Top 5 - Halloween - Personagens assustadores da ficção

Top 5 - Halloween - Personagens assustadores da ficção
E aí pessoal, hoje trago para vocês mais um Top 5, em comemoração ao Halloween, mas de maneira diversa. Enquanto a maioria das pessoas costuma enfocar nos monstros e fantasmas que vagueiam por essa data, eu decidi falar das assombrações da vida real: os humanos!

Pois é, mais do que ter medo de seres mitológicos, nós devemos temer os de carne e osso, que podem acabar com as nossas vidas, nos mais variados sentidos.

Pensando nisso, decidi trazer para vocês os Top 5 personagens mais assustadores da ficção, contidos nos livros da Editora Intrínseca.

ATENÇÃO! Esta postagem pode conter spoilers das obras, leiam por sua conta e risco! 

1. LEGADO, de Hugh Howey
Livro 03
Trilogia Silo

Quem acompanha esta trilogia desde o princípio conhece Thurman, o famoso Senador que foi o responsável pela construção dos silos, das bombas nanotecnológicas e da destruição do mundo. Como não ter medo de alguém como ele, todo-poderoso, que se sente no direito de fazer o que bem entende independente das consequências? O pior é que existem muitos como Thurman e, justamente por isso, as histórias de Hugh não me parecem tão fantasiosas assim, pois acho que basta dar a louca em algum sujeito para apertar apenas um botãozinho para darmos adeus a tudo o que conhecemos.

2. JOÃO E MARIA, de Neil Gaiman

Ao contrário do que muitos podem imaginar, este exemplar não tem nada de sobrenatural, Gaiman escreve a adaptação do conto dos irmãos Grimm de maneira cruel justamente por ser realista, mostrando duas crianças que foram abandonadas na floresta pelo pai por conta da guerra e da família não ter mais o que comer, utilizando o simples conceito de que, quanto menos boca se tiver para alimentar, mais chances de sobreviver se tem. De certo modo essa narrativa também retrata a realidade da negligência parental e do abandono infantil, algo cada vez mais comum nos dias de hoje. Pior do que o homem do saco, tão presente no imaginário de alguns pequenos, pais como esses são de apavorar.

GAROTA EXEMPLAR, de Gillian Flynn

Quem adoraria ter uma esposa tão dedicada e amada como Amy? Só que não, né gente. Ok que nem todos os cônjuges são assassinos frios, cruéis e calculistas, mas basta a gente olhar para o lado e se deparar com relacionamentos doentios e com parceiros torturando psicologicamente o outro. Acho que o pior monstro que pode nos rondar é aquele que mora dentro da nossa casa e dorme na nossa cama.

CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS, de E. L James
Livro 02
Trilogia Cinquenta Tons de Cinza


Como não falar da Mrs. Robinson? Uma pedófila sadista disfarçada de cordeirinho por conta do seu status, riqueza e finesse. Quantas dessas não existem por aí, diariamente em contato com os nossos filhos, os influenciando sem que saibamos, mudando definitivamente o curso de suas vidas após muito contato? Tremo só de pensar.

YAQUI DELGADO QUER QUEBRAR A SUA CARA, de Meg Medina

Outra personagem medonha é a Yaqui, que não paga imposto para fazer a vida da Piddy um inferno. Suas investidas são tão cruéis que chegam a doer na nossa alma. Em pensar que uma pessoa pode implicar gratuitamente com a gente a ponto de destruir tudo de bom que nos resta nos faz querer ser amigo do chupa cabra a enfrentar uma valentona como a Yaqui.

***

Agora, admitam, depois de lerem esse post, estes são ou não são personagens assustadores? Muito mais do que qualquer bicho papão que juramos morar nos nossos armários boa parte da infância, né? Pois é, está na hora de revermos os nossos conceitos.

Espero que tenham gostado do Top 5 de hoje! Digam aí nos comentários que personagens literários vocês julgam ser piores do que os monstros e divirtam-se nesse Dia das Bruxas!

5 comentários

  1. Só conheço a Mrs. Robinson, bem pesado a personagem.
    Os outros não li ainda, mas me parecem ser bem assustadores mesmo.
    Quero muito conhecer essas obras.
    Adorei o Top 5 e desejo um feliz Halloween :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi. Eu amei o post e concordo com você em relação a Mrs. Robinson. Acredito que eles "romantizaram" demais dizendo que a personagem era sádica, sendo que na verdade ela é uma pedófila independente do bonitão lá ter gostado de ficar com ela. Os outros livros eu não consegui ler ainda, infelizmente, mas já anotei-os aqui para lê-los mais tarde.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Amei o post. Estou lendo Garota Exemplar, no momento! Os demais, não li. Mas suas escolhas parecem muito inteligentes. João e Maria eu assisti o filme, livro ainda não li.
    Feliz data comemorativa para você também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirelle!

    Dos quais vc citou, só conheci a Mrs. Robinson. Mulher desprezível e que eu odiei do começo ao fim do livro! rsrsrsrs

    Adorei seu post!
    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Quero MUITO ler JOÃO E MARIA, ja li alguns livros de Neil Gaiman e gostei muito, vi uma edição muito linda desse livro, com ilustrações que me deram mais vontade ainda de lê-lo kkk

    ResponderExcluir