Resenha - Deuses Americanos: Sombras

Sinopse: "O grande clássico de Neil Gaiman agora em quadrinhos. Mistura de road trip, fantasia e mistério, o romance Deuses americanos alçou Neil Gaiman à fama mundial e ao posto de um dos maiores escritores de sua geração. Agora, os fãs de quadrinhos e da obra-prima do autor têm mais um motivo para celebrar: chega às livrarias o primeiro volume das graphic novels inspiradas em Deuses americanos . Ao todo, serão três volumes. Em Sombras , as cores e os traços vibrantes de P. Craig Russell e Scott Hampton nos apresentam Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de sair da prisão e descobre que sua mulher morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele aceita trabalhar para o enigmático Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido."
Shadow Moon cometeu um crime e viu sua vida mudar drasticamente quando foi condenado a passar seis anos na cadeia. Agora, após três anos cativo, ele será liberado por bom comportamento em poucos dias. Shadow está pronto para retomar sua vida ao lado de sua esposa, Laura, trabalhando na academia do seu melhor amigo e ficando longe de encrencas.

Contudo, um grave acidente tira a vida de Laura alguns dias antes de Shadow ser liberado e agora o homem se vê sem rumo nenhum. E é aí que o Sr. Wednesday entra em seu caminho. O homem tem uma proposta irrecusável, mas Shadow se vê com os dois pés atrás perante o misterioso senhor. Wednesday parece saber demais sobre a vida de Shadow e nosso protagonista não sabe até que ponto isso pode ser perigoso para ele.

Sem nenhuma perspectiva de futuro, Shadow põe suas desconfianças de lado e aceita a proposta de Wednesday, acompanhando o trambiqueiro em viagens por todo o país. Aos poucos, Shadow vai conhecendo mais sobre o verdadeiro homem por trás da máscara e percebendo que existem mais coisas no mundo do que os humanos são capazes de perceber. Aquilo que muitos julgam como mito pode ser mais real do que parece e representar um enorme perigo para todos.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

No final do ano passado, Deuses Americanos foi a leitura do mês do Vórtice Fantástico aqui de Porto Alegre. Eu não consegui concluir a leitura, tamanha a intensidade da escrita de Gaiman e da trama. Fui protelando a leitura o quanto pude e quando a Intrínseca anunciou o lançamento da HQ, decidi que nesse formato seria o momento de finalizar a leitura. E a espera valeu a pena!

Que Neil Gaiman é o cara, ninguém pode contestar. Meu primeiro contato com o autor foi em O Oceano no Fim do Caminho e desde então eu quero ler tudo que esse homem escreve. Eu comecei a ler a HQ no ônibus, voltando do trabalho, e quando cheguei em casa não quis saber de mais nada, só queria concluir a leitura. Por mais densa que seja a narrativa, ela flui magicamente. 

Somando isso com os traços de Russell e Hampton, eu fiquei completamente apaixonado pela história. Cada detalhe dos desenhos é único, as cores são vivas e é tudo muito bem ornado. A obra já foi adaptada para as telinhas pela Amazon Prime, mas ainda não conferi a série, então o máximo de visual que tive foi com a HQ e devo dizer que foi uma experiência sensacional. 

Sobre a história, não quero dar spoilers, mas preciso dizer que vale muito a pena. Os personagens são muito bem construídos e caracterizados. Shadow é um homem adulto que tem o mundo virado de cabeça para baixo e acaba aceitando tudo que a vida vai colocando em seu caminho. Claro que em alguns momentos ele questiona, principalmente quando a realidade fica abalada, mas na maior parte do tempo ele se deixa levar pelo momento.

Esse primeiro volume terminou de uma forma tranquila, mas ainda temos mais dois volumes pela frente. Espero que a Intrínseca não tarde em lançá-los, pois estou com bastante expectativa e ansioso pelo que vai acontecer daqui pra frente. Gaiman é excelente na construção de clímax e desfechos, então tenho certeza que não vou me decepcionar.

Deuses Americanos - Sombras é uma forma excelente de conhecer o talento de Gaiman e se conectar com a história do autor. Se você tinha curiosidade em ler Deuses Americanos, mas tinha preguiça, medo ou algo assim por conta do tamanho, se jogue nessa HQ, porque a garantia de sucesso é certa. Super recomendo!

Sombras - Neil Gaiman,  P. Craig Russell & Scott Hampton
Volume 01
Deuses Americanos - HQ
Editora Intrínseca
264 páginas
Nota 4

0 comentários

Postar um comentário