Noite em Caracas, de Karina Sanz Borgo, tem como pano de fundo a Venezuela ditatorial sob o comando de Maduro. Nessa história conhecemos Adelaida Falcón, que perdeu a mãe após uma triste luta contra o câncer e se vê desorientada em uma Venezuela em declínio e repleta de medo, fome, violência e morte.Sinopse: Violência, anarquia e desintegração ditam o ritmo em Caracas. Nesse cenário desolador, Adelaida Falcón tem a vida destroçada pela morte da mãe. Logo depois do enterro, ela se depara com sua casa ocupada por um grupo de mulheres. Ao procurar ajuda, tenta falar com a vizinha, Aurora Peralta, conhecida como “a filha da espanhola”, mas a encontra morta. Em cima da mesa da sala, Adelaida vê documentos que podem mudar sua vida, dando início a uma jornada pela própria sobrevivência. Noite em Caracas retrata a saga de uma mulher que enfrenta situações extremas, enquanto precisa aceitar a ausência definitiva da mãe homônima, em um país que também desaparece aos poucos. Ela narra sua história entremeando lembranças de um passado não muito distante, de uma vida simples como filha de professora em um grande centro urbano, com um presente no qual resistir se torna um ato de amor e coragem."
Sozinha e sem recursos, a moça que gastou todas as suas economias em cobranças absurdas com o intuito de salvar a mãe precisa se reerguer e seguir em frente, no entanto, mais do que perder a única família que ainda lhe restava, Adelaida também é testemunha de um país sem justiça, repleto de ódio, tortura que vem morrendo e arrastando toda a população consigo. Já não há nada que a ampare ou a prenda a Venezuela, apenas tristeza e uma noite infinita de solidão e miséria.
"Viver tinha se transformado em sair para caçar e voltar vivo. Nisso consistia nossas ações mais elementares, inclusive a de sepultar nossos mortos."
Narrada sob a perspectiva de Adelaida, ora no presente e ora em lembranças do passado, aos poucos vamos adentrando a vida dessa mulher que precisa lutar para sobreviver dia após dia. De uma infância simples e feliz, seguimos a trajetória de uma pessoa que perdeu tudo, desde parentes, moradia, até a própria dignidade.
Não foi uma leitura fácil, por vezes precisei fechar o livro e respirar fundo para suportar tamanha crueldade que existia a cada virada de página.
Em suma, essa é a história de uma mulher que precisou lutar pela própria vida da maneira que o destino permitiu, antes que sua terra natal e um governo desumano devorassem todas as suas chances.
Noite em Caracas - Karina Sanz Borgo
Editora Intrínseca
240 páginas
Nota: 3,5
0 comentários
Postar um comentário