Resenha - O que Alice Esqueceu

Resenha de outros livros da autora

Sinopse: "A Intrínseca relança romance de Liane Moriarty, autora de O segredo do meu marido e do livro que inspirou a série Big Little Lies. Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia. Dez anos depois. Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa que não tem quase nada em comum com quem ela era na juventude e, pior, de quem ela não gosta nem um pouco. Ao retratar a vida doméstica moderna provocando no leitor muitas risadas e surpresas, Liane Moriarty constrói uma narrativa ao mesmo tempo ágil e leve sobre recomeços, o que queremos lembrar e o que nos esforçamos para esquecer."
Aos 29 anos, Alice Love tinha uma vida perfeita. Ela estava grávida, amava demais seu marido Nick e levava seus dias com bastante calma e tranquilidade, ao lado de sua família e de seus amigos. Então imaginem quando ela se dá conta de que 10 anos depois sua vida mudou radicalmente...

Certo dia, Alice sofre um acidente na academia, durante uma aula de step. A batida na cabeça é tão forte que ela acaba por esquecer os últimos dez anos de sua vida. Atualmente, ela tem três filhos, está passando por um divórcio complicado, seu ex-marido a odeia e ela está em vias de completar quarenta anos. Mas como isso é possível, se ela tem certeza que ainda tem 29?

Aos poucos, Alice vai descobrindo coisas sobre sua vida e tendo certeza de que algo muito errado aconteceu nos últimos anos. Aparentemente, tudo tem ligação com Gina, uma amiga que fez nesse período. Os problemas na vida de Alice parecem cada vez maiores e ela não sabe o que fazer para resolvê-los, principalmente agora, com três filhos pequenos em casa e sem a menor lembrança de tê-los gerado.

A única certeza de Alice é seu amor por Nick e ela quer reconquistá-lo acima de qualquer coisa. Porém, seu ex-marido não é mais o homem que ela achava conhecer e todos lhe dizem para se afastar dele. Afinal, o que Alice esqueceu? Será que essas lembranças podem realmente mudar sua visão de tudo aquilo que ela tanto sonhava?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

O que Alice Esqueceu foi lançado originalmente em 2013 aqui no Brasil sob o título de As Lembranças de Alice. Na época, não dei muita bola para o livro, mas depois que conheci a escrita de Liane Moriarty, decidi que precisava lê-lo o quanto antes. Então imaginem minha felicidade quando a Intrínseca anunciou o seu lançamento para este mês. 

A escrita de Liane Moriarty é leve, fluida e envolvente. Este livro tem mais de 400 páginas e quase não as vi passar, tamanha minha imersão na narrativa. Contudo, acho que fui com expectativas demais em cima da história. Tendo lido os outros livros da autora, eu esperava MUITA treta aqui, mas a trama se desenvolveu de forma branda, tendo como reviravoltas apenas as coisas que Alice ia lembrando.

A narrativa é feita em terceira pessoa, pela perspectiva de Alice, mas também temos um diário de Elisabeth, a irmã da protagonista, e alguns posts no blog de Frannie, a avó, narrando alguns fatos e dando algumas respostas para o leitor que Alice não consegue. Além disso, o diário de Elisabeth constrói toda uma subtrama dentro da história e deixa o livro ainda mais instigante.

Eu adorei esse estilo de narrativa, mas confesso que em certas partes do livro a história de Elisabeth me cativava muito mais que a da protagonista. A irmã de Alice sofre com inúmeros tratamentos para conseguir engravidar, todos sem êxito, o que abala seu casamento e seu psicológico. Comparando os problemas dela com os de Alice, os da segunda são completamente pífios.

Os personagens são muito bem construídos, o que é uma marca registrada da autora. Acho que já deixei claro meu favoritismo por Elisabeth, mas também gostei de Alice, não posso ser hipócrita. Seu senso de família é muito forte e mesmo percebendo ter se tornado uma pessoa frívola, esse instinto ainda permanecia dentro dela. 

O final foi um tanto previsível, mas não tinha como o livro terminar de outra forma. Liane fechou todas as pontas e concluiu a história com maestria. Para um romance de estreia, esse livro foi ótimo e é possível ver a evolução da autora ao longo de suas outras obras. Estou a cada dia mais apaixonado por ela.

O que Alice Esqueceu é um livro questionador e envolvente, que mostra o poder do amor e da família diante das dificuldades da vida. É uma história que merece ser lida, então deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Garanto que vale muito a pena!

O que Alice Esqueceu - Liane Moriarty
Editora Intrínseca
416 páginas
Nota 4

0 comentários

Postar um comentário