Entrevista - Autor Markus Zusak

Oi gente, hoje trago para vocês uma entrevista feita com o Markus Zusak. Mas calma, dessa vez não fui eu que o entrevistei, infelizmente.. hehe Na verdade essa entrevista surgiu de um Concurso Cultural muito legal promovido pela Editora Intrínseca. Pena que acabei nem participando.

Confiram abaixo a entrevista colaborativa com Markus Zusak:

"Para marcar o lançamento de A garota que eu quero, livro inédito de Markus Zusak (A menina que roubava livros e Eu sou o mensageiro), fizemos uma entrevista colaborativa com o autor. Confira as cinco perguntas de leitores selecionadas durante o Concurso Cultural e respondidas pelo próprio Zusak:

A menina que roubava livros é uma leitura incrível e sublime, porém difícil, no sentido de ser dolorosa e de nos arrancar lágrimas. Gostaria de saber qual foi a passagem ou momento mais doloroso para você na escrita desse livro ou de outros livros de sua autoria. Qual foi o trecho ou capítulo mais difícil de fazer, qual foi o texto que mais fez doer seu coração?
Enviada por Karen Vaz Siqueira Alvares

Markus Zusak: Acho que as últimas 50 páginas do livro foram, ao mesmo tempo, as mais difíceis e as mais fáceis de escrever. Eu as escrevi muito rápido, ao longo de duas noites, mas fiquei arrasado o tempo todo. Foi muito difícil, principalmente me despedir de todos os personagens a que me apeguei tanto, por tanto tempo. De todos, Rudy foi o mais sofrido. Ele era meu personagem preferido a partir do momento em que se tornou Jesse Owens…

Assim como Cameron Wolfe, você também é o mais novo de quatro irmãos, e assim como o personagem de Hans Hubberman, o seu pai também era pintor de casas. Você sempre tenta colocar alguma inspiração autobiográfica na criação dos personagens?
Enviada por Eduarda Menezes

Markus: Não, acho que entram no texto naturalmente, ou por necessidade. Na primeira vez em que escrevi sobre Cameron Wolfe, ele só tinha um irmão e uma irmã… mas acrescentei Steve por dois motivos. O primeiro foi que pensei que a ideia de um irmão e uma irmã se parecia demais com uma série de televisão antiga chamada The Wonder Years (chamada Anos Incríveis no Brasil). Agora percebo que não tinha nada a ver – o livro e a série eram diferentes. O segundo motivo foi que precisava de um personagem que incitasse Cameron a querer se provar para o mundo – e esse personagem sempre foi Steve.
No caso de Hans Hubermann, eu comecei a escrever e, quando percebi,  Hans era pintor. Nem pensei sobre isso. Quando essas coisas acontecem, não há o que questionar.

Você já declarou algumas vezes que foi um garoto introvertido na adolescência e que tinha diversas ideias, e que destas surgiram seus livros. Você poderia dizer o quanto o Cameron Wolfe herdou de sua personalidade? O que autor e personagem têm em comum?
Enviada por Renato TUZ

Markus: Acho que eu sempre fui tão patético quanto Cameron! Não, nunca fiquei esperando por horas na frente da casa de uma garota, mas talvez isso tenha acontecido em termos metafóricos. Eu era meio estranho e calado, mas também muito ambicioso e determinado. Acho que me tornei mais confiante com o passar do tempo. Cameron sou eu aos 17 anos, esperando para se tornar o que precisa ser, e desesperado para fazer com que isso aconteça.

Após o sucesso mundial de A menina que roubava livros, é comum que os leitores criem grandes expectativas em relação ao lançamento de seus novos livros. Como você lida com essas expectativas de seus leitores?
Enviada por Matheus Pereira

Markus: As expectativas dos leitores são altas, mas tenho certeza de que as minhas são mais ainda. Meu objetivo sempre foi escrever um livro melhor que o anterior. Depois de A menina que roubava livros, o padrão ficou muito mais elevado, porque imagino que tenha uma quantidade maior de leitores hoje. Mas sempre acho que um livro só começa a funcionar quando você está quase dizendo ao público: “Sabem do que mais? Estou farto de me preocupar com vocês – agora são vocês que têm que me acompanhar”. É irônico, mas muitas vezes a melhor forma de atender a seu público é ignorá-lo.

