Resenha - Apenas uma Garota

Sinopse: "Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino. Em seu romance de estreia, Meredith Russo retrata o processo de transição de uma adolescente transexual, parcialmente inspirada em suas próprias experiências. Enquanto traz à tona questões difíceis como dilemas existenciais, preconceito e bullying, o livro também fala de forma esperançosa e leve sobre amizade, descobertas e autoaceitação."
Aos 18 anos, Amanda Hardy está se mudando para a casa do pai, que não vê há anos, após sofrer uma agressão. Tudo o que ela mais deseja é recomeçar a vida, em um lugar tranquilo. Contudo, mesmo com essa promessa de renovação, ela ainda está receosa de que seu maior segredo venha à tona.

A verdade é que Amanda é transexual. Ela nasceu no corpo de um menino, chamado Andrew, e sofreu muito durante a sua infância por saber quem é e por não ser aceita. Até hoje, após a transição e com uma nova identidade, Amanda ainda sente medo de ser julgada.

Na cidade nova, ela logo é aceita pelos habitantes. Na escola, ela chama atenção com a sua beleza e simpatia. Mas Amanda não quer se destacar, por receio de confiar em alguém e do seu segredo ser descoberto. Afinal, ela fora até aquela região para ser apenas uma garota, sem carregar todo aquele estigma que a atormentava quando morava com a mãe.

Só que as coisas nunca são como queremos. Amanda acaba se destacando e atraindo os olhares de Grant, um garoto do time de futebol. Logo de cara, a afinidade entre os dois é muito grande. A última coisa que Amanda queria era se envolver com alguém, mas a sua relação com Grant é intensa e ela se vê disposta a tentar. Mas será que seu segredo permanecerá escondido?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando eu vi Apenas uma Garota dentre os lançamentos da Editora Intrínseca, minha empolgação foi lá nas alturas. Já conhecia o livro desde seu lançamento nos EUA e quem me conhece sabe que adoro obras com temática LGBT. Além disso, obras protagonizadas por transexuais são raras e é sempre interessante saber mais sobre o assunto. Sendo assim, o solicitei e passei na frente de todas as minhas leituras pendentes.

A escrita de Meredith Russo é leve, fluida e envolvente. Me inseri na trama logo de imediato e, somando isso às poucas páginas, concluí a leitura praticamente em uma sentada. A narrativa é feita em primeira pessoa, sob a perspectiva de Amanda - no presente -, contendo também alguns flashes do seu passado como Andrew. Gostei bastante dessa forma de contar a história, que só me fez criar mais empatia pela personagem.

Amanda é uma protagonista que já sofreu demais e agora deseja seguir em frente. Porém, seus fantasmas do passado estão sempre ali para assombrá-la. Mesmo assim, acho que ela é bem guerreira em enfrentar seus anseios e gostei muito de suas atitudes. Entrou para o meu hall de protagonistas fortes.

Uma coisa que me incomodou um pouco no enredo foi a "facilidade" da transição de Amanda. Pelo que conheço a respeito da transexualidade, tomar hormônios legalmente é algo bem complicado de se conseguir e a cirurgia de redesignação é muito cara para ser feita assim. Mas no final, Meredith, que é transexual, deixa uma nota para seus leitores cisgênero de que aquilo que a personagem conseguiu é raro, e que não se deve levar como parâmetro, e que ela apenas quis mostrar a parte "boa" ao criá-la.

Outra coisa que também me desagradou foi a aceitação que Amanda teve na cidade e seu romance com Grant. Achei tudo muito rápido. As pessoas já a acolheram assim que ela chegou e Grant e a garota já se apaixonaram quase que imediatamente. Não consegui engolir isso muito bem.

Quanto ao desfecho, foi um tanto quanto previsível, mas gostei da forma como a autora atou as pontas. Senti falta de uma conclusão a respeito de uma parte específica, mas nada que prejudique o final. Não é necessária uma continuação, mas eu não me importaria de ler um conto sobre o que aconteceu com uma certa personagem...

A edição física é bem simplória. A capa não tem muitos detalhes e é bem discreta. A diagramação também é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está impecável, mais um trabalho sensacional da Editora Intrínseca.

Apenas uma Garota é um livro que trata de um tema ainda tabu, mas que deve ser discutido até deixar de ser. Vamos pregar a aceitação e livrar a sociedade de preconceitos. Somos todos humanos e merecemos respeito. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos!

Apenas uma Garota - Meredith Russo
Editora Intrínseca
240 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

Nota: 4

0 comentários

Postar um comentário