Resenha - Mau Começo

Sinopse: "Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere". 
Os irmãos Baudeleire têm uma excelente vida. Os três são bastante próximos um dos outros e dos pais. Um retrato perfeito da típica família feliz. Violet tem o dom de inventar coisas, Klaus de estudar novas palavras e a pequena Sunny, com seus dentes afiados, de morder objetos.

Certo dia, os três irmãos estão brincando na praia quando recebem uma notícia desoladora. A casa em que viviam foi destruída por um incêndio e seus pais morreram na tragédia. De uma hora para outra, Violet, Klaus e Sunny tornaram-se órfãos.

O Sr. Poe, que trabalha no banco, será o responsável por cuidar da fortuna dos pequenos enquanto Violet não adquire a maioridade. Enquanto isso, os órfãos Baudeleire precisarão ficar com o seu novo tutor, o parente mais próximo deles, que no caso é o Conde Olaf.

Conde Olaf é um ator, que faz parte de uma companhia de teatro bastante peculiar. No primeiro momento na casa do Conde, os Baudeleire já percebem que não poderão ser felizes ali, pois o homem os trata como empregados e só tem um objetivo: colocar as mãos em sua herança.

A única alegria dos irmãos ao morarem na residência de Olaf é ser vizinhos da juíza Strauss. A mulher sempre trata as crianças com gentileza e zelo, além de ter uma biblioteca enorme, o que agrada demais aos órfãos, que têm uma insaciável sede por conhecimento.

Contudo, será que isso será suficiente para eles sobreviverem à vida ao lado do Conde Olaf? E como os três órfãos farão para impedir o inescrupuloso homem de tirar-lhes seu dinheiro?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler! 

***

Eu sempre tive curiosidade de ler Desventuras em Série, mas nunca tive a oportunidade. Os livros eram difíceis de encontrar e o Box muito caro para o meu bolso. Contudo, com o lançamento da série pela Netflix, resolvi solicitar o primeiro exemplar para a Seguinte, para ver o que achava. E preciso dizer que adorei.

O texto de Lemony Snickett é sensacional. Ele desenvolveu a trama de uma forma única, deixando-a ao mesmo tempo séria e divertida. Com a escrita em terceira pessoa e tendo um narrador apresentando os fatos, a história ficou bastante fluida e, somando isso com as poucas páginas e a fonte gigante, concluí a obra em menos de uma hora.

Os personagens foram muito bem construídos. Gostei demais dos irmãos Baudeleire, principalmente da pequena Sunny e de suas poucas palavras ininteligíveis. Contudo, quem realmente roubou a cena foi o Conde Olaf. Que personagem fantástico! Ele é o vilão declarado da série, mas é incrivelmente carismático, apesar de suas maldades. Adorei!

O final foi bastante interessante e já estou curioso pelas continuações. Assisti ao primeiro episódio do seriado e ao filme lançado em 2005, então sei mais ou menos o que esperar. Contudo, acho que será uma experiência bastante interessante e rogo para que os livros mantenham esse mesmo padrão, já que a série conta com 13 volumes.

A edição física está muito bem trabalhada. Mau Começo conta com algumas figuras espalhadas, no estilo da capa, ilustrando passagens do enredo. As páginas são amareladas, o espaçamento é bom e a fonte é enorme, perfeita para as crianças que estão começando a ler ou se habituando à leitura. A revisão está excelente, não me lembro de ter encontrado erros. Mais um trabalho sensacional da Editora Seguinte.

Mau Começo é totalmente o oposto do seu título e traz um excelente início para essa série que promete. Já estou com o volume dois aqui e não vejo a hora de iniciar a leitura. Sem sombra de dúvidas recomendo a todos!

Mau Começo - Lemony Snickett
Livro 01
Coleção Desventuras em Série
Editora Seguinte
152 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 5

4 comentários

  1. Oi Leonardo!

    Tbm tenho muita vontade de ler os livros, mas, por enquanto, vou acompanhar a série da Netflix que por sinal, está bem fiel aos livros!

    Adorei sua resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Léo, não li ainda essa série.Mas já me sinto curiosa pelas desventuras de Violet, Klaus e Sunny
    Como é triste o início dessa história,que tutor horrível que só pensa na herança deles.Amei saber dá biblioteca dá senhora Strauss,gostaria muito de ter uma.Realmente duas palavras de cinema a série:séria e divertida.Legal que tenha achado um excelente início,rsrsrs...Irei conferir.

    ResponderExcluir
  3. Amo o filme e a série... fiquei bem surpresa quando soube que eram inspirados em livros e amei ainda mais!
    Ainda não li, mas estou esperando uma promoção para comprar o box

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    Como as crianças sofrem nas mãos do Conde Olaf, apenas por causa de sua ambição...
    Espero que nos próximos exemplares eles encontrem um pouco de paz, embora já saiba que não acontecerá, já que a série é DESVENTURAS, acredito que ainda passarão por muitas coisas.
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir