Entrevista - Autora Paula Brackston

Oi gente, hoje trago mais uma entrevista para vocês, dessa vez com a autora Paula Brackston, que escreveu o livro A Filha da Feiticeira, publicado no Brasil pela Editora Bertrand Brasil.

Quem quiser saber mais sobre o livro, leia a resenha que fiz sobre ele AQUI.

Desde que terminei a história fiquei enlouquecida para falar com a Paula sobre a obra. Entrei em contato com ela que me respondeu prontamente. Fiquei muito feliz com a atenção e o carinho da autora, o que me fez gostar ainda mais do livro e me tornar ainda mais fã dela. Agora estou ávida esperando por The Winter Witch.

Essa entrevista foi feita através de email, no dia 16/07/13.

P.S. A tradução foi feita por mim, peço desculpas por algum eventual erro. 

ATENÇÃO! Para quem não leu o livro, cuidado, a entrevista pode conter alguns spoilers da história!! Leiam por sua conta e risco!!

MC: Como surgiu a ideia de escrever o livro A Filha da Feiticeira?

PB: Eu estava lendo sobre a história das bruxas na Inglaterra. Hoje em dia, temos a tendência de ver essas mulheres como curandeiras ou senhoras impossibilitadas de se defenderem, mas eu comecei a pensar 'E se alguma delas realmente fosse uma bruxa?

MC: Quando você começou a escrever já tinha a história toda pronta na cabeça ou ela foi tomando forma e se modificando enquanto escrevia? Quanto tempo levou para você finalizar o livro?

PB: Levei cerca de um ano e meio para escrever o livro. Eu sabia o tipo de história que eu queria escrever e eu tinha uma imagem muito clara de Elizabeth, mas eu não tinha certeza para onde a história iria me levar e, portanto, a deixei fluir.

MC: Você se inspirou em alguém para dar vida aos personagens? Qual seu personagem favorito?

PB: Agora você está me pedindo para escolher entre os meus bebês! Eu acho que todos os meus personagens têm elementos de pessoas que conheci, mas eles não são realmente baseados em ninguém.

MC: Você criou Gideon como alguém extremamente mau, e a Bess como o oposto dele. O livro retrata implicitamente a luta do bem contra o mal?

PB: Acho o bem contra o mal é uma história que todos podem entender e se sentir conectados. A vida é sobre a escolha de caminhos, e muitas vezes é apenas a nossa bússola moral que aponta na direção certa.

MC: Você acha que o Gideon seria capaz de se tornar uma pessoa melhor nas Terras do Verão?

PB:  Ah, espere a continuação

(MC: Oh, meu Deus, não sabia que teria uma continuação, que máximo!!)

MC: O que fez você escolher a música Greensleeves para ser tema da relação de Gideon e Elizabeth? Eu não conhecia essa música. Você falou tantas vezes dela no livro que fui procurá-la no youtube e ouvia enquanto lia a história.

PB: Greensleeves é uma canção muito antiga. Todo mundo por aqui conhece. Há uma teoria de que a letra foi escrita pelo rei Henrique VIII. Por causa disso, essa música teria sido provavelmente muito popular entre os ingleses em 1600. Eu presumo que tenha sido originalmente tocada em um alaúde ou algo similar, mas ouvi gravações dela sendo tocada por praticamente todos os instrumentos, incluindo uma versão rock em uma guitarra elétrica!

MC: Como foi o processo de pesquisa sobre os eventos históricos citados no livro e quanto tempo demorou para fazê-la?

MC: Você já estava certa que iria utilizar os períodos históricos referentes a peste negra, a caça as bruxas, o Jack O Estripador e a Primeira Guerra Mundial e foi pesquisar sobre eles, ou durante a pesquisa é que esses períodos históricos se tornaram interessantes para você? (Achei muito interessante você ter usado os nomes reais de algumas vítimas do Jack O Estripador, e da forma que você o inseriu no livro dando a entender que ele seria o Gideon.)

MC: Qual período histórico você mais gostou de escrever no livro?

MC: Você sempre gostou de bruxaria? Teve que fazer muita pesquisa sobre a cultura Wicca para escrever o livro?

