Resenha - As Tumbas de Atuan


Sinopse: "Quando Tenar é escolhida como suma sacerdotisa, tudo lhe é tirado: casa, família e até o nome. Com apenas 6 anos, ela passa a se chamar Arha e se torna guardiã das tenebrosas Tumbas de Atuan, um lugar sagrado para a obscura seita dos Inominados. Já adolescente, quando está aprendendo os caminhos do labirinto subterrâneo que é seu domínio, ela se depara com Ged, um mago que veio roubar um dos maiores tesouros das Tumbas: o Anel de Erreth-Akbe. Um homem que traz a luz para aquele local de eternas trevas, ele é um herege que não tem direito a misericórdia. Porém, sua magia e sua simplicidade começam a abrir os olhos de Arha para uma realidade que ela nunca fora levada a perceber e agora lhe resta decidir que fim terá seu prisioneiro. Finalista da Newbery Medal, que premia os melhores livros jovens de cada ano, As Tumbas de Atua dá continuidade ao elogiado Ciclo Terramar com uma singela história que rompeu com os paradigmas de heroína quando foi lançada."

ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores. Leiam por sua conta e risco!

Tenar é Arha, a Devorada, a garota que nasceu na noite em que a Sacerdotisa das Tumbas faleceu, e por isso é a reencarnação da mesma, que renasceu para continuar seu trabalho de guardar o tesouro dos Inominados, igual vem fazendo nos últimos mil anos, e há mil anos antes disso.

Ainda com apenas 5 anos ela é levada de sua família para o Lugar das Tumbas de Atuan, onde será preparada para reassumir o posto de sua vida passada, e onde viverá até a chegada de sua morte, quando sua próxima encarnação tomará o seu lugar.

Arha nunca teve dúvidas sobre seu papel, até conhecer Ged, o mago vindo das Terras Interiores, que quer roubar o anel de Erreth-Akbe, igual muitos tentaram no passado e fracassaram. Cabe à jovem sacerdotisa decidir se cumprirá seu dever perante os Inominados, ou se desafiará tudo que sempre acreditou.

Querem saber o acontece? Então corram para ler o livro!

***

O Feiticeiro de Terramar, primeiro volume do Ciclo Terramar, escrito pela Ursula K. Le Guin, conquistou-me por sua narrativa diferenciada, mais pausada, sem apontar para um grande conflito no horizonte, como uma guerra, que explodiria ainda naquele exemplar, ou nas continuações seguintes. Então não hesitei em ler As Tumbas de Atuan quando soube de seu lançamento, porém, infelizmente, minha experiência não foi tão prazerosa como na vez anterior.

As histórias de Terramar - ao menos os dois primeiros livros, que foram os que tive contato até então - segue um ritmo mais lento, onde o grande obstáculo a ser vencido é o conflito interno do protagonista, é ele superar seus próprios medos, vencer seus defeitos e se tornar alguém melhor. Eu não diria que a autora escolheu essa fórmula pela época em que as histórias foram escritas - fim dos anos 60 e início da década de 70 -, pois, como ela mesma fala nos pósfácios das obras, seu objetivo é mostrar o crescimento dos personagens e não criar mais uma aventura fantástica com uma grande guerra, o que já parecia comum naquele período. O problema foi que, dessa vez, a trama ficou bastante vagarosa.

Com Ged, no volume 1, tivemos o lado positivo de que, por ser um mago, ele viajava por Terramar e assim nós conhecíamos esse mundo, e havia o suspense da sombra que o perseguia. Tenar é uma boa personagem, é interessante ver sua transformação ao longo das páginas, porém, além de quase toda a história se passar dentro do mesmo cenário, é tudo muito parado. Torna-se exaustivo ler as descrições detalhadas sobre o Lugar das Tumbas de Atuan, e igualmente cansativo acompanhar o dia a dia da protagonista, onde quase absolutamente nada acontece. Todo o debate de fé e religiosidade trazido à tona, e a quebra de paradigmas, chegam a nos fazer pensar, mas senti falta de um conflito mais envolvente. E quando o livro começou a ficar realmente envolvente, ele simplesmente acabou e nos deixou cheios de perguntas.

Pelo que vi, a série de Ged é composta por, pelo menos, mais 3 volumes, resta agora aguardar o lançamento dos demais para saber o que aguarda o futuro arquimago, e se serão dadas as respostas às perguntas que As Tumbas de Atuan levantou. 

As Tumbas de Atuan - Ursula K. Le Guin
Livro 02
Série Ciclo Terramar
Editora Arqueiro
160 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota: 3

0 comentários

Postar um comentário