"Sandra Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial, ao lado do veterano Matt Kowalsky (George Clooney) no comando de seu último voo antes da aposentadoria. Em uma operação de rotina fora da nave, o desastre acontece. A nave é destruída, deixando Stone e Kowalsky à deriva no espaço, ligados um ao outro apenas por um cabo. Um silêncio ensurdecedor diz que eles perderam qualquer contato com a Terra - e qualquer chance de resgate. O medo vira pânico, consumindo rápido o pouco oxigênio que resta. O único meio de voltar pra casa talvez seja se jogar de vez na aterrorizante vastidão do espaço."
Oi pessoal, hoje estou de volta com mais uma dica de cinema. Recentemente assisti com a minha mãe o filme Gravidade, em 3D, e fiquei surpreendida com a ousadia das cenas e da filmagem.
Em Gravidade, conhecemos Ryan Stone, uma renomada doutora que é contratada pela NASA para desenvolver um protótipo. Após passar por apenas 6 meses de treinamento, Dra. Ryan é enviada ao espaço com uma equipe de astronautas para concluir sua missão. De repente, a tripulação é surpreendida por uma chuva de destroços proveniente de satélites abatidos por mísseis russos e a estação espacial em que eles estavam é completamente destruída. Os únicos sobreviventes são a Dra. Stone e o astronauta veterano Matt Kowalsky.
Dra. Stone encontra-se num primeiro momento perdida, à deriva, no meio da imensidão do espaço, até ser resgatada por Matt. O primeiro objetivo deles é rumar até a estação espacial mais próxima e conseguir encontrar uma cápsula que os leve de volta para a Terra, mas as dificuldades são inúmeras: o oxigênio está acabando, o combustível do jetpack de Matt é escasso e a comunicação com o nosso Planeta foi totalmente interrompida em razão da destruição da maioria dos satélites.
Num local inóspito, com uma variação de temperatura absurda, em que viver é impossível, Dra. Stone e Matt terão que encontrar forças onde nem sabiam que existiam para sobreviver e voltar para a casa. Será que eles conseguirão? Vejam e descubram!
***
Percebi que Gravidade era um tipo diferente de filme desde os primeiros momentos, em que nos apresentam uma cena linda do Planeta Terra, sem som, enfatizando a imensidão do espaço e a sua brutalidade. Na sequência, vemos outros takes de ação maravilhosos e chocantes, como a chuva de destroços e a destruição e morte dos tripulantes da Explorer, dando seguimento a uma espetacular sequência da Dra. Stone perdida no espaço, rodando no próprio eixo constantemente e respirando desesperada como se o ar fosse acabar.
Como muitas vezes vemos tudo em primeira pessoa, os dramas vividos pelos personagens são muito mais intensos e angustiantes. Me peguei várias vezes tonta, de ver a tela rodar, ou prendendo a respiração, ou nervosa por algo que a Dra. Stone quisesse fazer e não conseguia, e principalmente emocionada, ao final, quando ela se encontra num momento crítico de decisão e reflexão.
As cenas em 3D estão fantásticas. Destaco a chuva de destroços, alguns objetos que voam e vêm de encontro à câmera e, principalmente, as lágrimas da Dra. Stone que chegam a "molhar nossos óculos". Gravidade mistura momentos de puro silêncio e introspecção, com cenas de muita ação, mas alerto, o filme todo é quase um monólogo. Achei isso extremamente ousado, pois é muito difícil prender a atenção do telespectador com um único personagem e em um mesmo ambiente a história toda e, na minha opinião, acho que Gravidade foi muito bem sucedido.
Tiro o chapéu para a interpretação de Sandra Bullock. Fiquei o tempo todo pensando em como deve ter sido incorporar a personagem e gravar as cenas de gravidade zero. Foi interessante o filme ter explorado uma civil, praticamente inexperiente, como sobrevivente no espaço, porque foi possível nos identificarmos ainda mais com ela, que demonstrou diversos medos e inseguranças por não saber ou não lembrar o que deveria fazer em variadas situações.
