Resenha - Irmãos de Sangue

Sinopse: "A misteriosa Pedra Pagã sempre foi um local proibido na floresta Hawkins. Por isso mesmo, é o lugar ideal para três garotos de 10 anos acamparem escondidos e firmarem um pacto de irmandade. O que Caleb, Fox e Gage não imaginavam é que ganhariam poderes sobrenaturais e libertariam uma força demoníaca. Desde então, a cada sete anos, a partir do sétimo dia do sétimo mês, acontecimentos estranhos ocorrem em Hawkins Hollow. No período de uma semana, famílias são destruídas e amigos se voltam uns contra os outros em meio a um inferno na Terra. Vinte e um anos depois do pacto, a repórter Quinn Black chega à cidade para pesquisar sobre o estranho fenômeno e, com sua aguçada sensibilidade, logo sente o mal que vive ali. À medida que o tempo passa, Caleb e ela veem seus destinos se unirem por um desejo incontrolável enquanto percebem a agitação das trevas crescer com o potencial de destruir a cidade. Em Irmãos de sangue , Nora Roberts mostra uma nova faceta como escritora, dando início a uma trilogia arrebatadora em que o amor é a força necessária para vencer os sombrios obstáculos de um lugar dominado pelo mal."
Caleb, Fox e Gage são amigos desde que se conhecem por gente. Nascidos exatamente no mesmo dia e na mesma hora, o inseparável trio decidiu comemorar seu aniversário de 10 anos de modo bem aventureiro e corajoso. Sem contar para os seus pais, os garotos rumaram para o meio da floresta de Hawkins para montar um acampamento exatamente ao redor da Pedra Pagã, que esconde segredos e emana magia.

Cal estava amedrontado, pois no caminho decidiram nadar no rio amaldiçoado e ele tinha certeza de ter visto um fantasma. Gage estava louco para se afirmar como um menino crescido, e para isso seus planos incluíam se embebedar, fumar o cigarro do pai e olhar revistas de mulher pelada. Fox só queria saber de curtição. Apesar de serem completamente diferentes um do outro, em algo concordavam, uma data tão emblemática merecia um ritual especial e, assim, à meia noite as três crianças cortaram os pulsos, misturaram seu sangue e entoaram algumas palavras, selando um pacto que mudaria a vida de muitas pessoas, pois, por conta disso, um demônio que há séculos havia sido aprisionado naquele local estava novamente livre.

Desde então, a cada 7 anos, o demônio retornava e por 7 dias fazia de Hawkins Hollow um inferno. Pessoas até então "normais" tornavam-se violentas, matavam uns aos outros, se suicidavam, colocavam fogo em construções. Animais morriam afogados ou em circunstâncias duvidosas e, quando tal pandemônio terminava, ninguém se lembrava do ocorrido.

Cal, Fox e Gage tentaram de todo jeito derrotar o demônio, mas nunca foram bem sucedidos. Agora, 21 anos depois do pacto de sangue, as coisas mudaram de figura. Quinn, uma jornalista investigativa paranormal havia chegado na cidade e queria muito escrever um livro sobre os fenômenos que ali aconteciam. Por mais que Cal se mostrasse reticente, até ele tinha que admitir que havia algo de incomum em Quinn. Por que ela também podia enxergar o demônio e ter sonhos premonitórios como os deles, quando ninguém mais conseguia?

Se isso não bastasse, o súbito aparecimento de Layla no vilarejo deixou tudo ainda mais confuso. Por que uma atendente de loja de Nova York largaria tudo e iria direto para Hollow sem nunca ter estado lá e sem conseguir ir embora?

Mas seria Cybil, amiga de Quinn, a peça chave que faltava nesse quebra-cabeça para compreenderem que conexão elas tinham com eles? E será que finalmente os amigos encontrariam uma forma de mandar novamente o demônio para o lugar de onde ele nunca deveria ter saído?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Nunca li nenhum livro de Nora Roberts, e por não ser muito fã de romance, também nunca me interessei, mas desde que li a sinopse de Irmãos de Sangue, não contive a minha curiosidade infantil de quem era fã de Jovens Bruxas que passava direto na Sessão da Tarde e não tardei a comprar o meu exemplar.

Assim que chegou, o devorei em poucos dias e fiquei simplesmente envolta nessa trama cheia de mistérios e uma história de amor de arrebatar qualquer coração.

Narrado em terceira pessoa, de início temos um vislumbre do que se sucedeu em 1652, quando Giles Dent foi acusado de bruxaria e condenado a morrer na fogueira. Sua esposa, Ann, estava grávida de trigêmeos, e fugiu antes de também ter um trágico fim. Dent fez de um tudo para garantir que Twisse, o verdadeiro demônio, fosse detido, por meio de um ritual realizado na Pedra Pagã; e garantiu para que quando chegasse a hora, seus herdeiros derrotassem de uma vez por todas aquele monstro.

