
Hoje nós vamos sair um pouco da zona dos filmes e mergulharemos no Universo Expandido de Star Wars. Não sabem o que é isso? Então venham com a gente que vocês descobrirão que o Star Wars é muito mais do que imaginavam.
Para quem não sabe, o universo de Star Wars vai muito além dos 7 filmes lançados até então. Existem livros, quadrinhos, jogos, desenhos (séries animadas) e outras obras cinematográficas. Estrelas Perdidas, o livro que já foi resenhado aqui no blog, é um exemplo disso. E na postagem de ontem citei dois longas clássicos que também agregam material à saga. E mais, a maior parte desse material não só não foi produzido pelo George Lucas, como o criador desse universo não o reconhece como fontes oficiais da saga.
Mas então como esse Universo Expandido funciona?
Quando Star Wars estreou em 1977 ninguém esperava que o filme fosse fazer um sucesso. Produções de ficção científica na época não eram tão valorizadas e a criação de George Lucas surpreendeu. Quando O Retorno do Jedi foi exibido em 1983 o mundo continuou ávido por mais histórias, eles não queriam que acabasse. E, nesse período, já tínhamos material além das películas. Assim nascia o Universo Expandido, que compreende todo o material original de Star Wars que não sejam os filmes.
Porém, George Lucas deixou claro de que não daria continuidade a essa história, mas que ao menos iria relatar como a República havia morrido, como o Império havia nascido, e, principalmente, como Anakin Skywalker teria se tornado Darth Vader. E foi assim que Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, que antes eram os episódios I, II e III, se tornaram os episódios IV, V e VI.
A nova trilogia só veio 13 anos depois da primeira, com o lançamento do novo Episódio I - A Ameaça Fantasma, em 1999. E a essa altura já havia saído outros materiais da saga - como os filmes dos Ewoks que citei ontem - alguns assinados pelo George Lucas e outros não. Entretanto, mesmo assim, eles eram aceitos pelos fãs como parte desse universo.
A trilogia da virada do século (os Episódios I, II e III: A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith) não foi muito bem aceita pela maior parte do público. As produções receberam críticas diversificadas, dentre elas: perda da essência da saga, história fraca e erro de continuidade em relação a como essa nova trilogia deveria se linkar com a trilogia clássica, etc. E com isso George Lucas decretou que jamais produziria outro filme de Star Wars. Qualquer esperança de haver uma continuação para a história de Luke, Léia e Han Solo estava acabada, todavia, o Universo Expandido continuava se ampliando, contando mais sobre esses personagens e narrando fatos entre as produções dos filmes I a III também, como foi o caso dos desenhos Guerras Clônicas e Star Wars Rebels.
Só para dar uma ideia a vocês do que há no Universo Expandido e do que a Disney poderia ter aproveitado para a trama do Episódio VII - O Despertar da Força, deem uma olhada nessa linha do tempo da História Galáctica que há no site Wookiepedia, um dos muitos sites que existem voltados a Star Wars.
Lembram-se que no post de ontem falei que os filmes representavam 5% de toda a história de Star Wars e que eu ainda estava sendo modesto? Por isso que foi um tremendo choque quando a Disney anunciou que não aproveitaria nada do Universo Expandido para a produção de O Despertar da Força.
Contudo, como o próprio George Lucas não reconhecia a maior parte desse material, era meio que esperado. Lembro-me que quando o Episódio VII foi noticiado muito se especulou sobre adaptarem a trilogia Thrawn, uma história de sucesso do Universo Expandido que foi publicada pela Editora Aleph. Eu, particularmente, gostaria que tivessem contado a guerra com os Yuuzhan Vongs, que era uma raça resistente à Força. Mas a Disney desprezou tudo, e com isso não só essas narrativas foram deixadas de lado, assim como Han Solo e Léia Organa não casaram e não tiveram 3 filhos, e nem Luke Skywalker se casou com Mara Jade, muito menos teve o Ben Skywalker. Pois é, isso aconteceu no Universo Expandido.
No entanto, a Disney e a Lucasfilm reconheceram que o Universo Expandido era muito antigo e adorado pelos fãs para simplesmente ser largado no esquecimento e, por isso, o dividiram em 2 grupos: Legends e Canon. Se vocês repararem no link da Wookiepedia acima, verão que no final dele está escrito LEGENDS. O Legends compreende todas as histórias de Star Wars não oficiais, e o Canon todas as oficiais.
