Resenha - A Lista dos meus Desejos

"Até que ponto o dinheiro traz felicidade? Essa é a questão central de A lista dos meus desejos, o fenômeno de crítica e público que ultrapassou a marca de 400 mil exemplares vendidos na França e será levado às telas em 2013. Numa trama pontuada pelo amor e pela imprevisibilidade do destino, Grégoire Delacourt desenvolve uma história sobre as prioridades do desejo."
Jocelyne é uma mulher de 47 anos, casada com um marido fiel e amoroso, mãe de dois filhos e dona de um armarinho. Escreve um blog diário que dá alegria a várias mulheres e que tem sido um grande sucesso.
"Dedosdeouro abrira comportas de gentileza soterrada, escondida. Minhas histórias de sianinhas, pregueados e vieses parecem ter criado um vínculo forte; uma comunidade invisível de mulheres que, redescobrindo o prazer da costura, haviam substituído a solidão dos seus dias pela alegria inesperada de formar uma família."
Jocelyne é feliz, do jeito dela, mas sempre soube que algo faltava em sua vida, algo que de fato a preenchesse. Suas amigas gêmeas, Danièle e Françoise, têm o constante hábito de jogar na loteria e ficam fazendo planos mirabolantes do que comprariam se ganhassem. Um belo dia insistem para que Jocelyne tentasse a sorte, o que ninguém imaginava é que a sorte sorriria para ela. Seria um sorriso sublime ou um sorriso de deboche?

De qualquer forma, Jocelyne acaba ganhando 18 milhões de euros, mas logo depois que descobre ser a vencedora, congela de medo sem saber o que fazer com a quantia. Vai até Paris para receber seu polpudo cheque e ao invés de depositá-lo no banco, guarda dentro de um sapato em seu quarto.

Jocelyne até tem vontade de usar o dinheiro, realizar o sonho dos seus familiares queridos. Faz algumas listas com planos, mas tem receio de que tudo mude quando os outros souberem que ela ficou rica. E se o seu marido a deixar? E se seus filhos passarem a lhe enxergar apenas como uma mãe rica e abusarem de sua boa vontade? E se os outros quiserem ser seus amigos apenas porque ela tinha dinheiro? A certeza de sua vida simples lhe confortava e assim ela gostaria que permanecesse. Estava feliz do jeito que estava.
"Eu possuía o que o dinheiro não podia comprar, mas apenas destruir. A felicidade."
Havia decidido, não ia ficar com o dinheiro, ele não seria capaz de lhe dar as coisas que ela realmente queria, como seus sonhos mais antigos ou seus amores que já se foram (sua mãe e falecida filha).

Mas e se junto com o dinheiro sua felicidade fosse embora? E se o seu coração fosse arrancado por uma traição de quem ela menos esperava (ou será que imaginava)? O que Jocelyne faria? Leiam e descubram.

***

Nunca tinha ouvido falar desse livro ou desse autor e fui completamente seduzida pela capa assim que o vi. A sinopse igualmente me chamou atenção. Fiquei curiosa achando que ia desfrutar de uma história engraçada sobre quando pessoas enriquecem do nada e sobre os dilemas que passam a viver a partir disso, mas não.

A Lista dos meus Desejos de Grégoire Delacourt é um livro curtinho, rápido de ler, com uma narrativa que eu achei um pouco diferente. Pelo que me recordo nunca tinha lido um livro de um autor francês e claro, além de conter muitas citações de regiões e palavras francesas, bem como alguns costumes locais, me senti transplantada para outra época, mais antiga, mesmo a história tendo sido escrita em um cenário atual.

Não sei se é porque o livro retrata a vida de uma cidade do interior, pequena e pacata, e cidades do interior são assim, sem grandes acontecimentos e pretensões, ou se é porque a vida na França em uma cidade do interior é assim, mais "lenta", mas tive a impressão de ler acerca dos problemas da vida de uma senhora de 60 anos ou mais, e não de uma mulher de 47 anos que deveria estar cheia de vida e planos, e isso me deprimiu um pouco.

A vida de Jocelyn é muito simples (nada contra), casa, marido, trabalho, blog, algumas saídas com amigas. Ela está sempre feliz e satisfeita com tudo apesar de sempre se recordar de forma melancólica das coisas que nunca teve e que nunca vai ter.

Sim, o livro nos traz lições importantes de vida a respeito do amor e do dinheiro, do que de fato é a felicidade, mas ele é muito triste, nostálgico e meio deprimente. Praticamente toda a história é narrada por Jocelyne, mas no final temos um pequeno vislumbre da visão de seu marido Jocelyn sobre tudo o que se sucedeu.

O livro não é ruim, não me entendam mal. Mas sabe quando não conseguimos nos identificar com a história e com os personagens? Talvez seja porque eu ainda não tenha 47 anos e ainda não tenha vivido 20 anos de casamento, ou porque não tenha 2 filhos crescidos e não saiba o que isso significa. Mas simplesmente não compreendi muito bem o porquê de ele ter ficado um ano na lista dos livros mais vendidos na França.