Ademais, parei para pensar na complexidade que é uma missão espacial, e nos riscos diários que os astronautas estão à mercê a cada vez que vão para o espaço. Tudo por lá é tão mais perigoso e difícil. Além disso, serve de alerta para nos mostrar a reação em cadeia de nossas atitudes. Não importa se o que fazemos foi na terra, no mar ou no ar, as consequências são refletidas no todo e, às vezes, pessoas a milhares de quilômetros de distância podem ser vítimas de nossas ações.
Por fim, achei interessante o filme nos mostrar que não podemos fugir dos nossos problemas, eles nos acompanham até no espaço sideral, e quando mal resolvidos, são capazes de culminarem na nossa destruição, literalmente. Um belíssimo filme, que serve tanto para entretenimento quanto para pensar, quem souber "ver nas entrelinhas" e estiver aberto a novas experiências. Assistam!
Título original: Gravity
Roteiro: Alfonso Cuarón e Jonás Cuarón
Direção: Alfonso Cuarón
90 minutos
TRAILERS
Esse filme realmente é muito bom e lendo o seu ponto de vista sobre ele, fiquei mais ansioso para vê-lo.
ResponderExcluirParabéns pela analise, você consegui explicar o filme e ao mesmo tempo sem dar spoiler do que veríamos pela frente.
Com certeza vou assistir esse filme!
Olá Leonardo, fico muito feliz que tenha gostado. Vá ver o filme e divirta-se. Beijos
ExcluirOie,
ResponderExcluirgostei do seu ponto de vista sobre o filme, gostei!
Não estava interessada em assistir até ler seu post :)
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Fico feliz em saber. Obrigada. Beijos
ExcluirEu ainda não tive a oportunidade de ver (por que não gosto de ver filmes sozinha) mas estou morrendo de vontade de ver, ainda mais depois de saber que tanto os atores quanto o filmes estão sendo cotados como favoritos para o oscar.
ResponderExcluirAdorei a sua analise e me deixou com ainda mais vontade de ver o filmes ^^
Oi Nanda, confesso que não sabia desse detalhe, mas agora digo que tal cotação é muito merecida. Espero que goste do filme. Beijos
ExcluirQuero muito assistir esse filme, fiquei bastante curiosa desde que vi o trailer. E também depois da sua resenha me deu muito mais vontade.
ResponderExcluirBjus
http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/
Espero que goste. Beijos
ExcluirJá é a segunda crítica que leio! Quero muito assistir esse filme, nem sabia que tinha saído. rs
ResponderExcluirNão sou muito do 3D, mas depois de você elogiar os efeitos fiquei curiosa. rs
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Oi Dessa, confesso que também não sou muito fã de 3D, mas acho que nesse filme vale muito a pena investir. Tenho impressão dele ter sido projetado para ser visualizado em 3D ou Imax, de tão fantásticas que são algumas cenas. Beijos
ExcluirQue interessante o filme Mi. Eu estou acostumada a ver Sandra em filmes de comedia/Romântica. E não em filmes monólogos. E aposto que sera um experiencia assistir a este filme.
ResponderExcluirAinda(infelizmente) não foi lançado aqui no cinema de minha cidade.Mas assim que for, irei correndo para ir assisti-lo.
Adorei esta dica de filme!
Beijokas Ana Zuky
Blog Sangue com Amor
Oi Ana, também fui pega de surpresa. Tudo que já vi com a Sandra foram filmes bobinhos, água com açúcar, mas esse realmente testou os nervos dela em todos os sentidos, porque ela chegou a inclusive entrar em depressão durante as filmagens por causa do isolamento ao qual precisou se submeter, ou seja, seu sofrimento acabou transparecendo na própria personagem deixando tudo ainda mais real. Ah, que pena, fica de olho no lançamento então e não perca. Beijos
Excluirboa resenha sobre um dos melhores filmes do ano.
ResponderExcluiruma pena que estou vacilando em não ir ao cinema assisti-lo, mas se eu for tem que ser em 3D pois foi assim que o diretor o idealizou, deve ser lindo assisti-lo assim.
falam que os efeitos especiais são fantásticos, extremamente realistas.