Uma das primeiras coisas de que mais gostei na escrita de Nora foi a descrição do cenário, que por si só já me causou arrepios. Por diversas vezes senti meu coração acelerar e fui obrigada a respirar profundamente para acalmar os ânimos. Não diria que esta se trata de uma obra exatamente de terror. Roberts se utiliza de elementos assustadores e sobrenaturais, porém, mais como uma forma de mexer com o nosso emocional e psicológico do que para nos chocar.

Adoro enredos que versam sobre demônios, porém, este não é o foco do livro, que tem como ponto central a vida de Cal, Fox e Gage. Cal roubou meu coração. Aos 31 anos, ele pode ser retratado como um homem perfeito, metódico e responsável, que nunca se envolveu com ninguém por medo do que poderia acontecer em um próximo evento catastrófico. Mas ele percebe como é difícil controlar seus sentimentos quando conhece Quinn, outra personagem incrivelmente bem desenvolvida. Quinn lembrou muito a mim mesma. Corajosa e destemida, ao mesmo tempo em que é sensível; inteligente e abelhuda, ela fala o que pensa e faz o que acha certo. Aqui Nora ganhou muitos pontos comigo ao construir protagonistas femininas muito fortes.

Se fosse para eu dar apenas um motivo para ter amado o texto eu diria: os personagens. Foi lindo de observar a amizade profunda e verdadeira de Cal, Fox e Gage; o envolvimento dos jovens com a sua comunidade, o carinho e respeito que eles têm pela sua família e o desejo ardente de corrigir todo o mal que, direta ou indiretamente, eles causaram à cidade.

O brabo será aguentar esperar pelas continuações, pois Irmãos de Sangue é o primeiro volume de uma trilogia, portanto, neste exemplar temos apenas uma pincelada do que aconteceu e do que está por vir, e por mais que descubramos apenas uma parcela dos segredos, fiquei muito satisfeita com o andamento da narrativa e com o final, que foi bem frenético.

Irmãos de Sangue é uma excelente leitura de entretenimento. Com ação, desventuras, romance e uma pitada de assombro, ele irá conquistar vocês.

Irmãos de Sangue - Nora Roberts
Livro 01
Trilogia A Sina dos Sete 
Editora Arqueiro
288 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

8 comentários

  1. Também nunca li nada dela, mas mais por falta de oportunidade do que por não querer. Vivo dizendo que vou ler algo dela e até hoje nada...
    Mas achei esse livro bem interessante. Um pouco diferente dos que estou acostumada a ver dela. Mas parece que continua daquele jeito especial da autora de escrever: bons personagens, cenário bem descrito e uma história que envolve e deixa a gente louco pra saber mais. Acho que iria gostar bastante.
    E pelo estilo do livro deve ser bem legal mesmo ter uma boa descrição dos lugares e coisa e tal. Deve deixar a gente imaginando bem como é e assim a história ganha ares de realidade, acho. Fica bem bacana na hora de ler.
    Queria ver como é essa série dela. E tomara que lancem os outros bem rápido =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi.
    Eu nunca li nada da autora Nora Roberts, e confesso que também nunca tive curiosidade mas agora decide que preciso ler essa trilogia, meu Deus que coisa mais absurdamente incrível e diferente, eles tão pequenos desenvolveram um caos, amei a premissa o pouco que descreveu sobre os personagens, amei tudo, vou ler com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha me deixou ainda mais animada! Sério!!!
    Adoro as histórias da Nora e vejo que essa vai ser mais uma leitura e tanto.
    A história parece ser incrível. Que envolve o leitor do início ao fim.
    Gosto quando mesclam um pouquinho de cada gênero e pude ver que esse livro tem isso.
    Espero conferir muito em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Olá, a trama possui seu grau de originalidade, mas pela resenha é evidente a semelhança com o livro It do renomado Stephen King, uma obra que eu adoro. Espero que minha experiência com a leitura seja agradável, pois amo tramas sobrenaturais mas espero que a Nora me surpreenda com algo novo, algo que ela sempre consegue fazer. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Mi!
    Sempre fui fã da Nora, e não apenas pelos romances, que são sempre bem escritos, mas porque ela sempre inclui um tema, aqui algo sobrenatural e no final, dá tudo certo e o leitor acompanha um livro envolvente e emocionante.
    Quero ler essa nova série dela.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito coisas paranormais ou sobrenaturais, mas quero muito ler outros livros da autora.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi. Super me identifiquei quando você disse que nunca leu nada da autora e não é muito fã de romance, mas esse livro te deixou curiosa hahaha na verdade nem sabia que a Nora escrevia algo que não fosse romance mas ok!
    A trama é muito instigante e fiquei imaginando esse monte de tragédia acontecendo e ninguém se lembrando de nada :O
    Uma pena que a parte sobrenatural não seja o foco :/ mas a amizade dos personagens deve compensar isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Pecados sagrados e segredos da noite foi alguns dos livros que li e tenho em casa, essa escritora assinando tanto como norah como Robb. Te vi seus filmes entre eles em chamas recomendo.

    ResponderExcluir