Semana Neil Gaiman - Conheçam o Autor - Dia 1

Oi meus queridos, tudo bem com vocês? Preparados para mais uma semana especial aqui no blog? Da outra vez fiz uma semana de posts dedicados aos thrillers e policiais (quem quiser, confira AQUI). Sei que teve muita gente que gostou, então agora, em parceria com a Editora Intrínseca, farei uma semana especial dedicada ao autor mais falado do momento: Neil Gaiman, e seu mais novo livro chamado O Oceano no Fim do Caminho.

Achei muito legal a iniciativa da Editora em organizar essa semana sobre o Neil, foi uma ótima oportunidade para eu pesquisar sobre ele, conhecê-lo melhor e me interessar pelas suas obras, porque até então eu nunca tinha lido nenhum livro dele e muito menos conhecia sua história de vida.

Até o dia 03/07 farei posts exclusivos sobre o autor, suas obras, resenharei o novo livro O Oceano no Fim do Caminho e é claro, farei uma ótima promoção para vocês, que não poderia faltar, né?! Sei que vocês adoram, e essa será bem especial!! Aguardem!! Espero que gostem de conhecer um pouco mais sobre o excêntrico e eclético Neil Gaiman e seu novo livro O Oceano no Fim do Caminho!!

Frisando, não me tornei nenhuma expert no assunto. Apenas irei compartilhar com vocês as informações que encontrei nas pesquisas que fiz pela net. Quem é fã do Neil e entendedor do assunto, por favor, sinta-se à vontade para contribuir e dividir seu conhecimento conosco nos comentários, ok?!

"Nascido em Hampshire, Inglaterra, Neil Gaiman hoje vive nos Estados Unidos, perto de Minneapolis. Descobriu seu amor pelos livros na infância e devorava as histórias de C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, James Branch Cabell e Edgar Alan Poe, entre outros autores. Começou a carreira como jornalista, mas logo o talento para construir tramas e universos únicos foi levado para o mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e depois para a ficção adulta e infantojuvenil. Suas obras receberam inúmeros prêmios e medalhas e foram adaptadas em bem-sucedidas versões para cinema, televisão e até ópera. O oceano no fim do caminho é seu primeiro romance adulto desde 2005." Fonte.

Para quem não sabe, Neil Gaiman é uma pessoa de múltiplos talentos e acho que no livro O Oceano no Fim do Caminho pudemos perceber isso claramente. Neil tem a alma de uma criança e as crianças são criativas, inventivas e se cansam rapidamente dos projetos que criam. Elas precisam ser constantemente estimuladas, precisam de novidades e desafios e acho que por isso Neil se aventurou na produção de tantos trabalhos diferentes.

Neil é um autor extremamente badalado e começou sua carreira como jornalista, na Inglaterra, mas foi no mundo das histórias em quadrinhos que deslanchou.

"Em Orquídea Negra e "Sandman", Neil Gaiman elevou os quadrinhos a um nível literário poucas vezes alcançado. Qualquer um que botasse os olhos naqueles gibis sabia que estava diante de um grande escritor. O autor trazia conceitos, técnicas e abordagens da literatura, fazendo com que intelectuais se tornassem fãs de "Sandman". Até mesmo as mulheres, que normalmente são avessas aos comics americanos, acabaram se rendendo a "Sandman"." Fonte.

Sua primeira incursão na literatura foi em 1990, quando escreveu o livro Belas Maldições em parceria com Terry Pratchett, lançado no Brasil pela Editora Bertrand. Mas seu primeiro voo solo se deu em 1996, quando escreveu Lugar Nenhum, lançado pela Editora Conrad.

"Gaiman preferiu, em seu primeiro romance, seguir a mesma linha fantástica que o caracterizou em Sandman. Ele decidiu pisar em terreno conhecido e que domina como ninguém. Vale lembrar que muitos afirmam que "Harry Potter" é uma cópia de "Os Livros da Magia", obra em quadrinhos escrita por Neil Gaiman. Se em Sandman e Orquídea Negra, Gaiman trouxe para os quadrinhos técnicas e temas literários, em "Lugar Nenhum" ele faz o caminho inverso. Trouxe para a literatura os avanços alcançados por ele nas HQs. As semelhanças narrativas são óbvias." Fonte.

