Resenha - Filme O Homem de Aço

"No panteão dos super-heróis, Superman é o mais reconhecido e reverenciado personagem de todos os tempos. Clark Kent/Kal-El (Henry Cavill) é um jornalista de vinte e tantos anos que se sente alienado por poderes além da sua imaginação. Transportado anos antes de Krypton, um planeta distante e muito mais avançado, para a Terra, Clark luta com a questão derradeira, 'Por que estou aqui?'. Moldado pelos valores dos seus pais adotivos, Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark descobre que ter habilidades extraordinárias significa tomar difíceis decisões. Quando o mundo precisa desesperadamente de estabilidade, uma ameaça ainda maior surge. Clark precisa se tornar o Homem de Aço, para proteger as pessoas que ama e brilhar como o guia para a esperança do mundo - o Superman."
Oi gente, quem é frequentador do blog sabe que eu amo o Super-Homem, né?! Pois bem, no dia 09/07 tive o privilégio de ir na pré-estreia do filme, com direito a cinema 3D, pipoca e refri, com um acompanhante, e tudo de graça, porque ganhei os ingressos numa promoção! Não tem como não amar, né?

A noite teria sido simplesmente perfeita se um incidente não tivesse acontecido. Perdi minha aliança de casamento durante o filme. Ainda não entendi como, mas ela simplesmente sumiu e ninguém achou. Me senti a Poppy do livro Fiquei com seu número da Sophie Kinsella, distribuindo meu cartão para todo mundo na esperança de que alguém achasse e me ligasse, o que infelizmente não aconteceu e fiquei muito, muito triste!

Voltando ao filme...

Não é segredo para ninguém que Clark Kent, ou melhor, Kal-El, não é um ser do nosso planeta. Ele foi enviado de Krypton por seus pais, Lara e Jor-El, um pouco antes do planeta explodir e carrega consigo um importante legado de seu povo.

Clark foi criado no Kansas por seus pais adotivos Martha e Jonathan, que tentam protegê-lo e escondê-lo do mundo a todo custo. Clark a vida toda se sentiu diferente e excluído e viveu em busca de respostas para o que ele é e por que foi enviado para a Terra. Em meio a tantas dúvidas, Clark ainda terá que enfrentar uma ameaça mortal para a humanidade: General Zod, que invade o planeta com seu exército no intuito de dizimar a população da Terra e transformá-la em uma nova Krypton.

O Homem de Aço terá que escolher: se junta a Zod e a seu povo nessa empreitada ou dá a vida por aqueles que sempre o desprezaram? Assistam e descubram!!

***

Gente, não tenho palavras para dizer o quanto gostei do filme!! O elenco é perfeito, o roteiro é excelente, as cenas de ação são maravilhosas e na medida certa e a estrutura do filme é ótima. Explico!! O filme não tem uma sequência lógica de início, meio e fim. Assim como diversos livros que adoro, ele vai e volta no tempo nos mostrando Clark em diversas idades e situações, e eu adoro esse dinamismo nos enredos, faz tudo ficar muito mais emocionante e interessante. Achei uma ótica sacada, porque senão o filme teria ficado muito chato e monótono se tivessem mostrado a história de Clark desde pequenininho até os dias atuais (isso é coisa para os seriados ou livros fazerem). Então os cortes feitos foram mais do que necessários.

Não sou grande conhecedora dessa história em quadrinhos, só conheço o Super-Homem pelos filmes que já assisti e pelo que lembro do seriado Lois & Clark, mas tive a impressão de que fizeram uma bela modificação no enredo do filme, algo que sinceramente não me incomodou, até gostei. Não vou contar o que, mas assistam e me digam o que acharam depois.

