Semana dos Thrillers - Editora Intrínseca - Dia 1


Olá pessoal, hoje começa a Semana dos Thrillers da Editora Intrínseca que vai até o dia 10/5, sexta-feira. Portanto, aqui no Blog, terão posts diários sobre esse gênero literário, curiosidades, dicas de leitura, resenha, brindes e um sorteio maravilhoso que vocês não podem perder!!

Para inaugurar a semana, que tal aprendermos um pouco mais sobre a literatura policial? Vocês gostam desse tipo de livro? Alguém aqui já leu um bom thriller? Eu amo!!

O thriller é um gênero literário que tem como característica uma estrutura narrativa em que há um crime, uma investigação e a busca pela identificação do malfeitor, geralmente feita por um detetive, amador ou não.

Acredita-se que a literatura policial foi criada por Edgar Allan Poe em 1841. No decorrer dos séculos esse gênero continuou a ser publicado basicamente em folhetins e revistas semanais. Até hoje os grandes clássicos conservam aspectos folhetinescos das tramas, como: o herói; a luta entre o bem e o mal; o realismo do enredo e dados divulgados pela mídia com teor jornalístico informativo (laudo pericial, decisão judicial, pesquisas científicas, etc).

Para que um livro seja considerado um thriller é primordial que em seu texto não só exista o mistério que deve ser resolvido, como contenha diversas pistas para que o leitor tente desvendá-las, e ao não conseguir, surpreenda-se com o desfecho e perceba o quanto foi desatento durante a leitura.

A principal função do livro policial é demonstrar que um crime não é perfeito e que o criminoso não sairá impune. Ao lermos tais livros somos convidados a desvendar um grande mistério e com isso somos tragados a um mundo obscuro de crimes e meias verdades. Estes livros geralmente provocam no leitor um misto de sentimentos e horrores, como medo, curiosidade, espanto, inquietação e quiçá sede por justiça.

Amanhã conheceremos os diferentes estilos de thrillers, mas antes disso, deixo uma ótima dica de leitura para vocês: A Síndrome E, do francês Franck Thilliez, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca. Em breve resenha no blog.

"Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia. No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres. Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades."

Compre aqui: Travessa

48 comentários

  1. Olá! Gostaria que a Intrínseca publicasse autores nacionais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a Intrínseca tem investido aos poucos em autores nacionais. Além de publicar a gaúcha Letícia Wierzchowski, vai publicar as autoras Antônia Pellegrino e Isabela Freitas. Sei que eles também publicam livros de alguns jornalistas brasileiros. Acho que tudo tem a ver com o público alvo que a editora pretende atingir. Beijos

      Excluir
  2. Olá Mirelle,
    Ainda não li nenhum romance policial. Vai ser bom ter esta Semana de Literatura Policial assim posso conhecer um pouco mais sobre este genero e quem sabe ate colocar alguns livros para ler na minha lista.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia, espero que depois dessa semana tu venhas se interessar pelo gênero e descubra novos livros que te atraiam :o) Beijos

      Excluir
  3. Adorei esse post. Adoro essa coisa de investigação,tentar desvendar o caso e no fim você percebe que foi enganado. Apesar de assistir séries policiais não tenho nenhum livro do gênero e acho que também não li nenhum, mas sou bem interessada no tema.
    Gostei dessa Semana de Literatura Policial.
    Bjs, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, pois é, já conheço esse seu entusiasmo por mistério, e acho que você precisa urgentemente ler um livro policial para se saciar.. kkkk Te recomendaria começar pela Síndrome E, que estou lendo, porque nele tem tudo que existe num clássico desse gênero. Ao ler parece que estamos participando de um episódio do CSI.. muito bom!! kkk Beijos

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk, pois é. Obrigada pela dica, vou ler esse, sempre sonhei em estar ali participando das investigações. Bjs.

      Excluir
    3. Sabe que durante uma fase da minha vida eu também! Mas depois que tive o mínimo de contato real com o Direito Penal, confesso que arreguei.. não tenho estômago para isso não.. kkk Beijos

      Excluir
  4. Eu amo ler romances policiais, cheios de suspense, intrigas e muito mistério. A Intrínsica está de parabéns por dedicar a semana a literatura policial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei essa iniciativa da Editora. Essa semana promete ;) hehe Beijos

      Excluir
  5. Oi Mirelle! To bem curioso para ver como será essa semana policial, pois adoro este gênero, foi o que me incentivou a tomar gosto pela leitura. E comecei bem nesse gênero com a rainha do crime, Agatha Christie. Vamos aguardar os crimes que virão essa semana, rsrsrs! Valeu pelo comentário lá no blog, abraço.

    Jean
    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean, confesso que o gênero policial também foi o responsável por me fazer gostar de ler.. pelo menos um dos.. nunca vou esquecer dos livros da Série Vagalume que tanto amei e que tinham um grande "que" de mistérios, crimes e assassinatos.. hehe Espero que curta essa semana policial! Beijos

      Excluir
  6. Eu já li alguns livros com investigação (como Belle), mais nunca li um policial em si. tenho muiiiiiiiita vontade de iniciar a série Mortal da Nora Roberts (como J.D.Robb) - que foi o unico policial que me interessou - mas confesso qeu o tamanho da serie me desanima um pouco..

