro livro como eu, The Walking Dead, A Ascensão do Governador, vai ter a impressão de estar assistindo a história descrita no livro, claro que não de forma literal, mas bem semelhante. Não tenho nada contra zumbis ou histórias de zumbis, pelo contrário, adoro, sou fã de The Walking Dead, mas já estou um pouco cansada de tanta mesmice, entendem? Só isso.

Agora, para mim, o filme pecou grotescamente em um aspecto: como fazer um filme de zumbis sem sangue? O filme é praticamente asséptico e "politicamente correto", tendo em vista que mal vemos as cenas dos ataques dos zumbis, mordidas ou cérebros explodidos. Que graça há nisso?

Para quem gosta de uma legítima produção Hollywoodiana, bem comercial, com direito até uma cena patética de merchandising no meio da história, vejam que vocês irão gostar.

Título original: World War Z
Roteiro: Damon Lindelof, Matthew Michael Carnahan, Max Brooks
Direção: Marc Forster
116 minutos

TRAILER

26 comentários

  1. Eu não assisti esse filme, mas meu namorado assistiu e disse a mesma coisa que você.
    Achou clichê e sentiu saudades de The Walking Dead. rs
    Beijinhos
    http://llaranjas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu gostei do trailer quando assisti, haha e fiquei bem curiosa em relação ao filme.
    Vou esperar sair em DVD e assistir. *-* Adoro filme apocalíptico ou com zumbis e tal, rs.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. arg, eu já não pretendia assistir, agora então!
    No geral, costumo gostar dos filmes do Brad Pitt, mas esse não me chamou a atenção em nada!
    Eu não li The Walking Dead, mas assisti a serie de tv, e depois dela tudo que fala sobre zumbi parece tão igual.. como se não existisse mais outro assunto a se tratar!
    Meu namorado com certeza vai querer assistir, mas vai ter que esperar para assistir em casa! rsrs tem filmes mais interessantes para se ver no cinema rrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que senti Dreeh, que depois do TWD tudo ficou igual e não tem mais o que explorar sobre esse assunto. Cansei.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Desde que vi o primeiro trailer desse filme, o que mais me impressionou foi a sensação de super produção, o tom radicalmente apocalíptico que eles dão ao tema... Mas nunca fiquei animado mesmo para vê-lo, rsrs.
    Zumbi mesmo, acho que só em Resident Evil que eu aceito. Nem TWD eu gosto muito, rsrs.
    A resenha ficou ótima!!

    Abraços!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que também cansei de Resident, principalmente dos últimos filmes, mas adorava os jogos, levava muito susto.. kkk Beijos

      Excluir
  5. Oi Mi! Achei estranho um filme de zumbis tão clean, o que é isso? Eu queria ver mais por curiosidade mas saber que é tão fraquinho me desanimou totalmente, acredito que exista mais propaganda por causa do elenco do que conteúdo. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que loucura né Cida? Fiquei passada com essa assepsia cirúrgica do filme.. kkk Pois é, pelo visto o fuzuê todo que fizeram foi por causa do Brad. Beijos

      Excluir
  6. Não tenho muito costume de acompanhar histórias de zumbis
    E agora é o que mais tem
    Mas esse filme até que parece interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa temática ficou tão popular que chegou a banalizar.. eu enchi um pouco. Beijos

      Excluir
  7. Oi, Mi! Adoro zumbis e também sou fã de TWD! Confesso que assim que começo a divulgação desse filme fiquei bem curiosa, aliás, pelo trailer promete ser uma boa ação. Agora nem ligo mais tanto e estou esperando sair o dvd mesmo. Só fiquei surpresa em saber que o filme não é tão "zumbis" assim, pois onde já se viu filme com o tema sem sangue e gente mordida? É esperar pra ver agora. :/

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih Raah, então prepare-se para se decepcionar, porque além de não ter sangue, os zumbis correm que nem o The Flash e salta como se fossem super aranhas. Bizarro demais.. kkk Beijos

      Excluir
  8. Tô ansiosa pra ver unicamente pela razão Brad Pitt, HAHA, já imaginava que seria um clichê meio tosco, infelizmente.
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Então veja assim mesmo, quem sabe você não curta e dê bons suspiros durante o filme babando pela "paisagem"? kk Beijos

      Excluir
  9. Oi Mi :)

    Tava bem curiosa quanto a esse filme, mas vi críticas que me tiraram completamente a vontade. Apesar do Brad Pitt, acho que não vale o investimento, haha.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale principalmente no cinema Bah, gastando fortunas num final de semana :o( Affão viu!! hehe Beijos

      Excluir
  10. Oi, Mi.
    Mais uma resenha negativa :/
    Tipo, eu queria mt ver esse filme quando saiu o trailer, ai todas as opiniões que eu via começaram a desanimar. A sua foi a cereja do bolo rsrs
    Cadê o sangue tipico dos filmes de zumbi? Verei, mas sem expectativa nenhuma.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, sinto muito por ser portadora de más notícias/resenhas negativas :o( Mas não podia deixar de dividir minha opinião com vocês. De repente você possa até gostar, se assistir sem expectativas. Vai saber, né? hehe Beijos

      Excluir
  11. Eu ainda não assisti.
    Pô, como assim não tem sangue?? AFFFF
    Mas pelo Brad acho que vale a pena né?!!

    Adorei tudo o que disse sobre ele. Bem melhor que a sinopse.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sem noção né? Zumbis sem sangue.. kkk engraçado que minha mãe preferiu, porque morre de nojinhos.. kkk O Brad é o Brad, né?! Mas acho que ele já foi melhor.. hoje em dia acho que ele tá muito apagado. Beijos

      Excluir
  12. Já li os livros de TWD e acompanho a série. Tudo bem que a temática seja idêntica (zumbis), mas Guerra Mundial Z é mais voltado para ação, enquanto TWD tem todo um apelo ao drama e um olhar especial nos relacionamentos em meio ao caos. Concordo com você que tudo relacionado a zumbis já deu o que tinha que dar. Abraços, DuLapa.

    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Du, até entendo que o filme seja voltado para ação, mas ao meu ver, não é por isso que o enredo deva ser fraco. Acho que podia haver um equilíbrio na produção, porque sem história ela ficou extremamente fraca. Não adianta, não curti :o( Beijos

      Excluir
  13. Sou uma analfabeta no assunto Zumbis. Nunca li nem assisti algo sobre. Ah na verdade vi uma minúscula parte de The Walking Dead que estava passando uma vez na Band se não me engano, vi um machado voando e acertando o pescoço da criatura. O pouco que vi me fez ficar sem nenhuma vontade de assistir qualquer outra coisa. Um amigo meu viu o filme no cinema e disse que não era lá essas coisas. E como assim não tem nem sangue? Como se faz um filme de zumbis sem sangue?? É, essa mesmice de super herói que salva todo mundo no final do filme e tem milhares de cenas de quase morte das quais eles saem sem um arranhão já tiveram sua quota. Nem vou querer ver o filme, se quiser ver zumbis vou assistir TWD. Obrigada pela dica Mi. Assim poupo tempo hehe


    Beijoos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso Greice, você resumiu perfeitamente a história: "É, essa mesmice de super herói que salva todo mundo no final do filme e tem milhares de cenas de quase morte das quais eles saem sem um arranhão já tiveram sua quota." Sinceramente, não recomendo, a não ser que você seja muito fã do Brad, caso contrário, veja TWD que você vai ganhar muito mais com isso. Beijos

      Excluir