Em relação ao elenco, ele bombou. O filme está recheado de excelentes atores, desde os mais consagrados como Russell Crowe, Kevin Costner e Diane Lane, até os secundários, como por exemplo, os atores que interpretaram a versão de Clark mais jovem. O Henry Cavill está tudo de bom como o Super-Homem, tudo de bom mesmo!! kkk Meninos, desculpem, mas não pude deixar de suspirar nas cenas em que ele está sem camisa, minha nossa, ele é um colírio de 2 litros para os olhos.. kkkkk Além de ter convencido no papel e ter demonstrado estar bem à vontade no personagem. E eu amo a Amy Adams, que faz a Lois, acho ela fofa demais. Achei ela ótima no papel, bem enxerida, mandona e engraçada, como a Lois deve ser, além de ser uma jornalista com ótimo faro e senso de justiça. Adorei o jeito que eles se conhecem e a relação construída entre eles. Ela teve um papel crucial na história. Acho que depois da Teri Hatcher, a Amy é a minha Lois preferida.

Mas o que mais gostei é que o filme não se resume a cenas de ação. Detesto esses filmes "sem história", que é só quebra-quebra e matança, e cenários voando para todo lado. Acho um desperdício de tempo ficar assistindo esse tipo de produção, como foi para mim o Guerra Mundial -Z, por exemplo. Ok, claro que tem muito disso por aqui, porque é necessário, mas são em algumas cenas, apenas em parte do filme, porque ao contrário de muitos, O Homem de Aço tem uma "história por trás", tudo tem um sentido e eles se preocuparam em conectar as pontas.

Ademais, tive a sensação de que o filme fala sobre algo muito mais profundo, como o sentimento de liberdade, de liberdade de um povo, de liberdade de escolhas, de liberdade de ser o que queremos ser, e sermos respeitados por isso, de lutarmos pelos nossos ideais, de decidir o que é certo e errado, de sermos justos. E esses valores e conceitos são apresentados de forma sutil e ao mesmo tempo pontual na história.

O único ponto que para mim pode ser considerado como negativo é que a cópia que eu assisti era dublada :o( Porém, incrivelmente, não foi uma dublagem horrorosa como estamos acostumados a assistir. Acho que fiquei tão envolvida com o filme que deixei esse aspecto passar. Mas com certeza esse filme merece ser assistido novamente na versão legendada, que é o que pretendo fazer. E agora estou louca para assistir a continuação, porque tem que ter, né?!  

Apenas uma curiosidade, tinha uma criança pequena na sessão que ficava o tempo todo perguntando se "alguém" tinha morrido. Foi muito engraçado, porque a cada vez que ele falava "Ele morreu?" o cinema caía na gargalhada. Mas ao mesmo tempo quebrou o clima do filme, porque em várias cenas tensas, em que devíamos ficar concentrados e emocionados, a criança falava algo e todos riam. Para mim isso atrapalhou um pouco. Então nada melhor do que ver o filme de novo no silêncio do lar compenetrada ao máximo.. hehe

Gente, vejam!! Super recomendo!!

Título original: Man of Steel
Roteiro: Christopher Nolan, David S. Goyer, Jerry Siegel, Joe Shuster
Direção: Zack Snyder
130 minutos

TRAILER

22 comentários

  1. Oi Mi,

    Sinto muito pela sua aliança, passei pelo mesmo mas foi na UTI do hospital que trabalhei, sempre tinha que tirar a aliança porque não se entra na Uti com essas coisinhas e tals, mas um belo dia não encontrei no bolso do meu jaleco (lugar onde eu sempre guardava), enfim, tive que comprar outra.

    Quanto ao filme estou louca para assistir, não vejo a hora de lançarem aqui na minha cidade (infelizmente nem imagino quando isso vai ser :p), Pela sua resenha o filme deve ser realmente incrível, eu também gosto bastante desse carinha e tenho boas expectativas para esse filme.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo quando isso acontece Delmara.. mas paciência, ninguém está livre disso, né?! O duro é pensar que alguém achou e que ficou para si. Bom, quanto ao filme, assista assim que puder que ele é ótimooo!! Beijos

      Excluir
  2. Oie :)

    Puutz você perdeu sua aliança no cinema meu deus, imediatamente lembrei da Poppy também kkkkkk tomara que você ache Mi, estou morrendo de vontade de ver esse filme ainda mais pelo o que você disse sobre o elenco e a produção, super man é foda !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, obrigada pela torcida. Quanto ao filme, foi sem sombra de dúvidas o melhor que eu já vi sobre o Super-Homem. Amei demais e não vejo a hora de revê-lo. Beijos

      Excluir
  3. Vou conferir nesse sábado, mas pelo que vi nos trailers tem tudo para resgatar o sucesso de Super-Homem dando início a uma nova trajetória e uma possível continuação que, como em toda história de super herói, o vilão tem papel fundamental, se conseguirem acertar como fizeram com o Coringa em 'Batman - O Cavaleiro das Trevas' tem tudo para ser sucesso absoluto, isso já pensando em uma continuação para O Homem de Aço.