PB:  Vou tentar responder a todas as suas perguntas acima conjuntamente. Eu amo fazer pesquisas! Eu tenho que me conter e estabelecer limites ou senão eu nunca conseguiria escrever de fato. Dito isto, como estou escrevendo ficção, então eu me permito usar fatos e situações reais de uma forma criativa. Eu gosto de obter pequenos detalhes como - roupas, alimentos, tecnologia, esse tipo de coisa - porque eu acho que autenticidade ao texto. Acho que a minha época favorita foi a vitoriana em Londres, mas é difícil escolher, porque a parte da primeira guerra mundial também foi fascinante de pesquisar, apesar de trágica. A bruxaria foi divertida de investigar, e eu trouxe um monte de coisas curiosas para casa para ajudar a me concentrar. As crianças adoraram - livros de feitiços, poções de ervas, imagens de bruxas, etc -, mas alguns visitantes ficaram um pouco nervosos.

MC: Eu sou leiga no assunto, não tenho conhecimento sobre feitiçaria, mas para mim, tudo o que você escreveu sobre o assunto está tão perfeito que preciso perguntar, você é uma feiticeira? Ou conheceu alguma feiticeira que te ensinou ou te ajudou a escrever o livro?

PB: Infelizmente, eu não sou uma bruxa, mas esta é uma das razões pelas quais eu me tornei uma escritora, para passar algum tempo sendo uma pessoa completamente diferente. Afinal, eu nunca fui um cirurgião ou um soldado ou um caçador de bruxas!

MC: O livro terá uma continuação? Achei que você deixou um final que desse a entender que a história iria continuar, e fiquei torcendo para que sim.

PB: Então :o) Veja acima.

MC: Qual sua passagem do livro favorita?

PB: Isso é muito difícil de responder. Eu adorei escrever a cena da fenação no início da história de Bess, porque me levou de volta à minha infância. Mas, a cena que mais me comoveu enquanto eu estava escrevendo foi aquela sobre os cavalos puxando vagões com suprimentos e até armamentos na guerra. Essa cena foi baseada em um registro histórico.

MC: Você está escrevendo um novo livro no momento ou tem futuros projetos para isso? Pode nos falar um pouco a respeito?

PB: Meu próximo livro a ser publicado no Brasil pela Bertrand será The Winter Wich, ambientado no início do século XIX, no País de Gales. Fala sobre uma jovem bruxa selvagem, elemental, que tem que aceitar um casamento arranjado com um tropeiro e se mudar para uma nova casa na montanha. Lá ela descobre que sua estranheza a distingue, e por isso, logo estará em perigo mortal.

MC: Você poderia deixar um recado para os fãs brasileiros?

PB: É realmente emocionante pensar que meu pequeno livro encontrou um lar no Brasil e que está sendo lido por muitas pessoas. Eu amo receber feedback dos leitores. Todos estão convidados a visitar o meu site e blog e enviar comentários ou mensagens. Tenho a sensação de que seu país é um lugar naturalmente cheio de magia, então talvez seja por isso que os leitores se conectaram com A Filha da Feiticeira. Muito obrigada pelo espaço que você dedicou a mim no seu blog. Continue lendo que eu vou continuar escrevendo!

E aí gente, gostaram? Para entrarem no clima do livro, escutem a música Greensleeves na versão instrumental. Para mim essa é uma das versões mais bonitas!! 

20 comentários

  1. Ainda não tinha lido o livro dela, mas a temática me atraiu muito. Uau, ela é uma simpatia, adorei a entrevista!!! E, poxa, excelente tradução, você parece ser bem fluente no inglês...

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma querida mesmo! Leia o livro que você vai gostar. E quanto ao inglês, me viro do jeito que consigo.. hehe Beijos

      Excluir
  2. Não li o livro ainda, mas tenho interesse pois gosto muito desse tema. Também não sabia da continuação.

