Resenha - Contos da Academia dos Caçadores de Sombras

Sinopse: "Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam. Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes. Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim. Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era."
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros que se passam no Universo Shadowhunter. Leiam por sua conta e risco!
 

Em Cidade do Fogo Celestial, Simon sacrificou sua imortalidade e suas lembranças do mundo das Sombras para salvar seus amigos. Agora, ele é um humano e não se recorda de nenhum detalhe envolvendo as aventuras que viveu ao lado de Clary e dos outros caçadores. Contudo, ele vai Ascender e se tornar um Caçador de Sombras também, para reviver seus dias de glória.

Só que Simon não está mais aguentando a pressão dos seus amigos para que ele recupere a memória. Todos o apoiam, é claro, mas ele consegue perceber a decepção que paira no ar, principalmente por parte de Isabelle, quando o seu pensamento falha. E é por conta disso que ele decide ir treinar na Academia dos Caçadores de Sombras, para descobrir por si só como é fazer parte desse mundo.

Porém, a Academia não é nada do que Simon imaginava. Para começar, o lugar está caindo aos pedaços. Além disso,  há uma hierarquia terrível dominando o  local. Os Caçadores "puro-sangue" comandam a Academia e se acham superiores aos mundanos que Ascenderam, e estes, são tratados como escória.

Aos poucos, Simon vai fazendo amizades e se entrosando cada vez mais nesse universo que ele esqueceu. Os treinamentos são árduos e os professores bastante exigentes, mas Simon é capaz de tirar tudo de letra e se sair bem. Não é?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando Cassandra Clare anunciou mais um livro de contos do universo Shadowhunter a minha primeira reação foi: "sério, miga? Mais um? Para quê?". Mas depois que fiquei sabendo que a obra focaria em Simon, já fiquei mais empolgado. Sempre gostei do personagem e tê-lo como protagonista deveria ser bem divertido. E no fim foi mesmo.

Para narrar as aventuras de Simon na Academia e contar as de alguns outros nomes que passaram por ela, Cassandra Clare se reuniu com outras três autoras e, assim, escreveram histórias para James - o filho mais velho de Tessa e Will - e Robert Lightwood, pai de Alec e Isabelle. Os contos seguem uma ordem cronológica e trazem as etapas do treinamento de Simon se alternando com alguns flashbacks. Achei interessante a composição dessa estrutura, mas não  vi necessidade para que fossem divididos em contos. Era mais fácil juntar tudo e transformar em um romance, não?

Simon é um personagem sensacional. Ele pode ter perdido a memória, mas a sua personalidade continua a mesma. O garoto é divertido e se mete em várias confusões por estar completamente deslocado na Academia. Porém, os primeiros contos foram um tanto sem  propósito. Além de não acrescentarem muita coisa à trama, eram rasos e bobos, feitos apenas para encher linguiça.

Todavia, os últimos são sensacionais e de tirar o chapéu para o quarteto de autoras. Meu favorito com certeza foi Nascido para a Noite sem Fim, que vai nos apresentar o pequeno Max, um feiticeiro que foi abandonado na Academia e foi adotado por Magnus e Alec. Que coisa mais fofa esse texto, gente. Como um eterno apaixonado pelo casal  Malec, esse enredo se sobressaiu aos outros para mim. 

Quanto à edição física, está sensacional. A capa é uma adaptação da original e, apesar de não ser tão bonita quanto as outras, ainda chama atenção. Ainda mais na edição holográfica, que é sempre magnífica. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande.

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras está longe de ser o melhor livro do universo Shadowhunter, mas com certeza vale o investimento, nem que seja apenas para matar a saudade de personagens tão queridos. Sendo assim, deixo aqui a minha recomendação a todos. Se aventurem mais uma vez nessa história.

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare,  Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman
Um livro do universo Shadowhunter
Editora Galera Record
504 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon
Nota: 4

14 comentários

  1. Eu já tentei ler dois livros da Cassandra e não consegui terminar. Não estava muito atraente embora eu goste muito de fantasia. Preciso terminar algum pra ver se me encanto como os tantos fãs de Cassandra :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, eu também tive pensamentos do tipo mais um?! rsr, para com esse livro, mas e apesar de Simon não ser o meu preferido, como você bem disse ao final essa é uma oportunidade de matar a saudade com material novo e mesmo tendo alguns contos que não foram tão bons pra ti pode ser que valia a pena a leitura ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler a série da cassandra, mas todo mundo sempre fala tão bem que eu fico super curiosa. Esta edição dos contos está realmente bem bonita, e a capa holográfica é mara.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Leo ;)
    Parei de ler Instrumentos Mortais no 3 livro, mas sempre quis que a Cassie escrevesse um livro para o Simon!
    Não sabia esse spoiler sobre ele ascender, mas isso me deixou mais interessada em voltar e terminar a série, pra depois ler esses contos.
    Também sou uma eterna apaixonada por Malec, ô casal lindo S2
    Estou ansiosa pra ler o livro agora!
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Oi, li apenas instrumentos mortais 1 e apesar de ter gostado não tive vontade de continuar, não sei por que mas esse universo não chama a minha atenção :(

    ResponderExcluir
  6. Leo!
    Acho fantástico quando podemos conhecer um pouco mais sobre uma personagem que teve grande influência em uma série. Tem sido uma tendência trazer livros assim depois da série encerrada.
    E o melhor que são contos de autores diversos, mas versão sobrre a mesma personagem, assim podemos ver uma visão diferenciada sobre ele.
    Boas festas juninas e bom final de semana!!!!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou APAIXONADO pela sega e estou muito ansioso para ler o livro totalmente voltado para o Simon, ainda mais depois daquele final do sexto volume. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Apesar de adorar fantasia, esse tipo YA não me atrai muito, então eu não conheço nenhum dos livros da Cassandra Clare. Sempre ouço falar, alguns amam, outros odeiam, tenho conhecidas que gostam bastante, mas nunca me interessei. Gostei da sua resenha apesar disso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Leo, é sério, spoiler de novo? hahaha
    Acho que devo ser o único ser humano no mundo que não leu essa série... Na verdade comecei o primeiro, recebi uns spoilers, não gostei do que soube que ia acontecer e parei de ler. Também não sou muito chegada em sagas longas, só HP mesmo! Então esse não juro de dedinho que volto pra ler depois... :(
    bjus
    Gisele, Fora dos Trilhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Léo!!
    Coloquei como meta esse ano ler os livros Instrumentos mortais!! Ainda não peguei nenhum mais estou focada até o fim do ano termino essa série!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oi Léo! Eu ainda não finalizei a série (parei no segundo) pois eu não consegui me prender a história da Cassandra. Mas um dia vou criar vergonha na cara e voltar a ler hahaha também pretendo ler esses contos assim que der! Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Hey,

    Eu já li todos os livros da série, só falta esse que estou mega ansiosa pra ler, tô morrendo de saudades dos personagens <3

    ResponderExcluir
  13. Oi Leo,
    fiquei bastante curiosa, pois adoro contos!
    Porém, não consegui passar das primeiras páginas da série da Clare (a primeira da Clary, esqueci o nome kkk) , então, não sei quando poderei ler esses contos, já que tô meia perdida e iria pegar muitos spoilers.
    bjss

    ResponderExcluir
  14. Nossa, nunca ouvi falar da sèrie, que vergonha. Não faz muito o meu tipo esse estilo de livro, mas nada que impeça que eu leia no futuro.

    ResponderExcluir