Resenha - O Segredo de Helena

Sinopse: "Quanta verdade o amor é capaz de suportar? Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma."
Neste livro, Lucinda Riley traz como foco principal a história de Helena. Quando jovem, ela foi passar um período visitando seu padrinho em Chipre, num local chamado Pandora. É lá que ela se apaixona pela primeira vez e vive momentos intensos que nunca mais será capaz de esquecer. 

24 anos depois, Helena volta com seu filho, Alex, para Pandora. Ela recebeu o local de herança e resolveu levar o restante de sua família e amigos para conhecer esse cenário que foi importante para ela. Porém, conforme os dias vão passando, os segredos mais profundos de Helena começam a se revelar e ela entra em conflito por não saber se a verdade vai ou não acabar com seu casamento e família que tanto lutou para construir.

“Nunca se deve lamentar nada na vida. O passado, bom ou ruim, é o que nos faz ser quem somos.”

Nesse livro há basicamente três tempos históricos. Começa e termina com Alex adulto voltando para Pandora, o qual seria o presente. Tem a reunião da família em Pandora 10 anos antes - sendo este o tempo mais importante do livro - e mais 24 anos antes, quando Helena conhece o local pela primeira vez durante sua juventude. 

Toda essa dinâmica faz com que a leitura seja mais fluida, desperta ansiedade para saber os desfechos de cada fase e é diferente de praticamente todos os outros livros Lucinda, já que a maioria tem quase 100 anos de diferença entre o passado e presente.

Em cada início de capitulo há um trecho do diário que Alex escreveu no seu verão em Pandora, mostrando a visão dele com seus 13 anos diante a tudo que aconteceu no seu primeiro verão no local, vezes nos preparando para o que viria no capitulo ou explicando pelo seu ponto de vista o desfecho do capitulo anterior.

Alex é um dos melhores personagens do livro. Ele possui um QI acima do normal, uma saída “fácil” para explicar quão maduro o personagem é. Antes deste fato ter sido exposto, eu me peguei pensando “nenhuma criança de 13 anos pensa ou age assim”. Porém isso foi explicado depois. Não foi convincente, ao meu ver, mas explicado. 

Foi um tanto estranho ver uma linguagem de um adolescente igual a de um adulto, já que ele narra em duas fases diferentes e parecia que era a mesma coisa. Mesmo assim, era uma das melhores partes do livro. Era divertido ver seu ponto de vista acerca de fatos que iriam influenciar toda sua vida e ver como ele foi maduro em momentos que nem os adultos foram.

“Então, reflito, o que aprendi nessas férias? Que existem todos os tipos de amor, e que ele vem em toda sorte de moldes e formas. Pode ser conquistado, mas não comprado. Pode ser dado, mas jamais vendido. E, quando está presente de verdade, ele gruda para valer. Esse tal de amor.”

A personagem principal, Helena, é um pouco contraditória. Ao mesmo tempo que ela é descrita como uma mulher maravilhosa, a perfeição em pessoa, ela se mostrava um ser humano normal, com seus defeitos, segredos, e em alguns momentos até meio egoísta. Acredito que parte de achar o livro cansativo se deu por essa personagem. Parecia que ela se esforçava demais para mostrar apenas o seu lado bom e para abafar as coisas que escondia, os seus erros.

Com toda essa variedade de tempos, muitos personagens secundários foram apresentados, enriqueceram e complementaram a história, dando um pouco de diversidade e envolvendo outros temas familiares que acabam se encaixando.

O livro sem dúvidas tem aquela pegada mais adulta que é uma marca de Lucinda. É um livro maduro, que fala sobre família, segredos, união, redenção. Um romance emocionante, não é o meu favorito, mas para quem gosta da autora, deve ler e tirar suas próprias conclusões.

O Segredo de Helena - Lucinda Riley
Editora Arqueiro
464 páginas
Nota 4

0 comentários

Postar um comentário