Sinopse: "Nesse misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance. Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira — que ela só conhecia através de lendas —, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados."
A família de Feyre faliu e no leito de morte da mãe ela prometeu que cuidaria do pai e das irmãs. Assim, a jovem aprendeu a caçar e tornou-se a única fonte de sustento dos seus parentes, enquanto as irmãs só se preocupavam em gastar o pouco dinheiro que ela conseguia juntar e o pai não fazia absolutamente nada para ajudar, pois ainda não estava recuperado da morte da esposa.
Feyre prefere manter distância de casa e passa a maior parte do seu tempo na floresta. Durante uma de suas caças, um imenso lobo aparece, colocando em risco o alimento da família. Acreditando estar fazendo a coisa certa, Feyre mata a criatura com uma flechada e leva a sua pele para vender no povoado em que vive. O valor que consegue é suficiente para mantê-los alimentados e aquecidos por algumas semanas.
O problema é que a criatura que Feyre matou não era apenas um lobo qualquer e sim um feérico em forma animal. Sua morte rompeu o Tratado que existe entre humanos e feéricos e Feyre deve pagar por esse crime com a própria vida. Quando uma criatura bestial chega para levá-la, a jovem sabe que seu destino está selado e não terá como fugir.
A criatura quer levar Feyre para as Terras Feéricas, além das muralhas ao norte do país, onde ela deverá viver o resto dos seus dias, sem nunca mais poder retornar para o seu lar. A jovem tem certeza de que encontrará sua morte em breve, mas se surpreende em ver que estava errada.
A criatura que a levou para o lado feérico da muralha é Tamlin, o Grão-Senhor da Corte Primaveril. Curiosamente, o Senhor só quer que Feyre se sinta confortável vivendo lá, e não tem a mínima intenção de matá-la ou de escravizá-la. Ela é livre para ir e vir por toda Corte, só não pode voltar para a sua casa. À princípio, Feyre desconfia das intenções do homem, mas conforme vai conhecendo Tamlin, percebe que a ideia que tinha dos feéricos está completamente equivocada e que eles são muito civilizados do que supunha.
Aos poucos, Feyre vai se sentindo mais confortável naquelas terras e não demora para que sentimentos conflituosos em relação a Tamlin venham a despertar no coração da jovem. Os perigos estão rondando a Corte Primaveril e Feyre pode estar em mais risco do que sequer imaginou. Só que com Tamlin ao seu lado, o medo não é uma opção e ele promete protegê-la. Mas por quê? O que levou alguém como ele a querer salvá-la?
Quem me conhece sabe que sou apaixonado pela escrita de Sarah J. Maas desde que li o primeiro volume de Trono de Vidro e, desde então, sinto a necessidade de ler tudo o que a autora escreve. Quando olhei para a minha estante e notei que ainda não tinha lido Corte de Espinhos e Rosas e que o lançamento da continuação se aproximava, resolvi passá-lo na frente na fila de leitura, sabendo que não iria me arrepender.
Narrado em primeira pessoa, Corte de Espinhos e Rosas é bem diferente do que eu imaginei que seria. Não sabia muito bem o que esperar da história, mas imaginava que envolvia feéricos e que se tratava de uma releitura de A Bela e a Fera. Aqui, Sarah criou uma trama extremamente elaborada, abordando diversos conflitos políticos e construindo o romance como pano de fundo.
A protagonista Feyre foi minha decepção para com essa trama. Que personagem burra e intragável. Não sei se foi pela expectativa de esperar uma nova Celaena, mas não consegui gostar nem um pouco dela. Feyre é impulsiva, imatura e faz cada besteira no decorrer do texto - algumas só para chamar a atenção de Tamlin - que tive muita vontade de entrar na obra e bater na cabeça dela com um gato morto até ele miar. Feyre não tem personalidade, é apática e submissa demais e uma decepção constante.
