Sinopse: "Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego."
Malu Rocha era uma escritora de sucesso, nacionalmente conhecida pelas suas histórias de amor, cheias de finais felizes. O problema é que ela sabia que príncipes encantados só existiam na ficção, e estava saturada de enganar as suas leitoras que seguiam suspirando, ansiando por um amor verdadeiro.
Após ser questionada por uma jornalista, em uma entrevista, acerca do que era o amor, decidiu que o desfecho de sua nova obra, que ainda estava sendo escrita, seria muito diferente e mais condizente com a realidade. Malu queria dar um basta nos clichês românticos e concluiu que sua protagonista devia ficar sozinha, afinal, ela se bastava, pois o mais importante não era ter um namorado, mas sim, se sentir realizada e plena. Bem, isso era o que Malu pensava, mas seu editor não concordou e exigiu que ela reescrevesse o livro, para a sua total indignação.
Se isso não fosse o suficiente para tirar Malu do prumo, o destino ainda lhe aprontou uma pegadinha. Certo dia, um homem - lindo, diga-se de passagem - bateu à sua porta, dizendo ter sofrido um acidente de carro e ter perdido a memória. A única pista que ele tinha sobre si mesmo era um papel onde dizia que ele tinha uma reunião com Malu.
Assim, Luiz Otávio, depositou na garota todas as esperanças para retomar a sua vida. Mas mal sabiam os dois que as descobertas que fariam nessa jornada iniciada os transformariam por completo.
Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!
Fazia muito tempo que eu ouvia falar de Samantha Holtz, mas até então nunca tinha tido a oportunidade de conhecer a sua escrita. Mas depois de ver tantos compartilhamentos no Facebook a respeito desse livro, a minha curiosidade foi atiçada e decidi descobrir o que ele tinha de especial.
Posso dizer que fui fisgada logo nas primeiras páginas, por conta da rabugice de Malu. Não sou fã de personagens perfeitas, e Malu passa longe disso. A primeira impressão que temos dela é de ser uma mulher fria e ácida, além de extremamente metódica, racional e ambiciosa.
Porém, como qualquer ser humano, ela possui as suas contradições. Ao mesmo tempo em que é grosseira com a sua assessora, Rebeca, é um amor de pessoa quando está na presença do avô, Ignácio, um personagem que roubou meu coração e muitas das minhas lágrimas derramadas.
Malu também é muito preocupada com a saúde e com o meio ambiente, e aí ela me ganhou de vez, porque me identifiquei demais com ela e com suas neuroses a respeito da alimentação. O curioso é que, apesar de todo esse cuidado, Malu é fumante, e sabe que não há sentido nisso. Mas, afinal, desde quando tudo o que fazemos tem sentido?
Uma das coisas que mais me fascinou na narrativa foram as dicas de escrita e o compartilhamento de informações a respeito do mercado editorial dados por Samantha. Fiquei me questionando se muito do que ali foi dito foi experienciado pela autora.
Amei também todos os cenários criados para a trama. Preciso de uma casa como a da Malu, e Samantha, por favor me diga que o Retiro Ashram existe.
Outro diferencial do enredo é que ele praticamente possui duas histórias em uma só, já que ao mesmo tempo em que presenciamos o desenrolar dos fatos na vida de Malu, também ficamos sabendo sobre o rumo dos seus personagens.
E falando neles, não podia deixar de citar na resenha o Luiz Otávio que, coincidentemente ou não, possui o mesmo nome de um dos pares românticos da protagonista a quem Malu dava vida. Imaginem o espanto da menina ao abrir a porta e dar de cara com ele?
Eu poderia ficar horas aqui falando sobre como o Luiz é maravilhoso, provavelmente personificando o sonho de homem de muitas meninas, mas na minha visão ele representou algo muito além. Para mim, Luiz foi o catalisador para Malu se reencontrar e literalmente florescer como pessoa.
Nesse sentido, achei muito interessante e original o fato de Samantha ter usado a amnésia de Luiz como um símbolo para todas as memórias e sentimentos que gostaríamos muito de esquecer, mas que ainda fazem parte da gente, sendo necessário as confrontarmos para podermos seguir em frente.
Quanto ao final, fiquei muito satisfeita com a direção que a autora deu aos personagens e com todas as lições que ela nos ensinou.
Quando o amor bater à sua porta é um livro delicado, muito bem escrito, que irá inspirar vocês a dar uma pausa em suas vidas e rever as suas trajetórias. Lembrem-se que é sempre tempo de mudar e de buscar o seu final feliz.
Oi, Mirelle!
ResponderExcluirEstou apaixonada por essa capa. Desde que começou a divulgação do livro, fiquei com muita vontade de ler, mas ainda não surgiu oportunidade. Não conheço a escrita da autora, mas a premissa do livro me cativou. E depois de tudo que você comentou a respeito da obra, tenho certeza de que vou gostar. Parece uma leitura com uma mensagem muito bonita! Dica anotada. Resenha perfeita! Beijos.
tenho lido sempre ótimas resenhas, que assim como a sua traçam inúmero elogios à trama e também a escrita de Samantha e é claro que estou super ansiosa para começar a ler
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Que história diferente!! Fiquei intrigada para ler!! Quero descobrir por que Luiz Otávio Veronezzi estava com um papel escrito o nome dele e o de Malu!! Quais serão as descobertas que ambos irão fazer? Acho que eles tem um passado interligado!! Será que este será o grande amor da vida de Malu? A Samantha Holtz escreve muito bem e capa está linda demais!! Já quero ler!!
ResponderExcluirFiquei muito curiosa com esse livro, vou ver se acho aqui em portugal
ResponderExcluirQuerida Mi,
ResponderExcluirQue delícia ler essa resenha tão cheia de carinho sobre "Quando o amor bater à sua porta"!! Amei saber que você se conectou à Malu logo de cara devido às suas imperfeições (siiiim, todos temos as nossas!) e às neuroses dela com alimentação e vida saudável hahaha
Você captou perfeitamente a metáfora da amnésia fisiológica X memórias que abafamos de propósito... e a jornada de resgate realmente pertenceu aos dois! Muito obrigada por compartilhar aqui sua linda visão da história!
PS: estou justamente trabalhando em um post para meu blog sobre a inspiração da Fazenda Ashram!!! Acho que vai gostar ;) Acredito que ainda hoje posto aqui: www.samantaholtz.com.br/blog
Beijoooooo!