Resenha - Uma Canção de Ninar

Sinopse: "Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor…"
Remy Starr está organizando o quinto casamento da mãe. Após uma inúmera sucessão de padrastos e divórcios, a jovem desacreditou do amor e não se deixa envolver por nenhum cara. Todos os seus relacionamentos foram apenas carnais e com prazo de validade. 

A menina acabou de terminar o ensino médio e quer aproveitar o verão ao lado das amigas, já que no outono partirá para o outro lado do país, para fazer faculdade em Stanford. E é aí que Dexter entra em sua vida. O garoto a aborda na revenda de carros do novo padrasto dela e tenta iniciar uma conversa, mas Remy não está nem um pouco interessada e o afasta.

O caminho de Remy se cruza com o de Dexter mais algumas vezes e ela descobre mais sobre esse garoto, que consegue tirá-la do sério. Ele é vocalista da banda que tocará no casamento da mãe, o que mostra que não é realmente o menino certo para ela, já que Remy tem uma regra de nunca se envolver com músicos.

E isso tem um por quê: O pai dela era um compositor e seu único sucesso, Canção de Ninar, foi escrito para Remy em um quarto de hotel alguns anos antes dele falecer. Essa composição é conhecida por todos e cada vez que Remy a ouve, sente um vazio no peito. Sua mãe teve o coração partido com a separação do pai dela e Remy não quer seguir pelo mesmo caminho.

Só que Dexter não está a fim de desistir e usará de todas as suas artimanhas para domar o coração rebelde de Remy. Ela sabe que partirá no outono e poderá iniciar mais um romance com um prazo de validade, sem preocupações, mas o destino gosta de pregar peças e Remy se verá mais envolvida do que nunca. Como sair disso sem despedaçar o seu coração?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Sarah Dessen é conhecida mundialmente por seus livros young adults e eu sempre tive vontade de ler suas histórias, mas nunca tive a oportunidade. Então, quando a Seguinte anunciou o lançamento de Uma Canção de Ninar, decidi que este seria o meu primeiro contato com a autora e solicitei a obra, sem saber exatamente o que encontraria. E me surpreendi.

A escrita de Dessen é leve, fluida e deliciosa. Logo nas primeiras páginas a autora me prendeu, o que achei que não aconteceria. Gosto muito de YAs contemporâneos, mas os últimos que li foram um tanto quanto decepcionantes. Porém, Sarah tem um quê a mais em sua narrativa, que deixou o texto mais adulto, mesmo tratando da vida de adolescentes. Amei isso.

Narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Remy, somos apresentados a uma personagem incrível e controversa. Gente, amei ela demais, apesar de querer dar uns tapas na garota quase o tempo todo. Deu para entender? Remy não faz aquele perfil mimizenta dos volumes do gênero, pelo contrário, ela é toda badass, uma vaca completa, com uma reputação não muito favorável, e não está nem aí pra isso. Só que ela só é bruaca com todo mundo, e isso me incomodou. As amigas dela já se acostumaram com seu jeito, mas algumas patadas que Remy dava nelas, se fosse eu, não deixava sem troco.

Quanto aos personagens secundários, foram muito bem trabalhados, não há nenhum que você possa dizer que estava ali só por estar, todos têm a sua devida importância para o enredo. De longe, meu favorito foi Dexter. Como não se apaixonar por aquele seu jeitinho fofo e desligado? Ele é totalmente fiel à Remy e quer mostrar para ela que o amor é um sentimento lindo, e que ela não deve se fechar para ele. Ai, ai. <3

A relação dos dois foi muito bem construída, com Remy se rendendo aos poucos e Dexter avançando na medida certa. Não foi aquela coisa à primeira vista que tanto me irrita. Os dois aprenderam muito um com o outro e mudaram diversas opiniões que tinham sobre a vida. Achei mágica a forma com que Sarah Dessen nos mostrou isso.

O desfecho da história foi lindo e emocionante. Sarah me causou espanto ao desenvolver um final inovador. Sei que o livro foi publicado originalmente em 2002 e por isso o choque. Em todos esses anos de leitura não vi nada sequer parecido com isso, o que prova que a autora consegue ser extremamente original até hoje.

A edição física está belíssima. A capa e o título não combinam muito, mas garanto a vocês que ambos têm uma importante relação com a trama. As páginas são amareladas, a fonte é grande e a revisão está impecável, não me lembro de ter encontrado erros.

Uma Canção de Ninar me causou uma excelente primeira impressão com Sarah Dessen e já estou louco para desbravar seus outros exemplares. Com certeza recomendo este título a todos. Deem uma chance e não vão se arrepender. Eu garanto.

Uma Canção de Ninar - Sarah Dessen
Editora Seguinte
320 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota 4

4 comentários

  1. Li apenas um livro da autora, O Que Aconteceu Com o Adeus, e me apaixonei pela escrita dela, mas por incrível que pareça já não tenho mais muitas expectativas em relação a Uma Canção de Ninar, estou vendo algumas opiniões não muito positivas por ai e isso me deixou com um pé atrás.
    Confesso que gostaria de ler o livro sim, mas num futuro -um pouco distante-.
    Não achei interessante a capa também, uma pena.
    Tenho outros livros dela que gostaria de ler mais :)
    Mas, gostei da resenha.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leonardo!
    Que ótima sua resenha, como sempre muito bem explicada. Não conheço a escrita da autora, mas pretendo começar por esse livro. Tenho um exemplar que ganhei em um sorteio e pretendo ler em breve. Por tudo que você comentou, a obra transmite uma bonita mensagem. Com certeza irei gostar! Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo!

    Ainda não tive a oportunidade de ler algum livro da autora, mas confesso que todas as resenhas que leio, me deixam mais curiosa!

    Parabéns pela resenha, espero lê-lo e gostar tanto qto vc!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Com o quinto casamento de sua mãe e o abandono do pai, Remy têm motivos de sobra para não querer se envolver com alguém pra valer!! Dexter parece ser tudo o que ela não quer, mas quando o amor bate de frente, não tem como ela escapar!! Será?? Já quero ler!!

    ResponderExcluir