    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente, este filme tem tudo para virar uma série de grande sucesso.. espero que a continuação seja tão boa quanto o primeiro filme. Beijos

      Excluir
  4. Que coincidência, perdi uma aliança, mas era de compromisso no cinema também. Acho que por causa do sal da pipoca ela escorregou. Quanto ao filme, quero muito assistir pois também sou fã. Fiquei curiosa em saber quais são essa mudanças.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Sil que cheguei a pensar se a perdi no pacote de pipoca?! É uma opção viável realmente. Que dó.. hehe Espero que goste do filme, amei! Beijos

      Excluir
  5. Oi
    Nossa que chato perder a aliança, Tomara que alguém de bem tenha encontrado...
    Ah eu simplesmente amo o super homem então qualquer filme é muito bem vindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vou continuar torcendo. Espero que goste do filme. Beijos

      Excluir
  6. Ainda não vi o filme novo e eu lia os quadrinhos do Super desde criança. Parece mesmo que vai bombar mas... ainda acho que a melhor personificação foi o Reeve pois ele era perfeito! E apesar de ser do Richard Donner nem achava aqueles filmes tão bons, gostava mais da "ideia" em si. Via Lois e Clark, achava engraçado e gostava do fato do Superman ser apenas o "coadjuvante", isso me intrigava e fascinava. Vi o Superman returns e gostei da escolha do elenco, tomei o filme como uma boa reverência ao filme de 78.
    Na vibe do batmam begins acho que esse novo filme do super vai brindar todo mundo com muita ação mesmo, que é o que leva muita gente ao cinema. Tb acho a Amy Adams uma fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o filme foi impecável no quesito ação, mas para mim ele foi muito além disso. Não tenho muita base de comparação como você tem, mas gostei bastante. Espero que divirta-se. Beijos

      Excluir
  7. Assisti o filme na internet e estou com você em tudo,fiquei sem palavras pelo tanto de maravilha que o filme foi. A adaptação, o elenco,a história em si,o como foi trabalhado...Enfim,impecavelmente é uma definição pequena para ele.
    Assistirei novamente,diversas vezes,vale a pena!
    Ótima resenha,sempre tão sincera!
    Beijos Mi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que você também gostou Karla.. estou louca para rever o filme em inglês.. bom demais, né?! hehe Obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  8. Que triste essa coisa da aliança, Mi! O seu marido te ajudou nas buscas? Se você tiver deixado, informações pode ser que liguem. Meu irmão perdeu a carteira cheia de dinheiro e o cidadão que achou nos telefonou na hora. Foi impressionante. Espero que dê tudo certo. Eu vou parecer muito bobinha se disser que amo o Clark Kent de Smallville? Vergonha alheia, eu sei. Mas eu achava a série ótima! Nunca tive muita simpatia pelos filmes, mas confesso que a Amy Adams me ganhou. Agora fiquei louca para assistir e ver se ela me faz gostar pela primeira vez na vida da Louis Lane. Nunca fui com a cara da bendita! Mas só pelos seus elogios ao roteiro, dá pra ver uma abordagem que cai na mesmice. Pode ser que eu goste, né?