De qualquer forma, achei o final muito bom, uma bela de uma reviravolta. Não é um final exatamente feliz, e eu gosto de finais assim, reais, palpáveis, porque a vida geralmente é assim. O livro é bom e me fez pensar muito sobre a questão financeira. Todos nós sabemos que o dinheiro não compra felicidade, e quando já somos felizes e o dinheiro cai aos nossos pés, o que fazer? Leiam e tirem suas próprias conclusões!

A Lista dos meus Desejos - Grégoire Delacourt 
Editora Alfaguara
152 páginas
Comprar: Submarino / Saraiva

17 comentários

  1. hum..
    o titulo e a sinopse me chamaram a atenção..
    mas pela sua descrição.. não me pareceu láaa essas coisas. as vezes acontece isso; o livro tem uma ótima lição, mas a estória não convence =/

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pois é.. fico triste quando isso acontece. O livro não é ruim, mas não mudou a minha vida, sabe?! Beijos

      Excluir
  2. Oi Mi :)

    Nossa eu quero muito ler esse livro, esses tipos de livros que não nos agradam em alguns aspectos são complicados de fazer resenhas não é ? acho que vou comprar e fazer o que você disse tirar minha própria conclusões, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é querido, eu gostei do livro, mas não consegui me render completamente a história sabe. E achei ele tão nostálgico e deprimente, e olha que até curto livros assim meio down.. hehe Acho que o maior problema para mim é quando não consigo criar empatia com os personagens, me colocar na pele deles, viver seus dramos. Quando essa conexão não é estabelecida, babau para a história.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Adorei essa resenha. No começo achei que você tinha gostado bastante do livro mas nem tanto assim não é.
    Apesar de a estória parecer meio parada e tudo o mais eu gostei da premissa do livro, e achei interessante o fato de abordar o dinheiro e a felicidade. Todo mundo sabe que não é o dinheiro que vai trazer a felicidade mas ele bem que dá um grande empurrãozinho né? Acho que praticamente todo mundo gostaria de ganhar esses 18 milhões, principalmente nós leitores hehe.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk pois é.. acho que todos gostaríamos de ganhar na loteria, mas sinceramente, depois que li o livro, fiquei com medo do dinheiro e do que ele pode fazer com as pessoas. Não sei mais se quero ser rica.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Olá Mirelle!Bom eu confesso que este livro não havia me chamado atenção em nenhum momento.Agora lendo a sua resenha noto que minha opinião é valida(hahahahaha).Gosto de livros,adoro ler,mas o livro deve me chamar atenção,para que eu apenas pense m ler,imagine em começar a ler mesmo(hahahaha).
    Mesmo você ressaltando que ele tenha um final bom,ainda não consegui ter aquele tick para lê-lo.Bom você deve me entender,não é!

    Mesmo não gostando do livro,achei sua resenha valiosa para minha opinião,alem dela estar maravilhosa!

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, delicado.. já li livros que não me chamaram atenção em nada e amei, e outros como esse que gostei da capa e sinopse e não eram lá o que imaginava. Acontece.. hehe Talvez o final realmente salve um pouco o livro. Que bom que gostou da resenha. Beijos

      Excluir
  5. Acabei de ver uma pessoa falando desse livro e a pessoa parou na metade. Pelo jeito você não gostou tanto também. Que pena porque a capa realmente é linda e o tem do livro é interessante. Eu bem que queria uns milhõezinhos para mim hehehehehe.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, sério? Que ruim! Eu como não costumo parar pela metade, mesmo quando não estou curtindo muito, resolvi ir até o fim.. hehe Eu gostei dele, só não amei, sabe?! hehe Beijos

      Excluir
  6. Fiquei muito curiosa, Mi. Também amo finais mais próximos da realidade, nada daquilo super distante e simplesmente perfeito. Esse é um livro que com certeza leria e vai para minha wishlist.

    Essa questão de dinheiro é algo que vale muito pensar. Eu gosto do jeito que minha vida está, mas um pouquinho de dinheiro a mais seria ótimo! hahahahaha

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, um $$ a mais não me faria mal algum.. kkk espero que goste do livro. Beijos

      Excluir
  7. AI MEU DEUS! Estou louco por esse livro, confesso que tbm deixei me levar pela capa haha. Eu vi ele ontem na saraiva e ele é bem fininho.
    Lendo sua resenha imaginei tbm em anos anteriores não atualmente. Quero muuuuito ler ele, e essa é a primeira resenha que leio do livro. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é bem fininho e mega rápido de ler, e a capa realmente é uma fofura.. hehe
      Pois é, acho que a história seria bem compatível com algo escrito no século passado.. kk Beijos

      Excluir
  8. Bem, estou com receio de ler. Parece bom, mas parece um pouco de auto-ajuda. Nada contra livros de auto-ajuda, até gosto de alguns, mas é porque no momento estou obcecada por livros de ficção ou fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não classificaria o livro como auto-ajuda. Talvez ele seja para uma faixa etária superior a nossa. Ou talvez não seja um livro indicado para brasileiros, já que ele fez tanto sucesso lá fora. Sei lá.. hehe Beijos

      Excluir
  9. Olá, também queria tanto ler este livro! Encomendei na livraria, contei os dias para buscá-lo...comecei a ler e a grande decepção. Achei com pouco conteúdo, uma história sem muita identificação com o tema, enfim, decepção total. Queria mais, não entendi ter ficado 1ano na lista dos mais vendidos.

    ResponderExcluir