    Indiquei você em uma tag

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/2013/08/tag-nacionais-da-minha-estante.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada por essa temática, e adorei a misturada que ela deu entre ficção e realidade. Eu também não sabia da continuação, fiquei muito feliz ao descobrir. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  3. Eu adoro a capa do livro dela, mas confesso que ainda não o peguei para ler. Ando fugindo de fantasias.
    A sua entrevista esta impecável! Eu amei as traduções e ele me parece muito simpática. Quando era adolescente também fui muito ligada a esse lance de bruxas.
    Acho que vou encarar uma fantasia. hehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encare Carol, tenho certeza de que você vai gostar, porque esse livro promete muita magia e aventura. Beijos

      Excluir
  4. Capa Linda >.<
    Esse está na minha lista!
    Amei a entrevista. Juro que não sabia da continuação.
    Bjos

    http://euleiosophieoliver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estava torcendo pra não ter alerta de spoiler! :(
    Li algumas perguntas morrendo de medo, mas vi que vai ter continuação, fiquei empolgada.
    Sabia do livro, mas não tinha me interessado muito nele, só depois da resenha. Tem cara de que vai ser igual a Como se Livrar de Um Vampiro Apaixonado, 00:30 do nada eu vou pensar "eu preciso ler esse livro!", não sei porque, mas sinto que vai ser assim, kkkkkk.
    Adorei a música, pelo o que eu sei do livro, parece se encaixar muito com ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, sabia que não ia dar, porque queria perguntar coisas específicas da história.. hehe Depois me conta quando esse "clique" acontecer e você começar a lê-lo. Sim, a música para mim tem tudo a ver com a história. Ótima escolha da autora. Beijos

      Excluir
  6. Eu adoro história antiga, e um livro ambientado nesses períodos sempre me conquista!! Adorei a entrevista. E a escolha da música que ela fez? Nossa, uma música de 1600???
    Ela é uma fofa em aceitar fazer a entrevista para uma fã brasileira!!
    Parabéns pelo post. Vou lá agora ler sua resenha.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Cila. A autora foi uma querida mesmo. Adorei as respostas dela, sobre como por ex. quase todo mundo na Inglaterra conhece coisas antigas, algo que não temos aqui no Brasil, né, até porque parece que desprezamos nossa própria cultura e idolatramos só o que vem de fora.. e falo de mim também, infelizmente.. sinto que nasci no país errado.. hehe Beijos

      Excluir
  7. Só pelo comentário final dela ela já ganhou minha confiança e apoio! Ela responde uma pergunta e te dá duas respostas, continuação \o.
    Ela tendo te respondido já me fez virar fã kkkk acho o máximo autores que respondem. Agora me veio em mente Nicholas Sparks, será que essa pessoa responderia um email?? Meio improvável mas...
    Não li o livro ainda então não tenho muito o que acrescentar :*
    Parabéns pela entrevista Mi, adorei as perguntas agora fico naquela vontade de ler as respostas de outra escritora...

    Beijoos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só, adoro quando as entrevistas são assim produtivas. Dá para ver quando um autor responde com satisfação, né?! Pois é, seria que o NS responderia? Tenta ué.. hehe kkk em breve trarei mais entrevistas para vocês. Beijos

      Excluir
  8. Nossa Mi que entrevista MARAVILHOSA.
    Ainda não li o livro,e ele já esta há um tempo em minha lista de desejados(hahahaha).
    Olha sobre o assunto de bruxas,eu sou uma pessoa que adora abordar ou ler algo sobre o mesmo.E o livro pelo jeito é bem isso.Então simplesmente quero muito(depois desta entrevista) ler o livro.
    Parabéns pela entrevista. E a escritora é simplesmente muito simpática em suas respostas.

    PS:OMG!Não acredito que terá continuação!!!!!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, fico feliz que tenha gostado. A autora é mesmo uma fofa. Leia o livro assim que puderes, e espero que goste. Beijos

      Excluir
  9. Eu não conhecia a autora, acho que já vi o livro dela, mas não me lembro muito bem, adorei conhece-la melhor a entrevisto ficou super bacana e eu não vejo a hora de poder ler o livro dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é realmente uma simpatia. Espero que goste do livro. Beijos

      Excluir
  10. Eu vi a capa do livro e logo me apaixonei, comecei a ler e não consegui mais parar. Me apaixonei pelo livro, to esperando ansiosamente para uma data de lançamento da continuação e do outro livro Feiticeira de inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia, a capa é realmente linda. A história me surpreendeu bastante. Infelizmente ainda não escutei nada a respeito dos outros livros da autora. Beijos

      Excluir