Resenha - O Casal que mora ao lado

Sinopse: "Tudo começou em um jantar... Um thriller psicológico surpreendente da autora best-seller internacional Shari Lapena. É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a esposa; afinal, ela quase nunca sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando. Marco garante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço. Afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletrônica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai dar certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta; Cora desapareceu. Logo o rapto da filha faz Anne e Marco se envolverem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores."
Fazia seis meses desde que Cora havia nascido. Anne, por mais realizada que estivesse, enfrentava uma depressão pós-parto moderada. Se achando gorda e feia, recusando ajuda de quem quer que fosse, pois queria mostrar a todos que podia ser uma boa mãe; Anne estava esgotada. Não aguentava mais passar os dias sozinha com a bebê, sem conseguir dormir, e já havia esquecido por completo da vida que levava e da mulher que costumava ser antes de engravidar de Cora.

Marco não sabia mais o que fazer. No início seguia comprando flores e fazendo pequenas demonstrações de amor à esposa, mas nada parecia tirar Anne de seu torpor e de seu sofrimento eterno. Para piorar, a situação da empresa que Marco administrava ia de mal a pior e não faltava muito para ele precisar pedir falência.

Certo dia, Anne e Marco foram convidados pelos vizinhos para jantarem por lá, para comemorar o aniversário de Graham, os únicos poréns é que Cynthia detestava crianças, e havia exigido que Anne e Marco não levassem a bebê; e a babá havia cancelado de última hora.

Depois de muito pensar e brigar, Marco convenceu Anne a irem, afinal, ela precisava espairecer. A solução encontrada foi deixar Cora dormindo e levar a babá eletrônica para monitorá-la. Que mal podia acontecer? Eles estavam na casa ao lado da sua e haviam se comprometido a espiar a filha a cada meia hora.

Mas tudo desandou no jantar e, quando voltaram no início da madrugada, encontraram o berço vazio, sem nenhum sinal de Cora.

Havia Cora sido sequestrada? Ou será que algum dos pais acidentalmente podia tê-la matado, depois de tanto beberem, e combinaram com alguém para sumir com o corpo?

Completamente transtornados e confusos com o desaparecimento da menina, Marco e Anne encabeçaram a lista dos maiores suspeitos. Agora, caberá à polícia resolver esse mistério.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

O Casal que mora ao lado chegou para nós como livro de ação, enviado pela Editora Record e, depois de ser muito bem recomendado por uma amiga, me joguei rapidamente na leitura, afinal, sou uma grande fã de thrillers psicológicos e a temática abordada - o sequestro de um bebê - me chamou totalmente a atenção, tendo em vista de que sou mãe e não parava de pensar em como eu reagiria numa situação similar que, rezo a Deus, para que nunca aconteça!

O livro, narrado em terceira pessoa, já começa de maneira eletrizante. Cora sumiu e ninguém tem ideia de como isso aconteceu. De maneira magistral, Shari constrói uma rede de intrigas, mentiras e mistérios que a cada capítulo nos faz suspeitar de algum dos personagens, a ponto de me fazer questionar se a bebê realmente chegou a existir.

Na medida em que avançamos na leitura, fazemos diversas descobertas um tanto quanto chocantes e, mesmo que o enredo tome um rumo previsível, ficamos curiosos para descobrir o que levou o culpado, ou os culpados, a cometerem tal ato atroz.

Pelo que pude perceber, por mais investigativa que seja, a obra não tem como intuito principal nos esconder os criminosos, muito menos acobertar os atos inescrupulosos de cada um. Ao meu ver, Lapena quis nos mostrar do que um ser humano é capaz para alcançar seus objetivos e de como o estresse emocional extremo pode liquidar com uma pessoa.

Foi simplesmente desolador testemunhar o desespero de Anne, uma mãe que, por mais que estivesse enfrentado diversas dificuldades com a maternidade, queria a sua filha de volta, e a dúvida sobre o que havia acontecido a estava consumindo de tal forma, que o desfecho desse volume foi arrebatador e creio que não poderia ter sido diferente.

Além disso, achei legal Shari abordar os obstáculos e desafios enfrentados por uma mãe de primeira viagem e o quanto a sociedade as oprime, exigindo sacrifícios sobre-humanos, pois conforme os comerciais de margarina, as mães além de precisarem ser perfeitas, também necessitam dar conta de tudo sozinhas e continuarem sendo esposas exemplares, e isto não existe na vida real.

O Casal que mora ao lado muito me lembrou de Garota Exemplar e foi tão bem escrito que o devorei em questão de horas. Super recomendo a quem gosta de exemplares investigativos, que nos deixam angustiados e que nos obrigam a embarcar no que há de pior da mente humana. Super recomendo.

O Casal que mora ao lado - Shari Lapena
Editora Record
294 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4

5 comentários

  1. Eu nunca li Garota Exemplar, mas ainda vou ler!
    Nunca tinha visto esse livro e gostei da sinopse!
    Deve ser muito emocionante ler a trajetória da procura da filha e a mãe, que mesmo estando em depressão, queria ver sua filha. Achei muito legal e acho que lerei. Estou precisando sair um pouco dos romances e me aprofundar em outros gênero.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de thrillers psicológicos, mas algumas histórias parecem se destacar e essa aborda temas interessantes como depressão pós parto e o sequestro de uma bebê onde os pais são suspeitos. Gostei da resenha e se tiver a oportunidade vou querer conferir a história ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adoro esse gênero de livro!
    Amei Garota Exemplar, tanto o livro quanto o filme, apesar de ter sido o mais louco que já li kkk
    Já vou colocar O Casal que mora ao lado na listinha pra ler ;)

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto, mas não tinha me interessado, mas depois de ler a sua resenha mudei de ideia, principalmente em saber que já começa com o drama do sumiço e que tem varias descobertas.

    ResponderExcluir
  5. Mi!
    Super trama, hein? Adoro thrillers psicológicos também e já me interessei pelo livro. Curiosa em saber o que acontece com o bebê e como tudo será solucionado para que seja encontrado.
    Nem imagino o que Anne sentiu, porque ver sua filha ser 'sequestrada' deve dar o maior desespero.
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir