
Oi gente, aproveitando que estamos no clima do lançamento do livro de A Sereia, de Kiera Cass, decidi trazer para vocês um Top 5 com dicas de filmes clássicos nessa temática para vocês assistirem e se apaixonarem.
Para quem não sabe, já rolou aqui no Blog um Top 5 com dicas de leitura sobre sereias. Acessem AQUI.
E não esqueçam da participar da Promoção A Sereia e lerem o #Esquenta incrível que a Laís fez sobre o livro.
Então venham comigo e confiram os filmes com sereias que marcaram a minha vida:

Eu não podia começar esse post sem falar de um filme que foi o responsável por eu amar e desejar tanto ser uma seria! Sim, a minha infância se deu pela minha dúvida entre ser uma sereia, uma bruxa ou uma vampira. "Ser ou não ser, eis a questão!".
Para quem não conhece Splash (não creio!), ele foi lançado em 1984, e conta a história sobre uma sereia que se apaixona por um humano. Até aí parece não ter nada de original, mas o longa me seduziu pela sua simplicidade, pelas suas piadas inocentes e pelo romance doce desenvolvido.
Foi tão legal acompanhar a sereia em suas descobertas na cidade. Era como se ela fosse uma criancinha vendo o mundo pela primeira vez.
É claro que a trama também traz reflexões e críticas, sobre aceitarmos as nossas diferenças, sobre quanto o ser humano pode ser ganancioso e egoísta, e sobre os sacrifícios que somos capazes de cometer por amor.
Uma das coisas que mais me fascinava na produção era o fato de que, quando molhada, a sereia tinha cauda, se estava seca, surgiam as pernas, e isso dava ensejo a cenas em que ela era quase pega no flagra, me deixando tensa.
Para quem tiver interesse, creio que encontrarão o filme completo no youtube.

Devo dizer que sou completamente fã de Melissa Joan Hart. Ela foi uma das minhas musas na infância/adolescência e, até hoje, quando passa algo com ela na TV, corro para assistir. E com Sabrina vai à Austrália não poderia ter sido diferente.
Nesse filme temos seres míticos e magia misturados, além de muito humor, romance, e uma pitada de drama, ingredientes perfeitos para uma sessão da tarde.
Sempre gostei de Sabrina, pois ela era uma menina ajuizada, utilizando os seus conhecimentos e sua bruxaria para ajudar os outros, diferente de Salem, seu gato, que sempre se dava mal por "tentar se dar bem". Não é à toa que ele é um "gato".
O plot deste longa é precioso, já que trabalha com um tema muito importante que é a poluição do oceano e a extinção das espécies marinhas por conta disso.

Imaginem que incrível que seria se nós, meros mortais, nos tornássemos sereias e tritões? Fala sério, eu ia amar! Bom, é isso que acontece, de certo modo, com Cody, quando ele completa 13 anos. Ele não sabia, mas era filho de uma sereia que o abandonou em um barco quando bebê, e foi adotado por um casal de humanos e, ao chegar na puberdade, começa a enfrentar dilemas um tanto quanto não usuais.
Eu acho esse filme fofo demais, não só por podermos acompanhar a transformação completa de Cody de humano a um ser mítico, mas também porque ele trabalha com a ideia de amizade verdadeira e de todos os desafios que enfrentamos para proteger um amigo.
As cenas mais legais e emocionantes se dão por conta da relação de Cody com Jess, um menino muito inteligente que não sabe nadar e que sempre foi excluído na classe e que, depois de conviver com Cody, passa a se valorizar mais e descobre a força que existe dentro de si.

4. A PEQUENA SEREIA:
Eu nunca fui muitooo fã de contos de fadas. Curioso isso né? Nunca tive vontade de me vestir de princesa ou de esperar pelo Príncipe Encantado. A minha paixão era, na verdade, direcionada às vilãs dessas histórias. Entretanto, desde pequena sempre teve um desenho que me chamou atenção, talvez em função do meu amor pela água e pelas sereias, que era A Pequena Sereia.
Para quem já viu o filme, lembra que Ariel tinha o hábito de guardar artefatos humanos que caíam no mar, e tinha uma curiosidade tremenda sobre como seria andar em duas pernas e viver na cidade. Por mais que as pessoas costumem ver no roteiro apenas uma história de amor, o longa transcende este tema tendo em vista que também retrata o quanto costumamos estar insatisfeitos com a nossa própria vida, almejando a grama do vizinho que é sempre mais verde. Nesse sentido, é difícil darmos valor ao que já temos e tomarmos decisões acertadas.
Não foi à toa que Ariel procurou a bruxa do mar para satisfazer os seus desejos, pagando um preço bem alto por eles. Falando na Úrsula, se vocês soubessem quantas vezes nos perguntaram se o nome da nossa filha foi dado por causa dela. Não gente, não foi.
Para quem não sabe, este ano será produzido um filme live-action de A Pequena Sereia, com Chlöe Grace Moretz no papel de Ariel, numa versão moderna e revisionista do clássico. Não preciso nem dizer o quanto não estou animada para esta adaptação, já que não curto a atriz e, para piorar, ela declarou que não tingirá os cabelos de vermelho! Como assim????

Termino esse post citando este filme pelo simples fato de eu estar CHOCADA por descobrir a existência dele no momento em que fiz a pesquisa para compor este texto. Como assim existe A Pequena Sereia 2 e eu nunca ouvi falar e nunca assisti? Genteee, preciso para ontem!
Pelo que entendi, neste longa conhecemos Melody, a filha de Ariel com o príncipe Eric. A garota sempre foi apaixonada pelo mar, mas nunca entendeu por que a sua mãe não a deixava entrar na água. Até ser seduzida pela bruxa Morgana, irmã de Úrsula, a fazer um favor em troca de ser transformada em sereia.
Por que será que me deu a sensação de que parece a mesma trama do primeiro desenho, porém, escrita de maneira invertida? No anterior, temos uma sereia querendo ser humana e nesse, exatamente o contrário. Bom, vou ter que ver para saber.
Só tenho uma coisa a dizer, não creio que o nome da irmã da Úrsula é Morgana! Gente, isso é pura sacanagem e muito bullying comigo, porque eu ia colocar justamente esse nome na minha futura segunda filha! Aff.
***
E aí, gostaram do post? Depois de verem tantas coisas sobre sereias e tritões, já estão com vontade de se jogar no mar e sair nadando mundão afora?
Agora, me digam, quais são os seus filmes/seriados/novelas/livros de sereias favoritos?
Beijos, Mi
Oi Mirelle!
ResponderExcluirDos filmes que vc citou, só não assisti ao O 13 aniversário. Nem conhecia, vou procurar para assistir. Vc esqueceu de Aquamarine!!!!! kkkkkk Sei que é bobinho, mas gosto demais deste filme! rsrsrsrsrsrs
Ótimas dicas! Bjo bjo^^
Oi, Mi. Já vi todos do post, menos A Pequena Sereia 2. Sabrina vai à Austrália é meu favorito, ao lado de Aquamarine hahaha
ResponderExcluirCrush For Books