    Beijiinhos. Dreeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que A Síndrome E é o primeiro policial de verdade que leio.. que é parecido com os grandes clássicos.. até então eu li alguns thrillers psicológicos que amo e outros policiais mais romantizados. Nunca li nada da Nora ou da Agatha.. um dia quero me aventurar mais aprofundadamente no gênero ;o) Beijos

      Excluir
  7. To achando que vou adorar essa semana da Intrínseca. Porque eu adoro policial! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, interessante!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou nem um pouco fã desse tipo de livro, mas peguei emprestado um para ler, vamos ver!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. uhul! Meu gênero rsrs
    Adoro... Estou vendo que vou simplesmente amar essa semana.

    Sou Bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi!!!
    Eu gosto de romance policial, mas li poucas coisas ainda.
    Me lembro de ter gostado bastante de Harlan Coben.

    :D

    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Harlan Coben, morro de curiosidade! Beijos

      Excluir
  12. Oi Mirelle!
    Adoro livros policiais! Mas ultimamente não tenho lido quase nenhum. rs
    Uma das séries que quero ler é "Mortal" da Nora Roberts, mas gosto mesmo dos livros do James Patterson.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nenhum dos dois autores, mas com certeza já estão na minha wishlist. Acho que esse gênero tem autores de peso e de extrema qualidade. Beijos

      Excluir
  13. Na cabeça agora, não lembro de nenhum que li, se é que li mesmo, mas gosto muito desse gênero, acho bem inteligente. A Síndrome E já está na minha listinha ;)
    Vou adorar essa Semana da Literatura Policial :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de thrillers porque são histórias que mexem com meus nervos..kkk Divirta-se com as postagens. Beijos

      Excluir
  14. Adorei essa coisa de semana policial. É o meu gênero literário favorito. Só achei que faltou você citar a Rainha do crime Agatha Christie hehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, a Agatha será citada mais para frente.. hehe Beijos

      Excluir
  15. Nossa, essa semana tá pra mim,rs. Sou apaixonada por romances policiais, a Intrínseca com essa semana vai dar o que falar... e ler,rs. Pela sinopse esse "A síndrome [E]" parece ser bem legal, com certeza será uma das minhas aquisições futuras. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Menina eu adoro um bom livro de romance policial.Adoro ficar batendo a cabeça e buscando pistas para tentar descobrir o assassino ou o Killer(Hahahaha).
    E como sempre sou surpreendida no final de todos os livros que já li.Não porque sou desatenta,mas é que parece que um,ai chega no final é outro(hahahahaha).
    E esta dica de leitura que você deu parece ser muito boa.Vou ficar na espera da resenha dele!

    Beijokas Ana Zuky

    ps:Estou curiosa com os sorteios que vc vai fazer(hahahahaha)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente sempre descubro os finais, não sei explicar o por quê. Mas esse com certeza me pegou de surpresa e me deixou maluca com o desfecho.. suplicando por mais.. kkk Humm, fica de olho porque você vai gostar dos sorteios! kkk Beijos

      Excluir
  17. Tenho um pouco de medo desse tipo de suspense >.<


    Tecido Doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk é, ele dá um medinho sim, mas por deixar a gente nervoso. Não é livro de susto não. Beijos

      Excluir
  18. Bem eu tenho lido alguns livros do Harlan Coben e com certeza adoro.
    Vou ver se acho esse A síndrome que você indicou.
    Com certeza vou acompanhar essa semana.
    Beijos

    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Mi, eu adoroo romance policial, mas tem que ser bom, senão estraga o gênero...
    Vou acompanhar seus posts e conhecer alguns deles, mas tenho paixão por Harlan Coben, ele escreve muito bem e faz você ficar igual a uma maluca tentando desvendar...hehehehe
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, o livro desse gênero tem que ser muito bem escrito senão estraga. Ainda quero muito ler um livro do Harlan. Ele está na minha wishlist. Beijos

      Excluir
  20. Sem dúvida alguma, meu gênero favorito!!! posso passar nervoso lendo, mas adoro!!! hahaha!! #aloka

    bjksss
    Ferdy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, a gente passa nervoso, arranca os cabelos, mas gosta né?! kkk Beijos

      Excluir
  21. Apesar de ler pouco do gênero, admiro muito os autores que o usam de forma talentosa, porque deve ser muito difícil (ou talvez não, para quem tenha talento...).
    Interessante essa Semana dos Thrillers!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente, não é qualquer um que consegue escrever um bom thriller. Tem que ter talento mesmo. Beijos

      Excluir
  22. Eu não gostei da capa desse livro e não me interessei por ele sei lá ele não me chamou a atenção eu gosto quando o livro me prende e me deixa roendo as unhas de vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que posso te garantir é que esse livro é exatamente um dos tipos que nos prende e nos deixa roendo as unhas.. kkk Beijos

      Excluir
  23. Gostei bastante de A Síndrome E. Acho esse tema otimo e amo um bom suspense ou uma boa investigação, amo a série CSI ou filmes do tipo.
    Os livros do Poe me dão um pouco de medo então nunca li nada dele rsrsrs
    Quando perder o medo dos livros dele quem sabe.... Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que perca o medo logo, porque é uma delícia ler um bom thriller policial.. hehe Beijos

      Excluir