Se Ed Kenedy (Eu sou o mensageiro) recebesse uma carta com o endereço de Lisel Meminger, qual mensagem seria entregue?
Enviada por Renan Vieira

Provavelmente esta é a pergunta mais fascinante que me fizeram até hoje, e me fez pensar em escrever um conto ou romance curto sobre essa ideia. Por enquanto, tenho que dizer: “Não sei”. Mas teria alguma coisa a ver com Max, acho. É meio que olhar para uma bola de cristal e de alguma forma vejo uma luta de boxe no grande Estádio do Maracanã no Rio, uma revanche em Sydney, Ruben Wolfe… e o táxi de Ed Kennedy, dando voltas por todos esses lugares. Se um dia eu escrever sobre isso, terei que lhe dar os créditos."

Simplesmente adorei a entrevista, e vocês? Não digo que fiquei feliz em saber que Markus sofreu ao matar nossos personagens tão queridos do livro A Menina que Roubava Livros, mas fiquei no mínimo aliviada em saber disso, afinal, significa que foi tão doloroso para ele quanto para nós, e isso demonstra quão envolvido ele estava com a obra. Adoro perceber a sintonia e dedicação dos autores com seus próprios textos. Vocês também?

E gente, que frase foi aquela? "Sabem do que mais? Estou farto de me preocupar com vocês – agora são vocês que têm que me acompanhar". Pior que dou toda razão ao Markus. Imagem a dificuldade que deve ser lidar com a opinião e críticas de pessoas do mundo todo! Acho que eu surtava. O autor, assim como qualquer outro profissional, deve fazer seu trabalho da melhor maneira possível, com prazer e para si próprio, para o seu contentamento, e não tentando agradar aos demais. Não é à toa que a JK resolveu escrever amparada por um pseudônimo, e como ela mesma disse, fazia tempo que não se sentia tão livre e feliz ao escrever um livro.

Bom pessoal, espero que tenham gostado da entrevista. Quem tiver interesse de saber mais sobre o autor Markus Suzak ou sobre seus livros publicados, confiram o post que fiz sobre ele AQUI.

28 comentários

  1. Gostei da entrevista, e concordo com o autor. A pressão dos leitores deve ser realmente imensa... Nem uma autora tão grande como a J. k. Rowling conseguiu, rsrs, tentou até um pseudônimo para se livrar do peso das expectativas...
    Fiquei com vontade de ler o novo livro, mesmo ainda não tendo lido A Menina que Roubava Livros. Ele é um autor fascinante!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diêgo, acho o Zusak realmente incrível. Quero muito poder ler todos os livros dele, assim como os da JK, que é outra autora que amo demais. Beijos

      Excluir
  2. Eu sou doida por esse bonitão!
    Já li três livros dele e pretendo ter todos. É aquele tipo de autor que temos que ter porque é bom demais para ser ignorado.
    Também mandei uma pergunta, mas a minha não foi selecionada. Mas amei todas as que foram!
    O cara é uma figura! E se já era apaixonada por ele normalmente, imagine depois de ler essa entrevista!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, concordo com tudo o que você disse, sem tirar nem por.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Oiee Mi :)
    Gostei da entrevista tenho esse livro, alias o unico livro que tenho da série, aco que vou ler ele e se gostar comprar os outros, do contra rsrsr, menina eu tentei três vezes ler: A menina que roubava livro e nãooo consegui, fiquei frustada com isso, pois todos falam bem e lá vem eu do contra novamente, igual não tenho amores por Sparks, acho que não sou normal! rsrs

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, A Menina é um livro bem denso e diferente, sei que tem muita gente que não curtiu, mas é um estilo diferente. Talvez você simplesmente não se identifique.. melhor não forçar nesses casos para não pegar aversão. E ah, não se preocupe, também não sou fã do NS, você não é a única.. kkk Beijos

