Sinopse: "Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro."
Neste livro vamos conhecer a história de Dominika. Ela costumava ser bailarina e sonhava em entrar para o Bolshoi, mas um triste acidente a fez abandonar os palcos. Após a morte do pai, que foi outro enorme baque, Dominika aceitou o convite do tio para fazer parte do serviço secreto russo. E é a partir daí que ela passa de uma bailarina para uma agente sexy, perigosa e letal.
Do outro lado vamos conhecer Nate, um agente da CIA. Ele trabalha com um informante russo, coletando detalhes sobre o país inimigo para fornecer à América. O único propósito de Nate é manter a identidade deste agente duplo em segredo, já que este é um dos melhores espiões existentes e as informações fornecidas por ele são incrivelmente valiosas.
Porém, em um de seus encontros com o informante, Nate comete um deslize e passa a ser vigiado pela inteligência russa. Os soviéticos querem muito saber a identidade do espião infiltrado em sua agência e agora Nate se mostra o melhor caminho para este propósito. Assim, Dominika vai entrar no caminho do agente americano e os dois entrarão em uma disputa de poder, alternando entre perigo e sensualidade a cada virar de página.
***
Operação Red Sparrow foi publicado originalmente em 2014, sob o título de Roleta Russa. Confesso que na época a obra não chamou minha atenção, parecendo ser apenas mais um livro policial como tantos outros no mercado literário. Mas eis que sua adaptação para as telonas foi divulgada e a protagonista seria ninguém menos que minha diva Jennifer Lawrence. E foi a partir daí que nasceu meu amor por essa história.
Ultimamente eu não tenho lido tantas histórias com essa temática como gostaria e por isso acredito que a obra me cativou mais do que eu esperava. Toda essa trama envolvendo a questão da espionagem, com uma personagem principal tão marcante e um cenário muito bem estruturado, me envolveu logo de cara.
Contudo, não posso afirmar que esta é uma leitura fácil. A escrita de Jason Matthews é fantástica e repleta de detalhes. Só que o autor joga sobre o leitor diversos fatos importantes acerca dos serviços de inteligência. Pra quem não conhece ou não está acostumado, como eu, é difícil reconhecer e entender alguns aspectos, fazendo com que me perdesse em alguns momentos.
Os personagens foram todos muito bem caracterizados. A relação conflituosa entre Nate e Dominika é, sem dúvidas, o ponto mais forte da obra. Os dois protagonistas são bastante opostos, estão em lados diferentes, mas cada qual com suas excelentes habilidades e com uma química incontestável. Cada encontro deles era uma troca de farpas, que rendia momentos explosivos e ao mesmo tempo divertidos e sensuais.
Outro ponto positivo acerca da obra é como Matthews conseguiu explorar o passado dos protagonistas. Aos poucos, vamos entendendo suas motivações e tudo que aconteceu para que chegassem até ali. Posso não concordar com tudo, já que no livro os americanos foram pintados como heróis e os soviéticos como vilões, mas com certeza criei um laço com os personagens.
O final foi de tirar o fôlego. Logo na metade já dá pra perceber para onde o livro está se encaminhando e foi uma experiência angustiante acompanhar isso de perto. Finalizei a leitura de boca aberta, tamanha minha empolgação. O autor foi bastante ousado no desfecho, finalizando a obra, mas deixando várias pontas soltas para os próximos livros, que espero que não demorem a ser lançados por aqui.
Em suma, Operação Red Sparrow é um livro envolvente, alucinante e muito bem escrito. Não vejo a hora de conferir a sua adaptação para as telonas, assim como ter a oportunidade de ler suas continuações. Deixo aqui minha recomendação para vocês, porque realmente vale a pena!
Operação Red Sparrow - Jason Matthews
Livro 01
Livro 01
0 comentários
Postar um comentário