Agora, em relação a parte masculina... Bem, Tamlin também é um idiota e super merece Feyre, porque os dois são idiotas, mas tem dois personagens que me cativaram demais. O primeiro foi Lucien, o melhor amigo de Tamlin. Ele não tem papas na língua quando o assunto é colocar Feyre no lugar dela e dá uns bons choques de realidade na garota. O outro foi Rhys, um feérico muito importante para o desenrolar da série. Ele é aquele tipo de personagem que é bom em ser mau, além de ser incrivelmente sexy e saber disso. Sua função foi basicamente ferrar com a vida de Feyre para benefício próprio, então, como não amá-lo? Já quero mais dele na continuação.
Quanto ao final, foi super bem construído e Sarah me surpreendeu ao inserir bastante ação. O que me incomodou foi o motivo que levou a tudo isso, o que impulsionou Feyre a tomar vergonha na cara e agir. Se a autora tivesse colocado qualquer outra razão, eu teria aceitado numa boa, mas o que aconteceu só me fez querer bater ainda mais na protagonista.
Eu falei tudo isso e vocês devem estar achando que detestei o exemplar, mas não. Pelo contrário. Eu amei. Claro que não é nenhum Trono de Vidro e tem seus inúmeros defeitos, mas Sarah J. Maas consegue me cativar de tal forma que consegui ignorar todos os problemas e amar a narrativa. Vocês devem entender o que quero dizer. Todos temos aquele autor que amamos e, por isso, nos entregamos a tudo o que eles escrevem.
Sobre a edição física, a Galera Record arrasou. A capa é maravilhosa, muito mais bonita do que a original, e fica lindíssima na estante. A diagramação conta com galhos a todo início de capítulo, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão deixou um pouco a desejar, já que encontrei alguns errinhos bem bobos enquanto lia, mas nada muito gritante.
Em suma, Corte de Espinhos e Rosas é muito bom e mesmo com todas as minhas ressalvas, não posso deixar de recomendar a todos. Já estou com a continuação, Corte de Névoa e Fúria aqui e estou ansioso pela leitura. Em breve conto o que achei.
Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
Livro 01
Série A Court of Thorns and Roses
Editora Galera Record
434 páginas
Nota 5
Ótima resenha, tbm acho Tamlim um grande idiota... E POR ISSO VC TEM QUE LER O 2!! POR FAVOR, POR FAVORZINHO, O LIVRO 2 É MARAVILHOSO! Tudo que é ruim fica bom! <3
ResponderExcluirSério, eu achei o 1 só ok, o 2 me deixou apaixonada e virou um dos meus favoritos de todos os tempos. Aguardando sua resenha, Leo! <3
Cara, pronto, me convenceu a ler. Claro que fiquei com um pouco de receio com a protagonista chata (bater na cabeça dela com um gato morto até o bicho miar?! jhhjhhhkjhjkjkjkj), mas dá pra aturar hahas.
ResponderExcluirInfelizmente, ainda não li nada da Sarah J. Mass. Espero começar com Cortes de Espinhos e Rosas. Ótima resenha!
Fala Carlos Rodrigo!
Esse livro... não tenho nem palavras pra descrever o que sinto por ele.
ResponderExcluirFoi uma das minhas melhores leituras do ano.
Uma leitura que me prendeu do início ao fim, sério..
Os personagens principais e os secundários foram muito bem construídos, me apaixonei por todos.
Mal vejo a hora de ler a continuação.
A autora está de parabéns! Amo, mais bem amadinho, a capa também <3
Beijos,
Caroline Garcia
Oi.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro e acompanhar essa série, pois a premissa me encantou. E os personagens parecem bem interessantes! E lendo sua resenha, mais certa fiquei de que vou gostar muito.
Capa realmente linda.
Sua resenha está, como sempre, muito bem elaborada. Obrigada.
Beijos.
Oi Leonardo!
ResponderExcluirEu nunca li nada da autora, mas sou apaixonada pelas capas e sinopses de seus livros.
Este em especial é um dos que quero para ontem! Adorei saber sua opinião e conhecer um pouco mais sobre o enredo!
Bjo bjo^^