    Você já viu Universidade Monstros? Dizem que é tão lindo! Bem que eu ia gostar de uma resenha sobre ele. Isso foi uma indireta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu marido ajudou sim. Tenho ligado para o cinema todos os dias, mas por enquanto nada.. kkk não se preocupe, todos amamos algum personagem como Clark Kent de Smallville.. kkk eu particularmente não curto ele não, mas porque ele não faz meu tipo.. kkk Mas a série é legal sim, só que não vi toda, via só pedaços. Espero que goste do filme, depois me conte.
      Ahhh, ainda não vi Universidade Monstros, mas não vejo a hora de poder assistir, amo demais essa animação. Ok, entendi o ultimato. Fala para o Junior.. kkk porque sempre preciso arrastar ele para o cinema, é uma tristeza. Se deixar, a gente só vai ver quando chegar na locadora.. kkk Beijos

      Excluir
  9. Eu não consigo gostar do Super-homem!
    Já tentei assistir a filmes dele, mas simplesmente não desce!
    É igual a serie Smallville rs
    acho que ele é o único super herói que eu não gosto rsrsr
    Mas é muito bom quando gostamos de algo e isso é correspondido. Fico feliz por você.
    Sobre a sua aliança já falei o quando tiquei triste neh?! =/

    Beeijos, Dreeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Dreeh, mas Smallville não chega nem aos pés desse filme.. aquele Super-Homem era um idiota. Esse é um "Super-Homem".. kkkk Sim, é realmente muito bom quando gostamos de um filme ou de um livro, faz com que a gente se sinta satisfeito em ter investido nosso tempo vendo ou lendo a história :o) Beijos

      Excluir
  10. Cheguei ao final!!!
    Nem sei o que penso a respeito do Super Man, faz muito tempo que assisti algo em que ele aparecia, nem lembro direito, eu sei que eu gosto de Kripto o Super-Cão kkk , ele sim é legal
    Mas eu acho que não sou a maior fã do Super Man, mas a resenha me chamou atenção e fiquei curiosa para ver mas acho que eu gostaria mais de ver no cinema.
    "não pude deixar de suspirar nas cenas em que ele está sem camisa", Mirelle o que que é isso hein??? kkkkkkkkk
    Acho que agora eu vou assistir kkkk
    Essa história da criança é engraçada, fiquei imaginando a cena. Sobre a aliança já sabes que estamos tristes não é, se pudesse fazer alguma coisa juro que faria. Enfim, no final tudo vai dar certo, pois é claro que o Sol vai voltar amanhã!

    Beijoos, Greice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então quer dizer que se não te convenci a assistir o filme pela história te convenci pelas cenas sem camisa?? kkkk Não pude deixar de brincar, sorry.. Ainda bem que o Junior não liga para isso, ele fica esperando as horas em que vou suspirar porque eu simplesmente não resisto a um homem bonito... quem resiste?? kkkk
      Obrigada amiga, sei sim que você ajudaria se pudesse. Obrigada pelo carinho de sempre e pela mensagem de otimismo. No fundo eu sei que tudo sempre vai se ajeitar para o bem. Mil beijos

      Excluir
  11. Mi, vendo o filme agora, me lembrei de vc, dessa resenha e que eu tinha comentado aqui kkkkkk, uma coisa me levou a outra....ainda mais que eu me lembro que tinha reclamado kkkkkk
    Nossa, achei fraquíssimo, sem pé, nem cabeça e não é o fato de "ir e voltar" na história, também adoro isso.... mas várias vezes quis desligar o DVD e largar para lá, mas como eu ia poder "reclamar" depois?
    Já começa mostrando um Kripton sujo e feio e em guerra, mas Kripton era uma civilização pacífica...
    Ele meio que vira o Superman "do nada", Lois e Clark/ Ka-el/ Superman, não sei nem mais quem é quem... se encontram do nada também....odiei ver Perry White negro, e a vida dele de repórter no Planeta diário? Ele vive de quê? Clark Kent também é um repórter premiado, enfim... E a pergunta que não quer calar: Onde está o Lex Luthor? Será que esqueceram que ele existe? e mais um milhão de coisas que nem dá para ficar citando
    grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Poxa Rê, que pena que você gostou, e olha só.. o filme fala sobre o início de tudo.. a época do Lex é bem depois.. tanto é que o Clark recém entrou no Planeta Diário, ambos são bem novinhos.. provavelmente Lex ficará para a continuação. Beijos

      Excluir