Depois de Sandman, Stardust é a obra mais famosa de Gaiman por se tratar de um livro muito peculiar, eis que mistura o universo dos quadrinhos com a literatura. Posteriormente, em 2002, Neil resolveu investir no universo infanto juvenil e escreveu o livro Coraline, uma assustadora fantasia para crianças. Ambos livros foram adaptados para o cinema e fizeram muito sucesso.

E agora, depois de 8 anos, Neil voltou a escrever para os adultos. Seu intuito inicial era escrever apenas um conto, mas quando percebeu, já tinha escrito um romance e O Oceano no Fim do Caminho já tinha nascido. 

Este livro está na boca do povo e dos críticos e simplesmente está dando o que falar. Para alguns, o livro O Oceano no Fim do Caminho é considerado a maior obra-prima do autor. O livro foi lançando mundialmente no dia 18/06 e já possui uma versão em português, publicado pela Editora Intrínseca.

"Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano."

Compre aqui: Submarino (por somente 19,90

Ficaram curiosos com o lançamento do livro?? Então não percam, amanhã postarei a resenha dele no blog.

Acharam pouco?? Ainda não acabou. Neil também escreve canções, poemas, contos, roteiros de filme, scripts de peças teatrais, episódios de seriados e muito mais. Sua bagagem é tão extensa que ele se tornou um referencial para aspirantes a escritores e jornalistas. Sua opinião é sempre muito levada a sério e as coisas que ele costuma escrever ou falar na web tomam proporções virais, a exemplo do discurso que ele fez para os formandos da University of the Arts, na Philadelphia, como vocês podem ver abaixo (caso não visualizem as legendas, cliquem no ícone "ativar legendas" do próprio player):


E essas foram apenas algumas das coisas que descobri sobre esse incrível autor. Gostaram?? Então preparem-se para os próximos posts. Acompanhem a Semana Neil Gaiman no Blog!!

Beijos

48 comentários

  1. Muito bacana o post
    Mas não me interessei muito

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Angela. Espero que mude de ideia no decorrer da semana. Beijos

      Excluir
  2. Ainda estou extasiada pelo discurso do Neil então se eu escrever bobeira me perdoe! rsrs.
    Não sabia absolutamente nada do Neil além de que descobri aqui no blog que ele escreveu Stardust. Achei fantástico saber isso tudo sobre ele, e mais legal ainda que ele é eclético, não se fixa em um tipo de história. Será que Lugar Nenhum é bom? Sempre vejo em promoção no Submarino e agora fiquei curiosa.
    Aguardo ansiosamente sua resenha de O Oceano no Fim do Caminho.
    E voltando ao discurso, eu amei. Se por algum motivo O Neil não tinha me conquistado a partir do post, depois de vê-lo falando ele ganhou meu respeito rsrs.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só que maravilha Greice?! Impossível não se apaixonar por ele também, né?! Fico muito feliz de termos tão bons autores contemporâneos, com textos ricos e cheios de significado. E você sabe a quem também me refiro, né?! JG!! hehe Olha, não sei te dizer se os outros livros dele são bons, mas a julgar pelas críticas positivas que ele recebe em todos os seus trabalhos e pelo tremendo livro que é O Oceano no Fim do Caminho, me leva a crer que sim. Um dia quero poder ler todas as obras literárias dele porque simplesmente me encantei com o jeito que ele escreve. É uma mistura de JG com Zafón.. sei lá.. Beijos

      Excluir
    2. JG e Zafón??? Senhor, necessito! Vi que você favoritou o livro dele e postou a resenha lá no Skoob, dei uma olhadinha mas deixei pra ler tudo amanhã no post hehe. Beijos!

      Excluir
    3. Pois é, a narrativa dele me lembrou tantas coisas.. meio que me senti "em casa" sabe.. uma narrativa tão gostosa, fluída, bem escrita, envolvente.. daí associei aos autores que me fazem sentir assim.. hehe Ao Zafón em razão do livro Marina, que tem todo um toque de fantasia, terror e suspense como esse do Neil, e ao JG por ter um jeito gostoso de escrever.. Bom, só você lendo mesmo para tirar suas próprias conclusões.. hehe É, não resisti e postei a resenha por lá.. Quis aproveitar que ainda tinham poucas resenhas postadas :o) hehe O sono tá batendo e eu tentando esperar até meia noite para postá-la no blog :o( Não confio nas postagens programadas. Uma vez fui viajar e deixei 5 posts programados e o blog simplesmente não postou nenhum. Que frustração.. kkkk Beijos querida!

