Sinopse: "Um verão na Itália, uma antiga história de amor e um segredo de família. Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração. Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos."
Olá, pessoal. Tudo bem? Eu sou a Barbara, do Segredos Entre Amigas, e hoje vim compartilhar com vocês o que achei de Amor & Gelato.
Lina cresceu só com a mãe, mas de forma nenhuma isso atrapalhou a sua forma de ser ou de agir. Ela era como todas as garotas da sua idade: estudava, tinha amigos e passava grande parte do tempo fazendo a coisa que mais gostava, correr. Uma vida pacata e comum nos Estados Unidos, mas tudo muda quando a mãe de Lina descobre um câncer em fase terminal. A vida da garota vira de ponta-cabeça e ela passa a dedicar grande parte do seu tempo a estar e cuidar da mãe.
A morte era uma certeza e ela não tardou a chegar. No entanto, antes de morrer sua mãe lhe faz um pedido, ela quer que Lina visite a Itália, pois lá descobrirá sobre coisas que nunca imaginou. O pedido inusitado deixa Lina sem ação, afinal, ela não quer descobrir sobre nada e, especialmente, não quer deixar a cidade onde cresceu e os amigos que fez para cruzar o oceano em busca do desconhecido.
No entanto, com a pressão de sua avó e um receio sobre a promessa que fez à sua mãe no leito de morte, em pouco tempo Lina se vê desembarcando na Itália, mais especificamente em uma cidadezinha nos arredores de Florença, onde Howard, seu pai, vivia. Howard era a pessoa mais gentil que Lina já conheceu, e mesmo que suas defesas a fizessem querer se afastar dele, a bondade no coração do homem não permitia. Além disso, agora Lina precisava de respostas, ela queria saber por qual motivo sua mãe havia fugido para os Estados Unidos estando grávida dela, já que Howard não sabia de sua existência.
Enquanto traçava planos de descoberta, a jovem recebe um diário que foi enviado para a Itália por sua mãe, meses antes dela falecer. O objeto é como um bálsamo de salvação para Lina, que começa a tracejar a rota de vida de sua mãe na Itália a fim de tentar descobrir o que realmente aconteceu. Para ajudá-la nesta jornada, o destino dá uma forcinha e lhe apresenta a Ren, um jovem italiano filho de uma americana que parece conhecer cada pequena parte daquela minúscula cidade e suas redondezas.
A partir de então eles se tornam um só em busca de uma coisa que sequer sabem o que é. Cada página nova do diário revela um segredo inesperado e Lina conhece sua mãe como nunca imaginou, acaba percebendo que talvez seja mais parecida com ela do que aparentava. Durante esse percurso a jovem vai se auto-descobrindo e conhecendo coisas que jamais imaginou.
***
Com uma narrativa fluida e convidativa, Jenna Evans Welch nos transporta para Florença de forma que até os cheiros e sabores nós conseguimos sentir. A trajetória de Lina é linda de acompanhar e observar essa garota descobrindo a si mesma nos passos da sua mãe é uma das coisas mais maravilhosas de se ver.
Por mais clichê que seja, a trama vai sendo construída em pequenos pedaços que vão prendendo o leitor cada vez mais. Por estarmos seguros em duas tramas, a história de Lina e a história de sua mãe, o livro tem presença diferente e confortável. Me senti lendo uma daquelas histórias de sessão da tarde que a gente ri e chora na mesma proporção.
Os personagens tem características específicas que os tornam únicos e o fato de que a trama vai se conduzindo sem impedimentos, mas dotadas de plot twists que vão transformando o livro a cada novo acontecimento. Achei interessante a forma como a autora abordou problemas reais de forma a não dar muita vazão para estes problemas, como acontece muitas vezes na vida real.
A construção da trama é maravilhosa, a ambientação é sensacional e as cenas são muito bem pensadas para transportar o leitor até o centro da trama. É um daqueles livros que nos faz suspirar a cada página virada e que é quase impossível largar a leitura em qualquer momento. Se este é o seu tipo favorito de livro, não posso não indicar a leitura.
Amor & Gelato - Jenna Evans Welch
Editora Intrínseca
0 comentários
Postar um comentário