Sinopse: "Fala aí, povo bonito! Pra quem não me conhece, eu sou a Malena, a menina por trás do headset verde. Talvez você possa pensar: o que essa garota de vinte e um anos tem pra contar num livro? Calma! O objetivo é falar de infância, adolescência, dilemas dessas idades, que só quem esta passando ou quem acabou de passar vai entender. Por isso, estou aqui! Com o coração aberto pra contar coisas que ainda não contei. Quero que vocês se divirtam lendo este livro, que deem algumas risadas, e tirem algo de bom. Quem sabe este livro não mude sua vida? Tenho certeza que vão curtir! O livro tem um espaço interativo, então não deixem de preencher e me enviar. Agora, sem mais enrolação. Chega aqui, deixa eu contar umas coisinhas."
E aí pessoal, hoje trago para vocês a resenha do Fala aí, Malena!, escrito por uma das YouTubers gamers mais influentes da atualidade: a Malena Nunes, ou a Malena 0202, como é mais conhecida.
Desde que eu comecei a participar do Canal com o Jr, passei a vasculhar internet afora por YouTubers com quem eu me identificasse, e a Malena foi uma delas.
O que mais me chamou atenção, primeiramente, foi a simplicidade da Malena, seu jeito moleca marota de ser e o carinho que ela tem pelos fãs. Além disso, Malena sempre levantou uma bandeira importante, mostrando a todos que as meninas não só podem como devem jogar videogame.
Infelizmente, tanto o YouTube quanto o mundo dos games ainda é dominado pelos homens, e algumas meninas sofrem preconceito por querem fazer parte. Por conta disso, outras tantas apelam e se aproveitam de seus corpos para conseguirem views. E ainda bem que esse não é o caso da Malena.
Eu tive a oportunidade de realizar o desejo de conhecer a Malena há três anos, quando o Jr e eu fomos esperá-la no aeroporto, numa de suas vindas a Porto Alegre, e é claro que eu não pude deixar de levar para ela uma Ruffles, um dos seus maiores vícios.
A respeito do livro, preciso começar falando sobre a diagramação diva feita pela Planeta dos Livros. A capa é super chamativa e traz a @loiranoob usando o seu tão emblemático headset verde. Todos os capítulos são dividos com fotos e recados escritos pela a autora, e as páginas, que são brancas, possuem diversas ilustrações e fontes que são lindas e ótimas de serem lindas. Além disso, a obra possui o diferencial de ser interativa. Após cada causo contado pela bonita, há um espaço para falarmos um pouco sobre a gente e compartilharmos com ela no Twitter com a hashtag #FalaAiMalena.
Mi, Spok, Malena e Jr |
Vocês que acompanham o Blog sabem que eu tenho o hábito de ler várias dessas autobiografias que estão na moda, por isso posso dizer que Fala aí, Malena! foi uma das que mais gostei.
A YouTuber já me arrancou diversas risadas logo nas primeiras folhas, e nos apresentou um lado seu que eu não conhecia: a Malena é super romântica!
Achei muito interessante poder conhecer mais a fundo essa menina que eu tanto admiro, e fiquei chateada em saber que, assim como eu, ela sofreu muito bullying no colégio por ser diferente, por simplesmente não se identificar com as brincadeiras de menina e com um jeito mais feminino apregoado pela mídia.
E essa é uma das mensagens mais importantes do exemplar, não importa se você é menino ou menina, você pode ser quem quiser, brincar do que quiser, se vestir como preferir. Não deixem que a sociedade os rotule ou os iniba.
Malena também divide conosco diversos fatos que aconteceram na sua infância, adolescência e início da vida adulta, sempre seguidos de alguma mensagem ou lição para os pequenos.
Descobri que nós temos muitas coisas em comum. Ambas são super dramáticas e exageradas, e completamente alucinadas por batata, em seus mais variados tipos.
Malena também nos conta sobre como criou o canal e qual foi a sensação de vê-lo bombar e discorre um pouco acerca dos seus sonhos e metas.
A linguagem do volume é super acessível e parece que eu conseguia ouvir a voz e os trejeitos da @loiranoob narrando tudo o que eu lia.
E uma das coisas de que mais gostei foi o final, em que somos presenteados com duas cartas que a autora escreveu para si. A primeira é dedicada à Maleninha do passado, onde a YouTuber, muito delicadamente, dá conselhos para a menina e forças para ela seguir em frente. Na outra há uma mensagem esperançosa para a Malena do futuro, desejando que ela esteja bem e que tenha conquistado todos os seus objetivos. Estamos todos torcendo para que sim, bonita.
Fala aí, Malena! é um livro muito divertido, que irá arrancar várias risadas de vocês, mas que ao mesmo tempo os fará pensar. Nesse sentido, acredito ser uma ótima obra para as crianças, fãs da gamer, que precisam de palavras e atitudes de exemplo, já que Malena comenta muito a respeito da importância da família, dos amigos e de sermos fiéis a nós mesmos. Super recomendo!
No dia 25 de setembro, a Malena veio aqui em Porto Alegre, na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi, para autografar seus livros e conhecer seus inscritos gauchinhos. Nós fomos ao evento e registramos tudo para vocês.
Assistam abaixo:
Olha só, que bacana.
ResponderExcluirNão conhecia o trabalho da Malena e o que vi aqui me deixou super curiosa.
Parece ser uma delicinha acompanhar ela :)
Achei super interessante o livro também.
Parece ser super divertido mesmo.
Beijos,
Caroline Garcia
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirO livro parece ser muito divertido. Não acompanho nenhum trabalho de Youtubers e nem leio livros, porque simplesmente não são do meu interesse. De qualquer forma, desejo sucesso a autora. Obrigada pela dica. Beijos.
Oi Mirelle!
ResponderExcluirMesmo com sua ótima resenha, ainda não fiquei interessada em ler o livro.
Na verdade, ainda não senti vontade de ler nenhum dos Youtubers... mas, vou anotar a dica, vai que um dia neh? rssrrsrs
Bjo bjo^^
Adorei,futuramente desejo adquirir um livro desse,sabe me dizer onde eu compro Mi?
ResponderExcluir