      Excluir
    4. kkkk a pessoa fica na expectativa para postar! Tá quase já. Essa coisa de programar não funciona, também já tentei e não vai. Lembro daquela vez que você sumiu do blog e a culpa era dele mesmo. Dá uma raiva né.

      Excluir
    5. Greice, é ridículo, mas fico na expectativa mesmo.. kkkk É engraçado, o tempo costuma passar tão rápido, menos quando a gente precisa.. Sabe, eu tinha um outro blog em que vivia programando as postagens e nunca tive problemas. Mas desde que a plataforma do blogger mudou não havia testado, e resolvi testar justo quando fui viajar.. dã.. tive a maior surpresa quando cheguei em casa.. hehe Dá raiva mesmo. Ia facilitar tanto o nosso trabalho.. hehe Beijos

      Excluir
    6. Vou assistir mais um pouco de Sex and the City para o tempo passar mais rápido. Estou revoltada porque na 5ª temporada tem só 8 episódios!! aff Sacanagem!! kkkk Beijos

      Excluir
  3. Adorei! Não sei muito a respeito do Neil embora já tenha lido umas 4 obras do autor ... também não estou familiarizada com este último lançamento e vou adorar descobrir mais sobre o Neil e sua obra por aqui :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os outros livros dele que você leu, gostou? Esse lançamento é o primeiro que li e adorei a narrativa :o) Beijos

      Excluir
  4. P.S: Não fiz resenha de nenhuma das 4 obras que li ... não me senti preparada para tanto, pretendo lê-las de novo para conseguir elaborar uma resenha a altura ... ! Neil é dono de uma imaginação ímpar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que legal, vou ficar aguardando pelas resenhas :o) Sim, Neil tem uma imaginação fértil e tanto.. lembra as maluquices do Tim Burton e Zafón! Adoro! Beijos

      Excluir
  5. Voltei! Aproveitando o feriado, mas agora quero ler e comentar tudo que perdi aqui no blog :)

    Adorei! Mais uma semana exclusiva e com promoção no final. Não conhecia o Neil Gaiman, já tinha ouvido falar de Caroline e O Mistério da Estrela, que me interessaram muito, mas nunca prestei atenção no autor. E que autor! Nunca vi uma pessoa ser isso tudo, a semana promete.
    Fora essas obras, nunca ouvi falar de mais nada, além do que quadrinhos não me encantam muito...
    Achei O Oceano no Fim do Mundo intrigante, fiquei meio receosa, mas como o autor pelo jeito é ótimo, tenho fé no livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feriado? Que feriado? Pelo amor de Deus, manda para cá também! kkkk
      É curioso que há muito tempo escuto falar do Neil, mas nunca tive nenhum interesse nas obras dele. Mas depois que comecei a pesquisar sobre ele por causa da Semana especial, adorei conhecê-lo melhor e me encantei pela pessoa que ele é. Isso me deixou ainda mais curiosa para ler seus livros, principalmente depois desse lançamento fantástico. Posso dizer que me tornei fã.. hehe Beijos

      Excluir
    2. Só um dia a mais pro final de semana, mas acabei aumentando um pouquinho, rs. Já eu não conhecia o autor, teria dado mais atenção, e vem essa semana diferente pra fazer conhecer mais o autor e ficar curiosa sobre outras obras. Acho que vou ler Caroline depois, mudo tanto de opinião quando digo que vou ler tais livros, por isso acho que Caroline vou ler mesmo, já que não tinha programado, kk. Espero me tornar uma fã também! Haha. Beijos!

      Excluir
  6. Miiiiii
    Adorei saber um pouquinho mais sobre o Neil...
    Só escuto maravilhas dele, mas ainda não li nenhum... estou absurdamente curiosa com Coraline e Em lugar Nenhum...
    Pense em comprar esse novo, mas quero conferir sua resenha antes!!!!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chrys, que bom que gostou. Fique de olho que amanhã posto a resenha :o) Beijos

      Excluir
  7. Oi Mi!

    Adorei aprender mais sobre o famoso Neil Gaiman. Do Neil, eu só li "Coraline". Foi na verdade um dos primeiros livros que eu li. Quando eu tinha uns nove anos, eu adorava mostrar as ilustrações sinistras do livro para os meus colegas da escola e deixar claro que eu não tinha medo. Desde que li "Coraline" quero ler outras obras de Neil, mas sempre acabo esquecendo. Estou a fim de ler "O Oceano no Fim do Mundo", apesar de ser para adultos. mas o que eu quero mesmo ler é "Sandman"! Ouvi falar tanto desses quadrinhos que só quero é dizer que li.

