Resenha - Sangue dos Deuses

Sinopse: "O sangue de Júlio César acaba de ser derramado sobre os degraus de Roma. Seus assassinos, autointulados Liberatores, são liderados por Marco Brutus — amigo próximo e antigo aliado de César. Por meio de artimanhas e por se julgarem responsáveis por livrar Roma do tirano imperador, estão confiantes de que serão aclamados no Senado. Porém ignoram a ameaça que Otaviano, filho adotivo de César, representa. O jovem, então, decide se unir ao cônsul Marco Antônio para garantir que o nome do pai seja devidamente vingado."
ALERTA! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série. Leiam por sua conta e risco!
 
Júlio César está morto! Sem perder tempo, os Liberatores mostraram ao povo que foram os responsáveis pelo assassinato do pai de Roma, aquele que parecia intocado, colocando o fim em um governo tirano e restituindo a República.

O que eles não contavam era que Marco Antônio, antigo aliado e amigo de César, se voltaria contra o Senado e criaria uma guerra civil fazendo com que os órfãos do Grande Júlio buscassem vingança, virando o jogo mais uma vez.

Longe de todo esse tumulto, Augusto, o filho adotivo de César, recebe a notícia do assassinato de seu pai e parte para Roma buscando herdar o que é seu por direito e para declarar guerra contra todos os Liberatores.

Querem saber mais? Então corram para ler o livro!

***

Quando adolescente li os primeiros quatro volumes dessa saga, e Conn Iggulden se tornou o meu autor favorito na época. Ao descobrir o lançamento deste novo livro, quase uma década depois de a história parecer estar concluída, não perdi tempo e corri para adquirir meu exemplar.

No começo foi meio complicado me reconectar com a trama, pois havia muito tempo que eu tinha lido algo do autor, e meu estilo de leitura mudou muito de lá para cá. Ainda li um ou outra obra histórica nesse ínterim, mas elas deixaram de ser minhas favoritas. Com persistência consegui mergulhar no desfecho do enredo de Júlio César.

Sim, porque embora Júlio tenha sido assassinado em Os Deuses da Guerra e Otaviano seja o protagonista desse último volume, Júlio César ainda é o personagem central da narrativa, tendo em vista de que o objetivo principal é buscar vingança por sua morte, perseguindo aqueles que foram os responsáveis por ela.

Quanto à escrita, os diálogos ao longo das páginas às vezes me incomodaram um pouco, na medida em que os personagens usaram palavras não condizentes com o período em que viviam, e até alguns comportamentos pareciam bastante atuais para a época em que a Sangue dos Deuses se passa. Isso até pode ter sido uma estratégia do autor, para que a leitura não ficasse muito truncada e cansativa, na intenção de deixar o texto mais fluido.

No fim das contas, Sangue dos Deuses entrega o que promete, agrega um novo desfecho para o que já tivemos no seu predecessor, contudo, dessa vez, ao invés de ter uma conclusão trágica, com os Liberatores rindo no final, aqui tivemos a ideia de que, mesmo morto, Júlio César ainda conseguia se sobressair perante a todos e eliminar quem quer que se colocasse em seu caminho.

Sangue dos Deuses - Conn Iggulden 
Livro 05
Série O Imperador
Editora Record 
392 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon 
Nota: 5

7 comentários

  1. Oi Laplace, não conhecia a série ou o autor, mas achei bem legal ele ter lançado um livro quase uma década depois de ter "terminado" a série e ter conseguido manter a qualidade dos outros livros. A resenha me deixou curiosa sobre a série e vou pesquisar sobre os livros anteriores pra poder conhecer mais ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laplace!
    Curioso o fato desse quinto volume ter saído tanto tempo depois dos quatro anteriores, dez anos assim, rs. E imagino que tenha sido difícil se reconectar ao enredo agora, mesmo, e nossos gostos literários realmente mudam de vez em quando, mas bom saber que, apesar disso, a leitura foi boa. Ainda que eu não tenha entendido grande coisa, já que não sei a fundo a história dos anteriores, mas parece ser um histórico bem intenso e cheio de ação e fortes emoções para quem curte o estilo, o que não é o meu caso, mas valeu a dica mesmo assim.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar nessa saga, mas tenho que dizer que já estou doida pra ler vendo as resenhas! Primeiro que AMEI as capas e segundo que, né, é Roma <3 <3 <3
    Espero poder ler em breve!
    Beijinhos!
    http://fabricandoalgunssonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá. Para quem gosta de história essa série deve ser um prato cheio. E pra quem leu uma série e amou ter um novo livro da mesma anos depois deve ser incrível!
    Não é o tipo de livro que eu leria, mas vou guardar a dica pra uma amiga que gosta de história.

    ResponderExcluir
  5. Este livro é independente da saga ou para entender temos que ler todos?
    Achei estranho ser lançado um volume + ou - 10 anos depois da saga ter "terminado".Não sei se vou ler, fiquei em dúvida.

    ResponderExcluir
  6. Laplace!
    Confesso que apesar que gostar muito de tudo que se relaciona a mitologia greco/romana, não conhecia o autor e a série dos livros.
    Gostaria de ler, pelo simples fato de tentar entender como mesmo após estar morto, Júlio Cesar ainda consegue 'comandar' seus súditos e se sagrar vencedor...
    Bom final de semana!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  7. Li apenas algumas parte,mas agora tenho certeza que preciso me apressar a ler essa série que esta a algum tempo na minha lista de desejados, mas ainda não a consegui, não sou muito de dialogos longos, mas as vezes da para relevar, estarei torcendo para gostar desses livros

    ResponderExcluir