Resenha - A Duquesa Feia

Sinopse: "Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia? Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado. Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses. Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote. E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação. Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra."
Theodora Saxby sabe que não é uma mulher que pode se chamar de linda. Ela tem consciência da sua falta de beleza e já esta conformada com isso. James Rybun é um homem lindo e futuro conde. Theo e James se conhecem desde a infância e foram amigos a vida inteira, eles conhecem um ao outro melhor do que ninguém. 

Já adultos, James descobre que seu pai, o conde de Ashbrook esta falido e como ele é tutor de Theo, acaba usando parte do dinheiro da jovem também. A única solução para o conde não ser preso é James se casar com Theo, para que ninguém descubra o seus crimes.

Porém, o jovem acredita que se sua melhor amiga souber que precisa se casar com ele pelo dinheiro, nunca aceitaria, então decide manter segredo, mesmo que isso o destrua. E para salvar a vida de seu pai, ele pede a mão de Theo em casamento.  

A sociedade fica em choque com o novo casal. Afinal de contas ela é não segue os padrões estabelecidos e logo o apelido "duquesa feia” começa a circular, mesmo assim, acreditam que eles se casaram por amor. 

Aos poucos, James percebe que casar pelo dote foi apenas uma desculpa para se casar com Theo, já que depois do casamento, seus sentimentos pela jovem afloram e admite que a ama desde a infância. Entretanto, ao mesmo tempo, Theo descobre que foi enganada não apenas pelo marido, mas pelo homem que considerou seu melhor amigo por toda sua vida. que será que vai acontecer?

“No tempo Antes, ela tinha fé, tinha amor. No tempo depois... teve a verdade”

***

A Duquesa Feia é o terceiro livro da serie Contos de Fadas, publicada pela Editora Arqueiro desde o início do ano passado. Cada livro aborta o tema de um conto de fadas e como esse é bem obvio, é sobre O Patinho Feio. A história é dividida em duas partes e o livro se passa num período de 8 anos, narrado em terceira pessoa. 

O Patinho Feio não é um dos temas mais abordados por livros e, por isso, confesso que eu gostei muito dessa história. Admito que o inicio é muito bom e com o passar do tempo, na segunda parte principalmente, ele dá uma caída de nível. A história gira muito em torno da vida separadas de ambos: a vida sofrida de Theo e a vida louca de James. Não é nada que chegue a prejudicar por completo a narrativa do livro, mas é um tanto injusta. 

Eu adorei com a personagem principal, Theo, encara a vida. Claro que ela fica magoada com as coisas horríveis que falavam ao seu respeito, mas isso fez com que ela buscasse ser uma mulher melhor, inteligente, educada, generosa, com uma ótima reputação e mesmo tendo parte da sua fortuna roubada pelo conde, com sua mente empreendedora, conseguiu refazer sua vida e recuperar sua fortuna, ajudando muitos à sua volta. Porém, com tudo que passa, ela se torna um tanto dura, fria e objetiva. 

James por outro lado, desde o início do livro mostra ser um jovem que é manipulável. Primeiro o pai dele o convence a fazer algo que não quer por causa do dinheiro e reputação. Depois, quando Theo descobre sobre o golpe, ele decide fugir e esquecer de tudo, sem encarar as situações que aparecem na sua vida. Ele perde partes da vida que são “imperdoáveis” apenas por ser um covarde. 

Um romance de época bom, que foge dos convencionais abordando pontos diferentes e poucos explorados por aí. Se você já lê a série, vale a pena continuar e conferir mais esse também. 

A Duquesa Feia - Eloisa James
Livro 03
Série Contos de Fadas
Editora Arqueiro
272 páginas
Nota 5

0 comentários

Postar um comentário