    Kisses,
    Hannah - http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hannah, legal saber sobre a sua história com Coraline. É realmente uma história muito sinistra que deve amedrontar muitas crianças. Eu só vi o filme e adorei. Olha, O Oceano no Fim do Caminho só foi considerado um livro "adulto" por ser mais melancólico, por possuir muitas reflexões e metáforas que talvez só uma pessoa mais velha consiga entender, mas como boa parte do texto fala sobre a infância e é narrado por um menino de 7 anos, não contra indico para adolescentes. Talvez você tenha com esse livro as mesmas impressões que tiveste com Coraline, já que ambos possuem a mesma base fantasiosa sinistra. A diferença é que O Oceano no Fim do Caminho não é ilustrado, então você terá que usar a imaginação.. hehe Beijos

      Excluir
  8. Eu só tenho um livro e vi dois filmes mas quero muito começar a ler os livros desse autor parece muito bom só falta oportunidade pra comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer sobre os outros livros, pois nunca li, mas este último que ele escreveu é maravilhoso, me apaixonei. Beijos

      Excluir
  9. Estou louca para ler O Oceano no Fim do Caminho! *------*

    ResponderExcluir
  10. Ja ovi falar muito desse autor mas nunca li nada dele... ansiosa pela sua resenha.

    Beijos
    http://www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, então fique de olho que amanhã a resenha estará no ar. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  11. Adoro o autor! Ele é um dos meus preferidos, querendo muito o novo livro dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, se você já conhece o trabalho do Neil e já é fã dele, com certeza irá amar o livro novo!! Beijos

      Excluir
  12. Bom,acho que depois de todas estas informações fica impossível uma pessoa dizer que não ficou ansioso para conhecer a obra e ,também,de fazer suas próprias pesquisas pela blogosfera.

    Vc cumpriu com sua missão de me deixar super,hiper,mega curioza para ter este livro nas minhas mãos.Obrigada pelas informações.

    Devo dar enfase ao meu respeito pela editora intrísseca,que sempre arrasa com o coração dos leitores com seus lançamentos.

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    Beijos!

    PS:A sinopse é demais!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka, fico feliz em saber que te deixei curiosa.. hehe eu mesma fiquei super ansiosa para ler o livro depois de tudo que descobri sobre o autor e sua carreira, e posso dizer que não me arrependi!! hehe
      Realmente, a Intrínseca é sempre impecável. Amo!! hehe Beijos

      Excluir
  13. Adorei sua postagem, parabéns! E admito antes eu não conhecia NADA do autor RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu!! Eu também confesso, não sabia NADICA do autor antes e adorei o desafio de ir em busca das informações.. hehe Beijos

      Excluir
  14. Ola, vim te convidar para passar no meu cantinho
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessih, obrigada pelo convite. Beijos e volte sempre.

      Excluir
  15. Oi, Mi!
    Estou super empolgado com essa semana especial do Neil! Achei interessante a sinopse desse livro, me atraiu, se rolar sorteio aqui, vou ficar de olho rsrs
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, que bom que está curtindo, e é clarooo que não vai faltar um sorteio mega especial para vocês! Fica de olho. Beijos

      Excluir
  16. aah, fiquei muito feliz com essa semana especial Neil Gaiman.
    isso porque eu acabei de comprar Lugar nenhum e mas nao sei nada sobre o autor.
    Eu nem consigo explicar o porque eu queria loucamente esse livro rs acho que a capa intrigante somada a sinopse rs. enfim.
    acho que os livros dele são campeões nessa mistura, porque, o que é esse livro?!
    acho que vai rolar uma promoção dele por aqui e eu já estou louuca para participar! rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber Dreeh. Depois que descobri um pouco mais sobre ele quero poder ler todos os seus livros.. hehe Dá uma conferida na resenha de O Oceano no Fim do Caminho e veja o que acha. Sim, vai rolar promo! hehe Beijos

      Excluir
  17. Apesar do autor ser tudo isso que falam, eu não me interesso muito pelas obras dele. Só li um livro dele, Lugar nenhum, mas achei tão ruim, ele criou um universo tão difícil de entender ou sei lá se o problema sou eu, mas não gostei. Mas pretendo ler outros livro dele, para não julgar o autor por apenas um livro. Meu sobrinho adora os livros dele. Sem falar que eu achava que ele era mulher hehehehee

