Resenha - Como Eu Imagino Você

Sinopse: "Uma doença rara diagnosticada na infância nunca impediu Helena de enxergar o mundo, e mesmo com todos os obstáculos, ela é uma jovem alegre, independente e muito sensível. Mas é à noite que Lena sente seu coração se encher de dúvidas e agitação ao se “encontrar” com um misterioso rapaz que surge constantemente em seus sonhos. E, apesar de não enxergá-lo com nitidez, ela sabe exatamente como ele é. Um dia, seus pais precisam fazer uma viagem e a jovem é obrigada a ficar sozinha em casa. Quer dizer... não totalmente sozinha. Sua mãe havia contratado um rapaz para cuidar do jardim. E aquilo que parecia ser uma visita indesejada pode trazer uma enorme mudança em sua vida. Para sempre..."
Quando tinha sete anos, Helena Curval foi diagnosticada com uma doença rara que comprometeu grande parte de sua visão. Apesar disso, ela cresceu e se tornou uma jovem de bem com a vida, que tentava não deixar sua deficiência impedi-la de viver.

Ao lado de seu melhor amigo, Lucas, Lena passa seus dias em Porto Tempestade, jogando "Como eu Imagino" e vivenciando novas experiências. Seus pais, dois importantes biólogos, estão sempre viajando e agora, pela primeira vez, Lena ficará sozinha em casa,  mostrando que pode ser independente como qualquer outra garota de sua idade.

Contudo, a mãe de Lena esqueceu de mencionar um detalhe antes de viajar. Ela contratou um serviço de jardinagem para cuidar do seu jardim, um espaço que a avó de Lena sempre cultivou antes de morrer e que agora está um caos. À princípio, Lena não está muito confiante com a ideia de um estranho estar ali presente, mas resolve dar uma chance. E é aí que Alex entra em sua vida.

O jovem jardineiro tem muita habilidade para cuidar das plantas e tem uma personalidade que cativa Lena assim que eles trocam as primeiras palavras. Só que quando Lena percebe que Alex é o garoto que habita seus sonhos há muitas noites, antes mesmo de ela conhecê-lo, não sabe como lidar com a informação. Como isso é possível? Quem realmente é Alex? E o mais importante de tudo: como resistir aos encantos desse rapaz tão incrível?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Meu primeiro contato com Pedro Guerra foi no início desse ano, depois que li a obra Precisava de Você. Acompanho o trabalho do autor nas redes sociais, assim  como seu canal no YouTube. Então, quando vi sobre o lançamento de Como Eu Imagino Você, fiquei imediatamente empolgado. Assim que possível, solicitei meu exemplar para a Editora e passei ele na frente de todas as leituras. E acho que fui com muita sede ao pote.

A escrita de Pedro é leve, fluida e envolvente. Porém, a trama construída pelo autor não proporciona uma boa experiência. Ele compôs toda a narrativa em cima de diversos clichês da literatura atual e se perdeu na hora de desenvolvê-los. Chegou a um certo ponto da narrativa que eu não conseguia mais passar de uma página para a outra sem revirar os olhos...

Escrito em primeira pessoa, pela perspectiva de Lena, foi uma tortura acompanhar a visão dela. Helena é aquele tipo de personagem que tem uma deficiência e tenta passar a imagem de quem não se importa com isso, mas a cada cinco segundos fica se martirizando. Perdi as contas de quantas vezes ela falou sobre a sua condição especial, a perda de visão ou de como tinha um jeito peculiar de ver o mundo. ZzzZZZzzz.

O romance não me cativou nem um pouco. Foi tudo muito imediato, aquela coisa "mal te vi, te amo". Não sei se eu que estou com o coração frio demais ou se essa questão já perdeu o sentido realmente. Um romance precisa de muito mais do que meia dúzia de palavras para me convencer. E Pedro pecou bastante nesse aspecto.

O final foi algo que até agora não estou conseguindo processar. Quando o autor começou a construir um mistério com uma vibe meio paranormal, já fiquei com os dois pés atrás. E conforme as coisas foram se desenrolando, a incredulidade me dominou. Sério! Com tanta coisa para abordar, Pedro foi por um caminho completamente insano e... bom, melhor deixar por aqui mesmo.

Em suma, Como Eu Imagino Você é um livro que não me agradou e por mais que eu tenha carinho pelo Pedro Guerra, não consigo recomendar a obra. Mas, se quiserem se arriscar, me contem depois o que acharam.

Como Eu Imagino Você - Pedro Guerra
Editora Gutenberg 
192 páginas

Nota: 2,5

0 comentários

Postar um comentário