Sim Shadai, se você for, não deixe de assisti-lo em 3D porque realmente vale a pena. Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos
ExcluirAmigaaaa! Acabei de chegar do cinema, fazem exatos 15 minutos, adivinha o que eu fui assistir e porque?! Gravidade! Porque eu li sua resenha! Estava em dúvida entre Gravidade e Conexão Perigosa, daí eu vim aqui e li a resenha ontem e resolvi que íamos assistir esse. Menina que filme Sensacional, sério os efeitos são magníficos! Foi a primeira vez que assisti em 3D e foi muito bom. Fiquei angustiada e me senti realmente dentro do espaço, infelizmente o filme me fez desistir de qualquer ideia de ir pro espaço kkk Eu dei uns pulos que quase voei da cadeira, realmente parecia que os destroços iam voar no nosso rosto, assim como aquela gota de lágrima flutuando ali na frente das vistas. Além de maravilhoso ainda foi emocionante ver o desespero da personagem e eu fiquei desesperada por ela. Vamos combinar que Sandra Bullock arrasou! Estou morrendo de curiosidade pra saber como foram feitas todas essas gravações porque eu não vi nada que aparentasse que os satélites, a terra e o que fosse não fossem de verdade, pra mim era real. Vou pesquisar como tudo foi feito porque fiquei realmente maravilhada. Ainda bem que li a resenha e escolhi esse. Agora eu vou dormir e mais tarde volto pra deixar os meus comentários que estão em falta por aqui.
ResponderExcluirBeijos, e muito obrigada pela resenha maravilhosa!
Greice.
Ai que maravilha! Fico tão feliz em saber que acabei incentivando você a assistir ao filme. Principalmente pelo fato de você ter gostado tanto quanto eu! Iupi! Olha, posso dizer que você escolheu um ótimo filme para inaugurar a sua experiência em 3D, porque infelizmente não são todos que são assim, tão fantásticos quanto esse. Alguns servem apenas para arrancar um dinheirinho a mais do nosso bolso. Fui pesquisar depois a respeito dos bastidores e fiquei bem feliz em saber que, com exceção de um detalhe ou outro, tudo que aconteceu no espaço foi bem crível. Beijos
ExcluirMi. Fui no cinema essa semana e como vi que você tinha resenhado e dado 4 ♥, optei por Gravidade.
ResponderExcluirComo eu nao tinha lido a resenha, não sabia o que esperar, e posso dizer que foi a melhor coisa!!
As tomadas que mostram a terra são realmente magnificas! E o fato de boa tarde do filme ter apenas a Dra Ryan como personagem me surpreendeu. Sai do cinema com uma sensação boa de "viu como é possivel fazer um bom filme sem toda aquela mega, ultra, power produção e mil e um figurantes". Fiquei muito contente mesmo. Apenas o final do filme, que sendo sincera, eu odiei!
Odeio quando o filme acaba e eu fico com cara de idiota olhando para a tela, esperando mais algumas explicações. Afinal de contas, ela pode ter caído no deserto, sem ninguém por perto! E ai, quem garante que ela realmente teria sido salva?!
Enfim, enfim. Tirando isso o filme foi bem legal. A chuva de destroços me deixou nervosa.. eu tinha o reflexo de tentar desviar deles hahaha imagina o mico que paguei no cinema!
E as cenas onde só existia o silencia... também gostei muito delas =))
Beeijos, Dreeh.
Livros e tudo que há de bom
Dreeh, que curioso, ontem mesmo conversando com uma amiga a respeito de Gravidade ela teceu a mesma consideração que você, dizendo que achou super falso o fato da cápsula ter caído naquelas condições e da Ryan não ter morrido e de simplesmente ter caído "ao lado de uma terra", porque realmente, poderia bem ter sido no meio do deserto ou do oceano, e de nada adiantaria ela ter escapado do espaço certo?! Esse final em aberto não me incomodou, afinal, muitos filmes e livros deixam coisas para serem imaginadas.. kkk a Greice e a minha mãe também tentaram desviar dos destroços, não se preocupe, você é normal.. kkk Fico muitooo feliz que tenha gostado. Beijão amiga.
ExcluirEstou louca para assistir esse filme, muito mais depois de sua opinião sobre ele. Só de assistir o trailer fiquei angustiada com as cenas e super nervosa, querendo saber o que iria acontecer. Acredito que foi um dos melhores filmes que foram lançados, Bjus
ResponderExcluirOi Evellin, com certeza foi um filme tremendamente ousado e bem feito. Espero que goste. Beijos
Excluir