Resenhas dos volumes anteriores:
Sinopse: "Este é o explosivo volume final da trilogia Fim dos Dias.Depois de escapar dos anjos maléficos em O mundo depois, Penryn e Raffe precisam se esconder. Ambos estão desesperados para encontrar um médico que possa reverter as deformações causadas pelos anjos em Raffe e na irmã de Penryn. Mas, conforme eles avançam em busca de respostas, uma revelação assustadora sobre o passado de Raffe desencadeia forças sombrias que colocam todos sob ameaça. Quando os anjos lançam um pesadelo apocalíptico sobre os humanos, ambos os lados se veem a caminho da guerra. À medida que alianças improváveis se formam e estratégias mudam, quem sairá vitorioso? Forçados a escolher um lado na luta pelo domínio terreno, Raffe e Penryn têm uma difícil decisão a tomar: defender sua própria raça ou um ao outro?"
Raffe derrotou Beliel e conseguiu recuperar suas asas de Arcanjo. Agora, ele precisa encontrar alguém que consiga colocar suas asas de volta. Assim que Raffe recuperar seu posto entre os anjos, ele vai dar um jeito de salvar a humanidade e levar os anjos embora da Terra. Mas para isso, ele vai precisar abandonar Penryn.
Penryn também precisa de ajuda. Sua irmã, Paige, está cada dia mais magra, pois não consegue se alimentar. Após as terríveis experiências feitas nela pelo doutor em Alcatraz, a menina só consegue se alimentar de carne viva, o que vai completamente contra seus princípios morais. Penryn precisa protegê-la a todo custo, mas como fazer isso sem ferir ninguém?
Tudo muda quando um improvável aliado surge no caminho de Penryn e Raffe. Mesmo com os dois pés atrás, o casal sabe que esta é sua melhor chance e decide confiar. Se tudo der certo, Raffe se tornará o Mensageiro no lugar de Uriel e dará um fim ao Apocalipse. Só que, para isso, Penryn e Raffe precisarão enfrentar inimigos inimagináveis em um ambiente completamente hostil.
Agora, o destino da humanidade está selado e Penryn é a única que pode defender aqueles que ainda resistem. Contudo, para proteger aqueles que ama, ela precisará ficar contra Raffe, seu grande amor. Lados opostos em uma batalha que pode levar ao fim dos dias... Mas como fazer isso se um não consegue parar de pensar no outro?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
A Queda dos Anjos foi uma das minhas melhores leituras de 2016. Sua continuação, O Mundo Depois, foi boa, mas não me agradou tanto assim. Então, devo dizer que minhas expectativas para o desfecho da trilogia não estavam muito altas. Assim que o Grupo Record disponibilizou um exemplar para resenha, fiz a solicitação, mas fui deixando a leitura para depois. E quando finalmente acabei, a pergunta era "por que não li isso antes?".
A escrita de Susan Ee é leve, fluida e envolvente. Já faz mais de um ano que li O Mundo Depois e a autora conseguiu me ambientar dentro da história outra vez rapidamente e relembrar os detalhes mais importantes dos livros anteriores de uma forma natural. Somando isso com as poucas páginas e a fonte grande, terminei o livro em um dia, o que atualmente é para mim um recorde.
A narrativa segue em primeira pessoa, pela perspectiva de Penryn. Sempre gostei dessa personagem e nesse livro isso não vai mudar. Só acho que em Fim dos Dias, Susan poderia ter investido em uma narrativa intercalada. Existem vários momentos do livro em que Raffe e Penryn se separam e eu gostaria muito de saber o que aconteceu com o Arcanjo quando isso se desenrolava.
Nesse terceiro volume, a autora voltou a investir na ação. Cada virar de página é uma surpresa e em certos momentos você perde o fôlego, tamanha a adrenalina inserida nas páginas. Penryn está mais badass do que nunca e vê-la lutando para defender sua família e seus ideais só me fez querer abraçá-la e dizer "eu sempre acreditei em você".
Um dos pontos altos do livro foi a reconstrução da relação de Penryn com a mãe. Nós víamos a mãe da garota nos livros anteriores como uma mulher louca e sem princípios, mas aqui vamos reparando que existe um nexo em seus devaneios e que tudo que ela faz é para proteger suas filhas. Penryn finalmente começa a entender isso e as cenas entre as duas são belíssimas.
O final foi um tanto acelerado demais, mas valeu a pena. Ficaram ainda algumas pontas soltas, mas não acredito que a autora vá investir em mais um livro. Contudo, confesso que não ficaria triste se ela resolvesse explicar tudo isso em um conto, de preferência narrado pelo sexy arcanjo Raffe. Não custa sonhar, não é mesmo?
Fim dos Dias deu um final digno a uma trilogia muito boa. Foi bom ter essa sensação de dever cumprido, mas vou sentir falta desses personagens. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos vocês. Essa é uma história que merece ser lida. Sério, vale muito a pena!
Fim dos Dias - Susan Ee
Livro 03
0 comentários
Postar um comentário