      Excluir
  4. Que legal essa entrevista! E na hora que li, achei que fosse você que tinha entrevistado ele, HAHA!
    Acho que essa pressão de sempre estar sendo julgado deve ser complicadíssima, mas ele é um ótimo escritor, é terrível que até eles passem por isso, enfim, adorei!
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pois é, não foi dessa vez.. hehe mas quem sabe um dia consiga uma exclusiva com ele? hehe Beijos

      Excluir
  5. Oie Mi :)

    Nossa ele é simpático em, eu amei AMQRL e estou louco para ler A Garota que eu quero, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito simpático, né? Posso dizer um fofo?? Ok, já disse.. kkk Também estou bem curiosa para ler A garota que eu quero. Beijos

      Excluir
  6. Oi Mirelle,
    tudo bem?
    Adorei a entrevista também!!!!!! Você está de parabéns!!!!
    Eu ainda não li o livro "A menina que roubava livros", mas já tinha visto a capa desse e me interessei, achei super criativa. Quanto a história, parece ser muito boa. Quero ler.
    Beijos.
    Cila-Leitora Voraz.
    www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, também adorei a entrevista. Ele foi um fofo e super atencioso nas respostas. Beijos

      Excluir
  7. Oi Mi! Gostei muito da entrevista, sou apaixonada pelo livro A menina que roubava livros, é um dos que mais gostei até hoje. Estes dias vi as primeiras imagens do filme e estou ansiosa para assistir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, assim como você, amo esse livros demais. É um dos meus preferidos e me arrepiei quando vi as fotos da filmagem. Espero que seja bom como o livro. Beijos

      Excluir
  8. Oiee Mi ^^
    Acredita que eu nunca li nenhum livro do Markus? Pois é, mas estou louca para ler A garota que eu quero, falam mega bem dele ^^
    Adorei a entrevista, não conhecia o autor muito bem..rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, então leia assim que puder, porque ele é maraaa.. hehe Beijos

      Excluir
  9. Adorei a entrevista,
    O Markus é incrível, a menina que roubava livros foi
    um dos melhores livros que já li em toda minha vida

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou mega fã dele e desse livro <3 Beijos

      Excluir
  10. Tenho vontade de ler esse livro só por ser dele
    É realmente um grande autor
    Parabéns pela entrevista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que entrevista legal!! ^^ Só li A Menina que Roubava livros...Até hoje é meu livro preferido^^

    ResponderExcluir
  12. Imagino o que o Renan não deva estar sentindo, rs.
    Acho que até nas suas respostas o Markus consegue ser impressionante. Tá, sou fã, amo o que ele escreve... Adorei tudo o que li aí. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Acho que morria se lesse uma resposta dessa direcionada a mim. Imagina que tudo que ia ser se ele realmente escrevesse a história e mencionasse o Renan? Uau!! hehe Beijos

      Excluir
  13. Quando eu vi o título da postagem quase tive um infarto! Eu fiquei tipo assim: Não acredito que a Mirelle entrevistou o Markus!!! Pena que não foi:/
    Mas mesmo assim adorei ver a entrevista e saber um pouquinho mais desse autor assassino! hehe
    Adorei as respostas dele e concordo com a parte de ignorar os leitores, não tem como ele escrever o que todo mundo quer ler, tem que ser como ele quer e isso deve ser difícil depois de ficar famoso. Eu também adorei a parte em que ele diz que essa foi a pergunta mais fascinante que fizeram à ele, o menino está de parabéns então o/

    Beijocas, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk pois é amiga, não foi dessa vez, até porque confesso, nunca o procurei para entrevistá-lo!! Que vergonha!! Tá, me bate.. kkkk
      Adorei!! "saber um pouco mais desse autor assassino!".. bem verdade.. kkkk Nessa hora queria estar na pele do Renan.. kkk Beijos

      Excluir
  14. Ainda não li nenhum livro do autor, mas as pessoas costumam falar bem e eu fiquei super curiosa para ler esse livro dele A garota que eu quero, e pena que você não participou tenho certeza que você adoraria ter participado né? Quem não iria querer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, ia amar ver uma pergunta minha para, nada mais nada menos, que Zusak ser selecionada.. kkk Mas nem sabia desse concurso, infelizmente. Leia A Menina que Roubava Livros. É maravilhoso! Beijos

      Excluir