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou dona de confundir o sexo dos autores.. kkk vivo misturando. Olha Sil, eu nunca tinha lido nada do Neil e comecei pelo O Oceano e adorei. Realmente a escrita dele é diferente, muito fantasiosa e muitas vezes abstrata. Temos que ter muita imaginação e mente aberta para acompanhar. Mas não li Lugar Nenhum para poder comparar, uma pena. Quem sabe um dia você dê uma nova chance a ele? Beijos

      Excluir
  18. Nossa, a função desse post é me deixar cheia de vergonha por nunca ter lido nada dele...Eu tinha ouvido falar muito mal de Coraline, uma amiga levou o filho e disse que achou "amedrontador". Começo a ter minhas dúvidas se ela realmente entendeu a proposta da história. Achei o discurso fascinante e fiquei louca para ter contato com a escrita dele. Já admiro só pela postura diante da vida. Os livros devem ser um aprendizado e tanto, assim como os do John Green.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, na verdade a intenção é deixá-los com mais vontade de ler as obras dele, kkkk, não fazer você sentir uma ET por nunca ter lido.. mas de repente no final dê no mesmo, né?! kkkk Então, Coraline é sim amedrontador, mas muito bem feito e explorado com metáforas fantásticas. Não sei se recomendaria para crianças pequenas, acho uma animação mais para adultos. Acho que com certeza ela não entendeu a proposta da história.. kkk Sorry!! Sim, os livros são de uma inteligência como os do JG, e fantasiosos como os do Zafón. Acho uma ótima combinação.. hehe Beijos

      Excluir
    2. Pois é, fiquei bem curiosa para conhecer a obra dele. Só pelo trailer que vi, acredito que a minha amiga realmente não entendeu nada do que a trama tenta trabalhar junto ao público. Aliás, nem ela e nem muita gente por aí. Estou chocada com o tanto de pais indignados que publicaram depoimentos na internet contra a circulação do filme (e do livro que eles nem ao menos conhecem). Esse tipo de coisa me deixa meio encucada porque eu sei que o erro não é simplesmente dos pais. É só a obra infantil ser adaptada para os cinemas e as distribuidoras dos filmes já tratam de lançar um trailer no maior estilo Disney, sem se preocupar em deixar clara a essência da história. Porque nem todo trabalho que usa elementos da linguagem infantil vai necessariamente falar a língua de todas as crianças em todas as idades. Ás vezes é justamente um recurso que se utiliza na hora de criar algo para um público mais adulto. Quando a Pixar fez "Up", avisaram que o filme não seria necessariamente feliz e traria uma trama delicada com cenas densas destinadas aos mais crescidos. A Disney passou a informação adiante? Não. O resultado foi uma chuva de gente indignada com o começo do filme. Sou totalmente contra essa coisa de chamar todo desenho de infantil. Esse tipo de mentalidade é a culpada por algo como "Os Simpsons" passar na falecida tv globinho - sendo que as crianças eram as que menos podiam aproveitar o conteúdo da série.

      Excluir
    3. Nossa, concordo com você plenamente.. o maior erro é o de divulgação, assim como a animação Rango, você viu?? Nossa, não sei como pode ter sido direcionada para o público infantil sendo que é uma história para adultos, com piadas e sacadas que só os adultos são capazes de enteder!! O livro Coraline é realmente dedicado ao público jovem, contém diversas ilustrações e tal. Nunca li, mas agora fiquei curiosa. Achei a história linda, mas com certeza faz mais sentido para as pessoas mais velhas. Me admira a sua amiga como adulta não ter entendido a moral da história. Assista e me diga o que achou ;o) Nossa, Simpsons passa na TV Globinho?? Não creio!! Fiquei chocada agora! Como permitem isso?? É o seriado menos indicado para a mente jovem, principalmente uma mente ainda em formação que absorve tudo o que vê e lê e que não consegue entender a ironia e o humor negro do seriado, e é capaz de achar graça e pensar que ser como o Bart ou o Homer é "legal".. aff viu!! Beijos

      Excluir
  19. Ahnnnn...posso criar uma simpatia por ele sem ter conseguido ler...:D

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Eu também. Ele e a Amanda.. kkk Que foi a responsável por esse livro.. kkk Beijos

      Excluir