Resenha - O Sol Também é uma Estrela

Sinopse: "Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?"
Quando Natasha tinha oito anos, mudou-se com a mãe da Jamaica para os Estados Unidos, onde o pai já vivia em busca de seu sonho de ser um ator da Broadway. Os anos se passaram e a família tornou-se imigrante ilegal no país. Tudo corria nos conformes, até uma fatídica noite onde o pai, extremamente embriagado, contou sua história para um policial. Agora, Natasha está prestes a ser deportada e precisará abandonar tudo aquilo que ama.

De outro lado temos Daniel. Filho de imigrantes coreanos, ele nasceu na América e tem uma ótima vida. Porém, seus pais já têm seu futuro definido e talvez não seja bem isso que ele queira para a sua vida. Daniel sonha em ser um poeta, mas o pai quer que ele vá para Yale e se torne médico. Seu irmão mais velho, Charlie, já se consagrou uma decepção ao ser suspenso de Harvard e Daniel não quer que o mesmo aconteça consigo.

Dois mundos opostos se colidem quando o Universo faz de tudo para atraí-los. Daniel tem uma entrevista em busca de recomendação com um ex-aluno de Yale e Natasha está indo atrás de todas as suas esperanças para tentar evitar a deportação. Quando eles se encontram, Daniel sente que é o destino colocando a jovem Natasha em sua vida e não quer perder a chance de se aproximar dela.

À princípio, Natasha deixa seu muro erguido quando Daniel tenta se tornar mais próximo, mas quando percebe que o garoto é diferente de todos que ela conhece, resolve dar uma chance para ele tentar conquistá-la. Sabendo que não acredita no amor e que é seu último dia em Nova Iorque, Natasha acha que essa experiência não será nada demais. Contudo, quando o Universo está determinado a juntar duas pessoas, não há quem consiga impedir.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando Tudo e Todas as Coisas foi lançado ano passado pela Editora Novo Conceito, um grande hype nasceu. As críticas eram, em sua grande maioria, positivas, e quando isso acontece, sempre fico com um pé atrás. Resolvi esperar a febre do livro passar e nisso a Arqueiro anunciou a publicação de O Sol Também é uma Estrela e só consegui pensar em "por que não arriscar com esse primeiro?". E se a primeira obra da autora for tão boa quanto essa, já tenho uma nova queridinha.

A escrita de Nicola Yoon é simplesmente viciante. Logo nas primeiras páginas me vi preso na história, envolvido nos dilemas dos personagens e intrigado acerca do que iria acontecer. O que mais me agradou foi que a autora não focou apenas na narrativa dos protagonistas, dando enfoque e voz para todos os personagens que surgiam e apresentando suas conexões com a trama de Natasha e Daniel.

Como assim, vocês devem estar se perguntando. Certo? Sempre que Natasha ou Daniel interagiam com alguma outra pessoa ou abordavam determinado assunto sobre física ou poesia, Nicola criava um capítulo para explicar os motivos dos personagens ou aprofundar a explicação do assunto. Então temos diversos capítulos escritos pelo próprio destino, o amor ou até mesmo um comentando a respeito da teoria da viagem no tempo. Achei isso sensacional.

Os personagens foram muito bem construídos e é impossível não se apaixonar por eles. Natasha é 100% razão, Daniel é todo emoção e o modo como os dois se completam é contagiante. A todo tempo ela tenta provar para ele que está certa e ele quer abrir os olhos dela para a beleza do mundo, com um sentimento, não com um fato. E por terem descendências diferentes, Nicola também se deu ao trabalho de trabalhar a miscelânea cultural no exemplar, que foi super bem detalhada e deu um toque a mais a essa relação.

O final foi maravilhoso. Conforme o clímax foi se desenvolvendo, eu já imaginava para onde a autora levaria o desfecho, mas mesmo assim fui surpreendido com sua elaboração. Nicola provou que as coisas podem ser sim como desejamos, mas nem sempre da forma que esperamos. Sabem aquele tipo de livro que nos deixa numa crise existencial quando o finalizamos? Este com certeza se encaixa nessa categoria.

A edição física está simplesmente magnífica. A capa é deslumbrante, daquelas que mesmo não conhecendo sobre o que se trata eu teria sido atraído em uma livraria e com certeza compraria. A diagramação é simples, as páginas são amareladas, a fonte é grande e a revisão está impecável, como todo trabalho da Editora Arqueiro.

O Sol Também é uma Estrela é lindo, e mostra como uma escolha pode mudar sua vida para sempre e como o amor está presente até nas pequenas coisas, só basta abrirmos os olhos e o coração para percebermos. Sem sombra de dúvidas recomendo a todos!

O Sol Também é uma Estrela - Nicola Yoon
Editora Arqueiro
288 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

7 comentários

  1. Oi Leo, também gostei muito da capa desse livro, tô atenta as resenhas dele desde que foi lançado e gostei muito do que li até agora, sua resenha tá animadora e como eu não li nenhum livro dessa autora ainda, tô inclinada e começar por esse assim que surgir a oportunidade :) Fiquei curiosa pra ver como a autora consegue fazer com que as coisas se resolvam como desejamos, mas não como esperamos ;)

    ResponderExcluir
  2. Ai Leo!
    Deve ser um livro espetacular!
    Fico também com um pé atrás quando um livro é muito badalado, como o anterior da autora, mas vendo como ela consegue mostrar o quanto o amor é forte e o quanto a miscigenação é importante, fiquei com a maior vontade de ler.
    Desejo uma ótima semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro para ser lido com calma e ir refletindo. A capa é linda. ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leo!
    Me identifico com o que você diz sobre o receio em relação a livros muito comentados. Espero o hype passar para só então me decidir de verdade se quero ler ou não, e tenho lá alguns receios quanto Tudo e Todas as Coisas, confesso, por mais que tenha curiosidade de lê-lo principalmente para poder ver a adaptação depois. Nesse caso, provavelmente acabei agindo como você e optando por conhecer a escrita de Nicola através de O Sol Também é Uma Estrela, ainda mais agora após seus elogios à obra e a beleza dela e boa construção dos personagens como um todo. Valorizo demais autores que dão algum enfoque e tem cuidado em desenvolver personagens secundários também, então já me vejo gostando dessa leitura assim como você. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu sou simplesmente apaixonada com esse estilo de capa para livros! Eles me ganham só pela capa! Tenho que dizer que gostei demais dessa história e que preciso muito ler esse livro! Faz um tempo que vi ele na Saraiva e estou me segurando pra não comprar haha! Com certeza está na lista de próximos livros a serem lidos!
    Beijos!

    http://fabricandoalgunssonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi bons elogios a respeito da escrita da autora, mas assim como você sempre fico meio que com um pé atrás quando uma obra tá sendo super bem elogiada.
    Tenho curiosidade em ler algo dela e achei bem interessante a forma como este livro é escrito, com alguns capítulos meio que explicando algumas coisas, achei criativo.

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido muitas resenhas sobre esse livros e apesar de quase todas serem positivas eu ainda fico em duvida em ler, não sei por que mas tenho a sensação de que não irei gostar

    ResponderExcluir