Resenha - A Sala dos Répteis

Sinopse: "Lemony Snicket é um autor que não pode ser acusado de falta de franqueza. Sabe que nem todo mundo suporta as tristezas que ele conta e por isso - para que depois ninguém reclame - faz questão de avisar: "Se você esperava encontrar uma história tranqüila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...".Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arquiinimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em Mau começo ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram."
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers do livro anterior da série. Leiam por sua conta e risco!

Após Violet quase ser forçada a se casar com o Conde Olaf, que queria a todo custo tomar para si a fortuna dos Baudeleire, os irmãos se viram mais uma vez sozinhos, depois que ele fugiu para não ser preso por seus crimes. Após isso, os órfãos foram para o interior, onde foram apresentados ao seu novo tutor, seu tio Montgomery Montgomery.

O Dr. Montgomery é um conhecido herpetologista e dedica a sua vida ao estudo das cobras. Ele viaja por todo o mundo em busca de novas espécies e sua mais recente descoberta, a Víbora Incrivelmente Mortífera, uma serpente extremamente dócil, vai torná-lo um profissional ainda mais respeitado.

A vida dos Baudeleire com o seu novo responsável não poderia ser melhor. Eles ajudam o tio em suas funções e estão com uma viagem para o Peru marcada para os próximos dias, para acompanhar o doutor em mais uma expedição. Violet, Klaus e Sunny adoram aprender sobre os ofídios e pela primeira vez, desde a morte dos pais, se sentem felizes.

Contudo, é claro que essa alegria não vai durar muito tempo. O Conde Olaf ainda não desistiu de seu plano de arrancar a fortuna dos irmãos e irá atrapalhar a vida deles mais uma vez. Disfarçado como Stefano, o novo assistente do Dr. Montgomery, Olaf não medirá esforços para desgraçar a vida dos Baudeleire novamente. Mas será que dessa vez eles conseguirão escapar?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Após a leitura de Mau Começo, fiquei bastante empolgado em dar continuidade a Desventuras em Série. Então, assim que possível, fiz a leitura de A Sala dos Répteis e posso dizer que esse segundo volume não foi bem o que eu esperava. 

Seguindo a mesma fórmula de narrativa do primeiro livro, Lemony Snickett traz mais uma aventura dos órfãos Baudeleire. Entretanto, essa história não me agradou como a anterior. Achei o modelo do enredo extremamente repetitivo, apesar de ser bem desenvolvido. Tanto que perdi a vontade de seguir com a leitura da série por enquanto.

Os protagonistas seguem os mesmos, a única diferença foi a adição do tio Monty. Já se sabe logo nas primeiras páginas que ele vai morrer, mas isso não me impediu de gostar do personagem. Ele trata as crianças super bem, além de realmente se importar com suas opiniões. Talvez ele seja um tanto irresponsável, por deixá-las em meio às cobras como se não fosse nada de mais, mas quem é normal por aqui, não é?

O final foi bem previsível e deixou margem para o prosseguimento do terceiro tomo, que se chama O Lago das Sanguessugas. Com A Sala dos Répteis eu dei aquela broxada, mas pretendo seguir com a leitura, só não por agora. Tenho medo do que vou encontrar e de acabar enjoando, o que acontece mais facilmente do que eu gostaria. 

A edição física segue no mesmo padrão do volume anterior. A obra conta com algumas figuras espalhadas, no estilo da capa, ilustrando passagens do texto. As páginas são amareladas, o espaçamento é bom e a fonte é enorme. A revisão está excelente, não me lembro de ter encontrado erros. 

A Sala dos Répteis deu uma decaída em relação ao nível de seu predecessor, mas mesmo assim deixo aqui minha recomendação para vocês. Talvez vocês gostem mais do que eu e mantenham-se animados para o restante da coleção.

A Sala dos Répteis - Lemony Snickett
Livro 02
Coleção Desventuras em Série
Editora Seguinte
184 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4

7 comentários

  1. Quero muito ler essa série e pelo que já vi são sempre histórias que não acabam muito bem...
    Assisti a série, então já dá pra saber bastante do enredo. E essa foi uma história que gostei de assistir. Só falta ver como é o livro e todos os detalhes.
    Mas tem uma coisa que notei, parece que as histórias podem acabar tendo um tom repetitivo mesmo. Já vi muitas resenhas deles recentemente e parece seguir um padrão. Não sei se isso iria me incomodar, acho que não. Mas é uma coisa para se estar atento, não é? Talvez até seja melhor ler com algum espacinho de tempo mesmo pra não enjoar e curtir mais.
    Boa sorte nas próximas leituras aí e que goste mais =)

    ResponderExcluir
  2. Confesso que já não estou muito animada pra ler essa série.
    Curto mais um bom e velho romance do que essas aventuras.
    A história parece ser bacana, vejo muita gente falando bem dela.
    Quem sabe num futuro?
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Mas a série é assim mesmo... as crianças continuam sofrendo de alguma forma na mão do Conde Olaf e não encontram felicidade em momento algum, embora aqui, pareça que pelo menos em alguns instantes elas foram bem tratadas.
    Não desiste não, dá um tempo e depois volta a ler os próximos.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Eu li este livro semana passada e amei muuuiiitttoooo, sempre amei desventuras em serie e agora lendo os livros amo ainda mais.

    Visitem meu blog!
    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. oi Leo.
    Uma pena que o livro foi foi tudo o que esperava, eu confesso que estou louca para ler assistir a série, não tenho interesse nos livros não, acho que não seria uma leitura que em agradaria, pelo menos não no momento.
    Espero que retorne a série em breve.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, a série é muito boa, mas os livros seguem sempre o mesmo padrão e para alguns isso pode ficar cansativo. Mas a trama de Snicket é tão boa que não tem como parar. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Como tem spoiler não vou ler ♥
    Só digo que essa série não me despertava o menor interesse mas depois do BOOM que veio junto com a série da Netflix eu não posso mais fugir dela. Parece ótima! Além disso, os livros são bem curtinhos, acho que dá pra ler tudo em uma semana ou até menos

    Abraço!

    ResponderExcluir