O material que leva o selo LEGENDS passou a ser considerado, literalmente, uma lenda. São histórias que não compõem a linha do tempo oficial de Star Wars, mas que podem ou não ter ocorrido. Já o material que leva o selo de CANON engloba o que de fato ocorreu no universo de Star Wars.
O Canon compreende os 7 filmes, as séries animadas Guerras Clônicas - a em 3D apenas, não a primeira que nos apresentou Asajj Ventress e o general Grievous - e Star Wars Rebels, e as publicações que saíram pelo projeto Uma Jornada para Star Wars: O Despertar da Força, que incluem livros como Estrelas Perdidas,Tarkin, Marcas da Guerra e Um Novo Amanhecer.
TODO o restante do material que já existia compõe o selo Legends. Até mesmo a primeira série animada das Guerras Clônicas e os clássicos filmes dos Ewoks. Inclusive, os livros que compõem esse selo estão vindo com o nome LEGENDS na capa - como é o caso da trilogia Thrawn -, para ajudar os fãs a diferenciarem os materiais oficiais dos não-oficiais.
Vocês podem ver como ficou a nova linha do tempo de Star Wars e compreenderem melhor o Canon lendo esse artigo retirado do site Sociedade Jedi AQUI.

Laplace,sim a criação em 1977 de George Lucas,realmente surpreendeu .Amei o Retorno de Jedi em 1983.Apesar das críticas gostei bastante do lançamento de 1999 da nova trilogia.Realmente foi muito chocante e triste de certa forma a Disney não aproveitar nada do Universo Expandido.Gosto muito do que é relatado nesse universo sobre os personagens Luke,Han Solo e Léia.Gosto também de algumas coisas no dito universo oficial.Amei o post e até a próxima.
ResponderExcluirOi Aciclea! Muito obrigado!
ExcluirConfesso que não gostei de muita coisa da trilogia que começou em 1999, mas teve muita coisa boa que amei, como a trilha sonora e a Batalha de Geonosis, onde pudemos ver todas as 7 formas de combate jedi em ação.
Também gosto bastante do Universo Expandido Legends. Inclusive, na época do Orkut, eu integrava algumas comunidades sobre Star Wars e debatíamos demais sobre o conteúdo do UE.
Oi Laplace!
ResponderExcluirEu não imaginava que existiam tantas verdetes de SW. Assisti a muitas animações e uns dois longas se não me engano, e claro que anotei tudo aqui para procurar e assistir, pois adoro esse universo!
Vou começar a me aventurar pelos livros em breve, mas ainda assim, adoro a trilogia inicial!
Parabéns pela postagem completíssima!
Bjo bjo^^
Oi Ana! Muito obrigado.
ExcluirPois é, existe muita coisa além dos filmes. Espero que goste dos livros.
Gostei da postagem,
ResponderExcluirPorem eu odeio star wars, então para mim, não é nada especial, nada contra, mas realmente não faz meu gênero de livro, nem de filme.
Oi Marlene! Obrigado!
ExcluirOi, Laplace!
ResponderExcluirAinda bem que existe sempre essa preocupação em explicar sobre o entendimento da Disney sobre o universo Star Wars. Eu tenho mais livros do selo Legends do que do Canon, mas porque comprava pela história e não prestava atenção nisso. E eu prefiro acreditar que foi algo que poderia sim ter acontecido rsrsrsrs Mas até agora só li Kenobi e estou lendo a trilogia clássica que a Darkside lançou.
Muito bom seu post!
Bjs =D
Oi Ileana!
ExcluirTambém prefiro acreditar que as histórias do Legends aconteceram de fato, mesmo que em um universo paralelo. Tem muita coisa boa lá para considerarmos apenas como lendas.
Até sair o sétimo filme, eu pensava que era apenas aqueles seis filmes que compunham a saga. Dai veio a curiosidade e parti para a pesquisa e encontrei um mundo tão vasto de material que fiquei querendo muito ter para ler. Você deu uma boa explicada e gostei bastante do que li, mas o mundo da saga ainda vai mais além disso.
ResponderExcluirObrigado Maristela!
ExcluirÉ verdade, o universo expandido é muito³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³ vasto.